Moradores da Floresta: websérie educativa mostra a diversidade dos habitantes da Amazônia

documentário moradores da floresta

O "Moradores da Floresta" é uma série de vídeos lançado em 22 de setembro de 2018 (Dia da Defesa da Fauna) pela WWF-Brasil. De caráter educativo, os vídeos trazem informações sobre algumas das espécies mais marcantes e raras das florestas da Amazônia, a partir de imagens capturadas por armadilhas fotográficas, instaladas na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes (AC).

A anta (Tapirus terrestris), maior mamífero da América do Sul, é a nova espécie a ser retratada. 

O primeiro vídeo mostrou o primeiro registro em florestas amazônicas da pacarana (Dinomys branickii), espécie rara e pouco conhecida da ciência. 

#MoradoresDaFloresta​ - episódio 1: Pacarana (Dinomys branickii)

Ao todo são 10 vídeos que retratam os resultados de uma iniciativa que instalou 20 armadilhas fotográficas no interior da Resex. O trabalho inédito feito em parceria com os comunitários da Resex, que têm monitorado a fauna presente nas áreas de manejo florestal da unidade de conservação (UC). 

Com as câmeras têm sido possível avaliar o impacto da extração madeireira na fauna local, e auxiliar os comunitários a comprovarem que esta atividade econômica não provoca impacto permanente na vida dos animais daquele local.

 As armadilhas fotográficas são câmeras normais equipadas com melhorias tecnológicas e apropriadas para o ambiente selvagem. Elas ficam escondidas e amarradas em árvores, funcionando com sensores de luz. 

Toda vez que um animal passa pela frente do equipamento, a câmera dispara automaticamente e tira uma foto ou inicia uma gravação audiovisual. Essas câmeras utilizam infravermelho gravando bem à noite sem necessitar de luz adicional, e não espantam ou agridem os animais. 

Por isso, elas vêm sendo cada vez mais adotadas por conservacionistas ao redor do globo. Desde que foram instaladas na Resex Chico Mendes, em dezembro de 2017, as câmeras fizeram mais de 2 mil registros. 

A instalação aconteceu em oficinas que reuniram cerca de 20 extrativistas e treinaram quatro deles para serem os “operadores locais” dos equipamentos. Mais de 30 espécies diferentes de animais foram flagradas pelas câmeras, entre elas estão tatus (Dasypus sp.), veados (Mazama sp.), macacos-guariba (Alouatta seniculus), macacos-prego (Cebus apela), jaguatiricas (Leopardus pardalis), entre vários outros.


O trabalho é uma parceria do WWF-Brasil, da Cooperativa dos Produtores Florestais Comunitários (Cooperfloresta) e da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes em Xapuri (Amoprex), com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do conselho gestor da Resex Chico Mendes.

Fonte: https://www.wwf.org.br/?67602/Espcies-da-Amaznia-srie-educativa-mostra-a-diversidade-dos-habitantes-da-floresta

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url