História de Amanda Todd, vítima de cyberbullying

amanda todd cyberbullying

 Uma adolescente foi encontrada enforcada, possivelmente após ter tirado a própria vida, dia 10 de outubro, no Canadá, semanas após postar um vídeo na internet no qual mostrava os problemas causados por sofrer um tipo de bullying virtual. 

Segundo o Mirror os problemas de Amanda Todd, 15 anos, começaram após ela ter mostrado os seios em uma sala de bate-papo online. A foto da menina com os seios à mostra circularam por toda a web. Com isso, a adolescente mudou-se de cidade e escola, mas os insultos continuaram por meio do Facebook.

A História


foto amanda todd

No vídeo, de nove minutos e intitulado "Minha história: luta, assédio, suicídio, dano", Amanda explica que quando tinha 12 anos um homem que conheceu através de um bate-papo na internet a convenceu de que lhe mostrasse os seios. 

Um ano depois, o desconhecido entrou em contato com ela através do Facebook e pediu que ela tirasse a roupa na frente da câmera em troca de não distribuir imagens de seu primeiro encontro. Pouco depois, a polícia foi à casa da jovem porque as imagens tinham sido distribuídas a seus professores, amigos e familiares.

Amanda descreve no vídeo a ansiedade, depressão e pânico que lhe causou a distribuição de sua imagem nua e como caiu em um círculo vicioso de drogas e álcool que agravaram seu sofrimento. Um ano depois, o desconhecido criou uma página no Facebook na qual utilizou a imagem nua de Amanda como sua foto do perfil.

"Perdi todos meus amigos e o respeito que as pessoas tinham por mim. Eles me insultavam e me julgavam. Nunca poderei recuperar essa foto. Está lá para sempre", declarou.
O pesadelo de Amanda continuou outro ano mais apesar de ela ter mudado de colégio. Certa vez, alguns jovens a esperaram na frente de sua nova escola e a namorada de um amigo bateu nela enquanto outros gravavam em seus telefones celulares a agressão.

"Queria morrer. Quando (meu pai) me trouxe para casa, bebi água sanitária. Aquilo me matou por dentro e achava que ia mesmo morrer. A ambulância veio, me levou para o hospital e me trataram", continua a jovem canadense no vídeo.

Ao sair do hospital, Amanda descobriu no Facebook várias mensagens dizendo que ela merecia o que estava passando e que deveria morrer. A jovem se mudou para outra cidade e mudou de novo de colégio. Mas o assédio continuou através da internet.

"Estou continuamente chorando. Todos os dias penso por que estou ainda aqui. Minha ansiedade é horrível. Não saí o verão todo. Tudo por causa do meu passado. A vida não melhora. Não posso ir ao colégio ou me reunir com as pessoas. Estou me cortando constantemente. Estou muito deprimida", relatava.

O vídeo termina com dois cartões nos quais se lê: "Não tenho ninguém. Preciso de alguém. Meu nome é Amanda Todd"; e uma foto de seu braço sangrando com vários cortes.

i have nobody i need someone
""Não tenho ninguém. Preciso de alguém."

Cyberbullying

A trágica história de Amanda comoveu nos últimos dias o público canadense e na última segunda-feira o deputado social-democrata Dany Morin, 26 anos, apresentou uma moção no Parlamento canadense para "prevenir e ajudar aqueles que são vítimas de agressores tanto no colégio como na internet"

Morin revelou que sofreu bullying no colégio, e disse que a situação se transformou em "um problema nacional", potencializado pela internet. Os números respaldam a avaliação de Morin.

Estatísticas


Segundo a organização Bullying Canada, que se dedica a combater a intimidação escolar no país, uma em cada sete crianças canadenses de entre 11 e 16 anos de idade são vítimas de assédio escolar ou pela internet. 

Só nos colégios do país acontecem 282 mil casos deste tipo todo mês, segundo a mesma organização, que assinala que enquanto os meninos principalmente são insultados ou sofrem ameaças, as meninas sofrem assédio sexual.


Amanda foi encontrada morta em sua casa de Port Coquitlam, na província de Colúmbia Britânica, no dia 10 de outubro. A polícia canadense disse através de um comunicado que sua morte não é fruto de um crime. 

A polícia também não quis comentar informações segundo as quais um suposto pedófilo americano é o indivíduo que chantageou Amanda e divulgou sua foto nua na internet. A mãe de Amanda afirmou ao jornal The Sun Vancouver que a menina era uma pessoa muito carinhosa e que queria ajudar outras pessoas que sofriam bullying como ela.

Se você ou alguém está passando por um momento difícil e precisa conversar, saiba que existe um serviço gratuito e confidencial disponível. O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode oferecer o apoio necessário. Basta ligar para o número 188 e falar com um dos voluntários treinados. Eles estão lá para ouvir e ajudar, sem julgamentos. Não hesite em buscar ajuda para você ou ao seu próximo, ninguém precisa enfrentar isso sozinho.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6226160-EI294,00-Adolescente+se+suicida+apos+sofrer+bullying+virtual+no+Canada.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
3 Comentários
  • Anônimo
    Anônimo 28/03/2013, 02:40

    vocêee ee umaa belaaa princesaa quee ee ummm coraçãooo>> ummmm sonhooo ddd princesaa quee ee ummm showwww>> esperoo tee conhecerr ok? maionesee brutalllll>>

    • Anônimo
      Anônimo 07/06/2013, 10:52

      ela se matou por causa do bullyng

  • rafael mendes
    rafael mendes 05/11/2018, 13:37

    maionese???
    ~

Adicionar Comentário
comment url