Ghyslain Raza, o "Star Wars Kid", mais de 10 anos depois...



Mais de dez anos depois de involuntariamente virar uma sensação na internet, Ghyslain Raza, o "Star Wars Kid", resolveu falar sobre o vídeo que mudou a sua vida. Agora com 24 anos, Raza revelou à revista canadense L'Actuelité as dificuldades que um vídeo - que rendeu mais de um bilhão de visualizações - trouxe.


Na época, Raza era nada mais que um jovem de 14 anos, morando em Trois-Riviéres, no Quebec, que participava de produções de vídeo com os amigos em um clube escolar. Um dia, apenas por brincadeira, ele ligou a câmera do estúdio da escola onde gravavam os filmes, pegou um taco de golfe como sabre de luz improvisado e imitou, de forma desajeitada, um guerreiro jedi. Ao encontrarem a gravação no estúdio, colegas de Raza colocaram o engraçado vídeo na rede. Em tempos pré-youtube, o vídeo Star Wars Kid foi um marco, atingindo dezenas de milhares de acessos em pouco tempo, rendendo até versões bem mais elaboradas.


O que ficou na surdina durante todos estes anos foi o impacto que este vídeo teve no cotidiano no garoto, virando um alvo do bullying. Ao se tornar viral, Raza foi alvo de ataques violentos de chacota, dentro e fora da web. "No refeitório, colegas subiam nas mesas para me insultar", declarou em entrevista. Para ele, a viralização do vídeo trouxe fama, mas não de um jeito positivo. Segundo Raza, foi um "período bastante negro" em sua vida. "Não importava o quanto eu lutava para ignorar as pessoas falando para eu me suicidar, eu me sentia inútil, como se minha vida fosse insignificante", revelou.


Na época, com o apoio de sua família, Raza chegou a exigir compensações pelos problema, processando os veículos que publicaram o vídeo, decisão que foi mal interpretada. "A mídia falou que estávamos sendo gananciosos. Era loucura. Não posso revelar valores do acordo, mas nenhum de nós ficou rico. O ponto era mandar uma mensagem para que todos entendessem que pessoas deviam ser mais responsáveis", disse. Agora, após anos de terapia e reclusão, no fim do curso de direito pela McGill University, Raza afirma que decidiu quebrar o silêncio para se comunicar com outros jovens vítimas de cyberbullying.

Leia mais sobre Cyberbullying


Recentemente, casos de humilhação online levaram jovens a cometerem suicídio, como a californiana Audrie Pott, de 15 anos, que foi abusada sexualmente por três jovens e teve imagens divulgadas na rede. Raza declarou que ao falar sobre sua experiência, pode ajudar outros a lidar com o problema, vencer a vergonha e procurar ajuda.

“Você vai sobreviver. Você vai vencer isso. E você não está sozinho", finalizou o jedi que, de certa forma, não se deixou levar pelo lado negro da força.

Fonte: http://www.baguete.com.br/noticias/10/05/2013/star-wars-kid-vida-de-meme-nao-foi-facil
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url