Por que fotos de gatos fazem tanto sucesso na internet? Pesquisadora explica

meme de gato lolcats
"Você pode desligar essa segunda-feira? Estou tentando ignorá-la", diz a legenda

Fotos de gatos são uma das coisas mais populares da internet. Basta uma rápida pesquisa no Google ou no Instagram para encontrar milhões de imagens desses animais fofos e engraçados. Mas por que as fotos de gatos fazem tanto sucesso? Kate Miltner, 29, estudou em Londres o fenômeno dos 'LOLCats'. Segundo ela, pessoas trocam textos por fotos de gatos para expressar emoções e se conectar com outras pessoas.

O significado das fotos de gatinhos na internet


"Isso. Isso aqui na minha pata é a razão pela qual sua espécie será extinta", diz o gatinho

As fotos de gatinhos fofos e engraçados que se espalham pela internet como um vírus não são apenas fofos. Ao menos para a pesquisadora Kate Miltner, 29, elas têm um significado muito maior.
“As pessoas usam as fotos engraçadas dos gatos para expressar emoções e se conectar com outras pessoas", diz.

Estudo dos LOLCats

Kate Miltner

Miltner fez um curso de mestrado estudando os “LOLCats” na London School of Economics and Political Science, no Reino Unido. Os LOLCats são as categorias de fotos de gatinhos associadas a um pequeno texto com a intenção de tornar a montagem engraçada, como explicado aqui no Blog Sequelanet. A pesquisadora diz que montou um grupo de estudos para saber a reação das pessoas às fotos engraçadas de gatos. 

Pedido de casamento com uma foto de gatinho


Foto de gato que foi usada em pedido de casamento: "Ei, Loretta! O Jon pode ter sua mão em casamento?"

Entre os exemplos do uso dos gatinhos para expressar sentimentos, ela fala do caso de um pedido de casamento que foi feito por meio das combinações de fotos. O namorado, sabendo do gosto de sua futura mulher pelos gatinhos engraçados, montou uma imagem mostrando um gato, perguntando se ela se casaria com ele. A resposta foi sim. “Se você pensar sobre isso, usar os LOLCats para pedir sua namorada em casamento não é mais estranho do que fazer isso em uma partida de futebol, se ela gosta do esporte”, diz a pesquisadora. “Pessoalmente, eu acho que se você analisar os elementos culturais que amamos até seus fundamentos, eles parecem estranhos. Futebol, por exemplo, é o ato de jogar uma bola na rede”, defende.

Fotos de gatos são gênero de mídia


"é minha casa!"

Outra conclusão a qual chegou em seu estudo é de que as fotos dos gatos permitem que nós possamos rir de nós mesmos. Em sua tese, Miltner defende que os LOLCats são um gênero de mídia –assim como um poema ou uma tirinha de histórias em quadrinhos. Ela assume que as fotos engraçadas não parecem ter muito em comum com as mídias tradicionais. Miltner lembra que teve vontade de começar a estudar os LOLCats por causa de sua fascinação pela cultura da internet.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/09/pesquisadora-faz-mestrado-sobre-mania-de-fotos-de-gatos-na-internet.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
5 Comentários
  • Adriana Helena
    Adriana Helena 10/10/2011, 11:07

    Ora Edu.. porque os gatinhos são lindos, são fofos e muito expressivos!! O sucesso é imediato e vai se espalhar cada vez mais!!
    Eu adoro gatinhos e cachorrinhos também... quando vejo fotos assim fico derretida igual a uma manteiga..rsrs
    Excelente post, gostei demais, inclusive da pesquisa e da conclusão da tese exposta!
    Parabéns!! Um grande dia para você!!!

  • Marcio M
    Marcio M 10/10/2011, 11:44

    E praticamente impossível resistir a um animal tão carismático e que impõem tanta independência.
    Mais na real, o gato cativa pelos olhos.
    Diz as mais linguás que eles tem o poder de hipnotizar mesmo por fotos. rs

  • Mary Miranda
    Mary Miranda 10/10/2011, 19:01

    Edu, eu sei a resposta!

    É porque gatos são lindos, fofos, fotogênicos e maravilhosos!
    Sou suspeita: EU AMO GATOS!!!! rsrsrs
    Os gatos são modelos natos.
    Qualquer pose que façam, chamam a atenção, e parecem que sabem disso, por isso, só vivem fazendo charminho, um convite para um click! rs

    Abraços,
    Mary:)

  • Anônimo
    Anônimo 22/12/2011, 16:55

    Ora,os gatos sao os bichos mais lindos que já vi,é por isso q fazem tanto suscesso;o olhar deles é fatal..sem explicação,as patinha sao lindas,o jeito q se movem,quando ronronam,quando começam a brincare ate durmindo. Tudo neles é especial e cativante.lógico que amo gatos e tenho uma persa branca q é a coisa + linda do mundo. Vivo vendo fotos d gatinhos na net.

  • Unknown
    Unknown 19/09/2013, 20:13

    Sou viciada, amo demais, tenho uma página, curtam <3
    https://www.facebook.com/pages/Gatos-Famosos/503150859704863?ref=tn_tnmn

Adicionar Comentário
comment url