17 de julho - Dia dos Emojis

emojis
 Emoji é uma palavra derivada da junção dos seguintes termos em japonês: e (imagem) + moji (letra), o emojis são os ideogramas ou smileys usados nas mensagens eletrônicas e páginas da web japonesas, cujo uso espalhou fora do Japão e é sucesso na internet. 17 de julho é o Dia dos Emojis, figuras muito populares em redes sociais como Whatsapp, twitter e Facebook e já funcionam como linguagem na hora da conversa on-line.

História
Shigetaka Kurita criador dos emojisOs emojis surgiram no Japão da década de 90 e são caracterizados por pertencerem a uma biblioteca de figuras prontas. Eles foram concebidos por Shigetaka Kurita, que elaborou a palavra a partir das expressões japonesas “e” (imagem) e “moji” (personagem), significando em português “pictograma”. Por essa razão, os emojis também agrupam o smiley e outros símbolos originalmente considerados emoticons, porém apenas em suas versões em desenho. O primeiro emoji foi um coração, lançado em 1995 pela NTT DoComo, local no qual Kurita trabalhava. A companhia telefônica experimentava a explosão na venda de pagers e decidiu incluir o símbolo para atrair o público adolescente.
A iniciativa deu certo mas foi descartada em seguida para que os aparelhos se moldassem melhor às expectativas dos consumidores adultos. Nesse meio tempo, Kurita trabalhava no projeto i-mode, que ofereceria serviços como previsão do tempo, notícias e e-mail. Mais tarde, ele se tornou a primeira plataforma de Internet móvel difundida globalmente. A concorrente americana AT&T e seu PocketNet tinham propostas similares. Mas, ao usá-lo, Kurita percebeu que era difícil identificar informações como “ensolarado” ou “chuvoso” sem imagens para representar. Foi com essa experiência de usuário que o então executivo financeiro da DoComo resolveu retornar com os Emojis. A primeira biblioteca reuniu 176 imagens com 12 x 12 pixels de resolução, tendo em comum a capacidade de expressar as emoções humanas. As figuras foram imediatamente copiadas por companhias concorrentes, fazendo com que os emojis virassem febre no Japão. Porém, apenas em 2010, com o lançamento do iOS 4 que a criação de Kurita ganhou o mundo. Foi a Apple a primeira companhia estrangeira a adotar as figuras, fenômeno logo acompanhado por Google e Microsoft em seus aparelhos Android e Windows Phone.

#WorldEmojiDay
emoji calendário 17 de julho
O Emoji Day é comemorado em 17 de julho por causa da Apple, mais precisamente devido ao seu emoji de calendário, que exibe a data “17 JUL”. Mas, a maçã não escolheu o número por acaso: foi neste dia, no ano de 2002, que o iCal, o calendário da Apple, para Mac foi lançado.
world emoji day
Para comemorar essa data tão especial, a página World Emoji Day (worldemojiday.com) sugere algumas formas de celebração. Entre elas estão, conversar somente com carinhas, descobrir todas as curiosidades sobre emojis no site Emojipedia (emojipedia.org) e postar no Twitter seu emoji favorito.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Emoji
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/entenda-diferenca-entre-smiley-emoticon-e-emoji.html
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/07/emoji-day-conheca-historia-por-tras-do-17-de-julho.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url