Experimento Social: Homem engana crianças para sequestrá-las

 Conhecido por seus vídeos de comédia no YouTube, o americano Joey Salads decidiu realizar um “experimento social” para mostrar aos pais como é fácil distrair uma criança e levá-la embora sem que ninguém perceba. Basta ter em mãos algo atrativo, como um doce filhotinho de cachorro, e ser simpático o suficiente para ganhar a atenção dos pequenos... e sequestrá-los. Assista abaixo:

CHILD ABDUCTION (Social Experiment)


O vídeo começa com Salads se aproximando de uma mãe em um parque. Ele se apresenta e pergunta quantas vezes ela diz para sua filha que não converse com estranhos. “Todos os dias”, responde a mãe com um tom de certeza. “Então se eu for até a sua filha, você acha que ela conversará comigo ou irá embora?”, pergunta novamente. “Tenho certeza de que ela não falará com você, mas pode tentar, se quiser”, responde a mãe dando risada.


Ela então aponta qual é a criança e Salads vai até o local acompanhado de um filhote de cachorro. Para a surpresa e desespero da mãe, a criança é rapidamente envolvida pela conversa de Salads, que pergunta se ela gosta de cachorro e se quer brincar com o animalzinho. O papo segue animado e então o “estranho” pergunta se ela deseja ir embora para outro lugar conhecer novos filhotinhos. Demonstrando não ter dúvidas, a criança não apenas topa o convite, mas ainda segura na mão de Salads e caminha com ele para fora do parque.


Sentada num banco próximo apenas observando a cena, a mãe da menina se mostra chocada. Salads aplica a mesma tática em outras duas crianças e é bem sucedido em todas elas, embora as mães tenham sido claras de que sim, conversam com os filhos sobre o assunto e sempre os lembram de jamais dar atenção para estranhos. No final do vídeo, ele deixa uma pergunta: “Será que seus filhos estão seguros?”

Repercussão e críticas

Nas redes sociais, o experimento foi um sucesso. O vídeo foi publicado em 02 de maio de 2015 no YouTube, recebeu mais de 8 milhões de visualizações. No Facebook, conta com mais de dois milhões de compartilhamentos e quase 336 mil curtidas.
Apesar de contar um claro apoio do público na internet, o vídeo de Salads recebeu críticas. A americana Lenore Skenazy, autora do livro“Free Range Kids: How to Raise Safe, Self-Reliant Children (Without Going Nuts with Worry)” (Crianças em Liberdade: Como Criar Filhos Seguros e Autossuficientes (Sem Ficar Maluca de Preocupação), questionou se as crianças não teriam confiado nele depois de vê-lo conversando com suas mães. Skenazy lembrou também em post publicado no seu blog oficial que as crianças retratadas no vídeo talvez tenham se sentido seguras em conversar com o estranho, pois sabiam que sua mãe estava próxima. “Obrigada, Senhor Salads”, ironizou ela, “você conseguiu esvaziar os parquinhos, fazer com que as crianças fiquem agora trancadas em casa e congelou o coração dos pais com uma grande mentira e um cachorro fofo”. Já o blogueiro Daniel Martins Barros, no seu blog Psiquiatria e Sociedade, do Estadão, disse que o vídeo era "uma espécie de pegadinha, não um experimento social de verdade. E nós não precisamos levar pegadinhas tão a sério."
Quer queira, quer não, o vídeo serve como alerta para os pais.

Fontes: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/em-video-homem-mostra-como-e-facil-sequestrar-uma-crianca
http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/daniel-martins-de-barros/como-e-facil-fingir-que-e-facil-sequestrar-uma-crianca/
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url