Meme - Desafio da Canela (Cinnamon Challenge)


O desafio de canela é um desafio viral na Internet. O objetivo do desafio é engolir uma colher de canela em menos de 60 segundos, sem beber nada e, em seguida, fazer o envio do vídeo para a Internet. O desafio é extremamente difícil e leva a riscos substanciais à saúde, porque o pó de canela seca a boca e a garganta, resultando em tosse, engasgos, vômitos e inalação de canela, o que provoca irritação na garganta, dificuldades respiratórias, e risco de pneumonia.




O desafio existe desde 2001 e aumentou em popularidade em 2007. Em 2010, muitas pessoas tinham postado vídeos de si mesmas no Youtube e outros sites de redes sociais tentando este desafio. O desafio canela continuava ativo, com menções no Twitter chegando a quase 70 mil tweets por dia em janeiro de 2012. Até agora, a maior tentativa em grupo que gravou o desafio da canela foi realizada na Universidade RMIT na Austrália e envolveu 64 participantes em rápida sucessão.

Os Riscos à Saúde


Um estudo publicado na revista Pediatrics chamou a atenção para os riscos do "desafio da canela". O problema é que a canela é feita a partir de cascas de árvore e contém fibras de celulose, segundo o pesquisador Steven Lipshultz, da Universidade de Miami Miller School of Medicine. As fibras podem causar sérios danos aos pulmões, como pnemonia, desencadear crises de asma, além de irritações na garganta.
Uma adolescente de Michigan, nos Estados Unidos, sofreu um colapso pulmonar e parou de respirar, após participar do desafio. Os pesquisadores fizeram testes em ratos que, em exposição ao pó de canela, apresentaram granuloma, fibrose intersticial, diminuição na elasticidade dos pulmões, entre outros problemas respiratórios. Os sintomas mais comuns são tosse, queimação na boca, nariz e garganta. Apesar dos riscos, a Associação Americana de Centros de Controle de Intoxicação emitiu relatório em que aponta o aumento no número de pessoas que enfrentam o “desafio”, de 51 em 2011 para 222 em 2012.

Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Cinnamon_challenge
http://xpock.com.br/compilado-do-dia-desafio-da-canela-em-po/
http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/desafio-da-canela-pode-causar-lesoes-pulmonares-e-pneumonia,7c97bfc45283e310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url