O jogo do Dilema do Trem (Absurd Trolley Problems)

página inicial do jogo dilema do trem

 O Absurd Trolley Problems (neal.fun/absurd-trolley-problems), desenvolvido por Neal Agarwal, é um jogo que coloca diante de nós uma série de dilemas complexos e controversos. Ele foi inspirado por um famoso experimento mental. Dentro do jogo, você precisa escolher uma opção e descobrir se a comunidade da Internet concorda com a sua decisão. É uma oportunidade para refletir, ponderar e experimentar revelações surpreendentes sobre a natureza humana. A sua escolha vai determinar o desfecho, seja ao puxar a alavanca (pull the lever) para mudar o caminho do bonde ou simplesmente não fazer nada (do nothing).

Sobre o Dilema do Trem


O dilema do trem é um experimento de pensamento em ética que foi proposto pela primeira vez em 1967 pela filósofa Philippa Foot. O dilema é apresentado da seguinte forma:

Você está em pé na beira de uma linha férrea. À sua frente, cinco pessoas estão amarradas aos trilhos. Um trem desgovernado está vindo em alta velocidade em direção às pessoas. Você está perto de uma alavanca que controla um desvio na linha férrea. Se você puxar a alavanca, o trem será desviado para o desvio e as cinco pessoas serão salvas. No entanto, há uma pessoa amarrada aos trilhos do desvio. Se você puxar a alavanca, você matará uma pessoa para salvar cinco.

O dilema do trem é um desafio para a nossa intuição moral. Por um lado, parece que é errado matar uma pessoa, mesmo que seja para salvar outras cinco. Por outro lado, também parece errado permitir que cinco pessoas morram quando você poderia ter feito algo para impedi-lo.


Existem várias maneiras de abordar o dilema do trem. Uma abordagem é baseada no princípio da utilidade, que afirma que a ação moral é aquela que produz o maior bem para o maior número de pessoas. De acordo com essa abordagem, a ação moral é puxar a alavanca, pois salvará cinco pessoas em vez de apenas uma.


Outra abordagem é baseada no princípio da justiça, que afirma que todos os indivíduos têm direitos iguais. De acordo com essa abordagem, a ação moral é não puxar a alavanca, pois matar uma pessoa é uma violação de seus direitos.

Não há uma resposta fácil para o dilema do trem. É uma questão complexa que desafia nossas noções de certo e errado. No entanto, pensar sobre o dilema pode nos ajudar a refletir sobre nossas próprias crenças morais e a considerar as diferentes maneiras de abordar situações difíceis.


Aqui estão algumas questões para refletir:

  • O que você faria no dilema do trem?
  • Qual é a sua justificativa para sua resposta?
  • Você acha que a resposta correta depende das circunstâncias específicas do dilema?
  • Como você acha que o dilema do trem se relaciona com outras questões éticas, como a pena de morte ou a guerra?

O dilema do trem é um exercício importante para ajudar a desenvolver nosso pensamento crítico sobre questões morais. É um desafio que pode nos ajudar a entender melhor nossos próprios valores e a considerar diferentes perspectivas.

Fonte: https://filosofianaescola.com/moral/dilema-do-trem/

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url