Achei o Blog Sequelanet como referência em artigos acadêmicos

 

Por curiosidade, fiz um "egosearch" do Blog Sequelanet no Google atrás de sites ou blogs que tenham referenciado o meu blog. Numa dessas, achei alguns artigos acadêmicos que usaram o blog Sequelanet como referência, o que achei muito legal pois atribui uma certa "relevância" à este site. Abaixo, listo os artigos científicos com os títulos, conteúdo e link se por ventura quiser lê-los:


Título: Os Processos de Identificação e Representação no Cartum: Análise das Tirinhas de “Memes” da Internet
Autores: Larissa Tamborindenguy BECKO, Diego Pereira da MAIA e Mônica PIENIZ

Em: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar o cartum como um produto midiático que busca a identificação do público-alvo. A questão central desse artigo é expor de que forma as pessoas se encontram representadas por meio desse tipo de desenho. Para tanto, foram utilizados os conceitos de identificação e de representação levantados pelos Estudos Culturais e pela Psicologia Social, bem como os pareceres dos teóricos de quadrinhos. O objeto de estudo abordou, especificamente, as tirinhas de “meme”, representações gráficas de sentimentos pessoais que são aplicadas de forma repetida, conforme a situação escolhida. Na análise, foi possível perceber que a simplificação do cartum facilita o processo de representação.

Postagem referenciada: http://www.sequelanet.com.br/2010/09/6-tirinhas-do-forever-alone-em.html 

Link para acesso

Título: Jogo Baleia Azul: Percepção dos Alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública

Autores: Patricia Franzoni, José Claudio Del Pino,  Marli Teresinha Quartieri e Miriam Inês Marchi Resumo:  O conhecimento adquirido pelo aluno deveria ser decorrente de um processo interativo, que exige análise, estudo, discussão, síntese e tomada de decisões coletivas ou individuais. É importante que o professor desenvolva uma postura dialógica em suas aulas, promovendo debates, trazendo também situações/problemas para que o aluno possa participar com suas próprias ideias. Nesse contexto, este artigo propõe-se a analisar a utilização das estratégias de ensino tempestade cerebral e júri simulado com foco no Jogo Baleia Azul com o objetivo de investigar a percepção que os alunos de uma escola pública têm sobre o tema. As estratégias foram desenvolvidas com alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental nas aulas de Português, Espanhol e Educação Física de uma escola municipal localizada na Praia do Cassino (Rio Grande/ RS). Cabe destacar que os dados foram recolhidos através do diário de bordo da professora e filmagem. Pode-se inferir que as atividades realizadas foram produtivas, tornando as aulas mais interessantes, possibilitando um maior envolvimento da turma, fortalecendo os processos de ensino e de aprendizagem. Percebeu-se que os alunos assumiram um papel mais ativo, foram estimulados e motivados, ouviram outras opiniões, valorizaram o trabalho em grupo, respeitaram os colegas, compartilharam seus pensamentos e se sentiram importantes no decorrer do processo. É importante reconhecer o conhecimento dos alunos e ao valorizá-lo, possibilitar a sua evolução e interação com o conhecimento técnico-científico aprendido na escola.

Postagem referenciada: http://www.sequelanet.com.br/2017/04/jogo-50-desafio-baleia-azul-blue-whale.html

Link para acesso


Título: Memes: A Linguagem da Diversão da Internet


Em: Universidade Federal do Rio de Janeiro 

Curso: Jornalismo 

Análise dos Aspectos Simbólicos e Sociais dos Rage Comics

Autora: Juliana Xavier de Araújo

Resumo:  presente trabalho tem como objetivo analisar os memes da internet, buscando compreender o que motiva um usuário a participar e a colaborar com a produção e disseminação deste conteúdo. O objeto de estudo escolhido foi o Rage Comic, meme que surgiu em 2008 e que consiste em tirinhas sobre situações cotidianas e protagonizadas pelas Rage Faces. Para auxiliar este projeto é feita uma netnografia da comunidade “Meme Rage Comics” (maior grupo dedicado exclusivamente a este meme no Facebook) com o intuito de traçar os processos sociais que o meme estimula dentro e fora da web. No decorrer desta pesquisa, abordagens teóricas sobre os conceitos de memes, cultura participativa, amodorismo e humor na web, capital social e cultura digital trash servirão de base para o estudo sobre essa nova forma de linguagem simbólica

Postagem referenciada: https://www.sequelanet.com.br/2011/02/tenso-um-dos-maiores-memes-brasileiro.html

Link para acesso

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url