Quanto ganha um publicitário? Como é o mercado de trabalho? Um publicitário experiente explica

 

O publicitário Valério Alves do canal do Youtube Criação Fora da Curva, que tem mais de 30 anos de experiência na área, explica, no vídeo abaixo, como é o mercado de trabalho para quem está se formando ou já é formado em Publicidade e Propaganda. Apresenta também sobre como este mercado é na prática, como um formando em Publicidade e Propaganda deve estar preparado para encará-lo, e entender também sobre quanto ganha um Publicitário e sobre como este profissional pode precificar seus trabalhos. Confira o vídeo e mais abaixo a transcrição:


Quanto ganha um publicitário?

Transcrição do vídeo (editado):

"Bom, então hoje a gente vai falar sobre mercado de trabalho, (...) você que tá começando na área fica comigo até o final que a gente vai explicar um pouco sobre isso, como funciona, como iniciar na área,  vamos falar um pouco de precificação e salário. 

Olá! Seja bem-vindo ao canal Criação Fora da Curva. Eu sou o Valério Alves, publicitário há 30 anos, também professor universitário. (...)

Então pessoal, vamos lá falar de mercado de trabalho. Na área da propaganda existem as grandes agências e existem as pequenas agências, quanto maior a agência mais cada pessoa na sua função. Quando a agência é menor, uma pessoa faz mais de uma função, certo?! Atende o telefone, faz mídia, faz planejamento, porque na agência tudo é dividido em departamentos. Funciona como uma empresa, com qualquer outra: tem administração, tem o planejamento, pesquisa, tem área de atendimento quando chega o briefing... vai para a criação, a criação desenvolve, o redator de arte que faz uma dupla, o diretor de criação que avalia esse material, ver se é pertinente, adequado.... E aí tem a equipe de produção que vai ver onde vai ser produzido, como vai ser produzido, se vai ser um flyer, se vai ser um outdoor. Também a parte de mídia eletrônica, se vai ser produzido um rádio, se vai ser produzido TV, então escolhe as produtoras, faz casting esse tipo de coisa toda.  

Tem as grandes agências e as pequenas agências, os grandes mercados e os mercados regionais, aí tem os grandes centros da propaganda como Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. São Paulo é o grande centro da propaganda, lá que se concentram então as grandes agência

Hoje se fala muito na "Big Ideia", a "grande ideia" porque o que tem mais valor numa agência é a ideia. Uma ideia, um conceito que é multiplataforma, que ele pode tanto no offline, quanto no online. Hoje nem se separa tanto. Teve uma época que separava a online do offline, agora já tá tudo junto, está tudo interligado, as mídias também estão interligadas. (...) Então é basicamente isso, é assim que funciona uma agência de propaganda.

Como é que começa na área?

Eu costumo contar uma historinha para os alunos, eu faço uma analogia com o trem no mercado de trabalho. O mercado de trabalho é um trem andando. Imagina um trem assim em um filme, já em movimento é assim o mercado de trabalho. O aluno é aquela pessoa que está correndo para pegar o trem e precisa subir no trem em movimento, ele tá querendo subir no trem. Então imagina o cara ficar correndo assim e tal, "eu preciso subir no trem", o cara vai e chega, bota a mão, pega e vai subir. Ele consegue entrar mas sabe qual é o problema? Enquanto tem um dentro do trem para pegar sua mão e te puxar e dizer "vem cá", tem cinco, seis, dez pisando na tua mão, pisando no teu dedo, dando chute na boca. "O que tu quer aqui?", "O que está querendo fazer aqui?", então é mais ou menos isso. É ciúme, ego... ás vezes chega uma pessoa nova, o cara está lá 10 anos na empresa "aí sempre funcionou assim, que tu quer agora aqui/? Quer inovar?". Então tem que saber lidar com isso. 

Quando vai começar na área tem que correr atrás, não manda e-mail, uma mensagem para a empresa e fica esperando. Tem gente que fica ali na dúvida "Ai o que eu faço agora?". Liga! Liga ou vai lá na empresa! Tem o caso da Camila Fiamoncini quando começou. Hoje a Camila é bem conceituada na área de Marketing, consultorias... a Camila quando começou nós colocamos um anúncio, precisávamos de alguém, uma assistente de mídia... lá nós recebemos 22 e-mails e só uma foi lá na empresa: foi a Camila. E a Camila foi que ficou lá e fez o estágio. Então assim, vai atrás, não fica esperando, e aproveita toda oportunidade que surgir, o estágio que não tá pagando muito mas vai, começa! Porque dali pinta uma outro oportunidade, entende?! Tu está estagiando, tirando xerox, fazendo impressão alguém vai lá  na agência e te vê trabalhando, conversa com um, conversa com outro, uma coisa vai puxando a outra. Tem que aproveitar as oportunidades, não deixa o cavalo passar encilhado. Aproveita! Você não estragar a oportunidade  "Ai que eu tô fazendo, sabe em uma empresa pequena?!". Não importa, tu está ganhando experiência, depois tu vai ,vai, vai.. e cada vez mais evolui, vai para frente. Então pessoal, o mercado de trabalho e como começar na área é basicamente isso aí. 

Vamos então para precificação 

Cara analisa o mercado que tu atua, tem que ser com base no mercado, não pode ser na doida assim,  analisa a experiência que tu tem. Claro que o profissional que tem dois anos de mercado, três anos de mercado não pode cobrar o cara se tu tem seis meses de mercado. Então analisa o mercado, conversa com alguém que está atuando no mercado, sabe o que se não que vai "prostituir" o mercado... não vai fazer, porque senão tu vai fazer o que tem na internet, marca por 100 reais, 200 reais. 

E salário?

Salário do publicitário pode botar no Google, vai em média entre R$ 1.000,00 e R$ 3.500,00 num mercado pequeno. Mas Publicidade e Propaganda não é um mercado igual engenharia que paga um salário de cinco ou seis mil reais mas fica meio que no teto (salarial) ali. Em propaganda não, em propaganda a média é esta mas tu pode ganhar 5, 10, 15 mil, já ouvi falar, redator, diretor de arte em São Paulo, eixo Rio-São Paulo que ganha 30, 40, 60 mil reais, diretor de redação ganhando 80 mil reais... conheci um cara em São Paulo que montou agências dele ganhava 200 mil reais, VP de criação de uma agência grande de São Paulo. Então assim, é igual futebol, dá para fazer analogia com o futebol. É um mercado competitivo, tem muita gente ganhando menos e tem pouca gente ganhando muito. Então tem jogador de futebol nas cidades pequenas ganhando, dois, três mil, quatro mil reais mas tem jogador de futebol ganhando 200 mil, tem os "Neymar" da vida, ganhando super bem, então... não tem limite. Basicamente é isso. (...)"


QUAL A DIFERENÇA ENTRE MARKETING E PUBLICIDADE?

Marketing e publicidade são dois conceitos relacionados, mas têm diferenças importantes. 

Marketing é o processo de identificar, criar, promover e distribuir um produto ou serviço para atender às necessidades e desejos dos consumidores. O marketing envolve muitas atividades, desde a pesquisa de mercado até o desenvolvimento de produtos, a definição de preços, a criação de mensagens publicitárias e a escolha de canais de distribuição. O objetivo final do marketing é construir relacionamentos duradouros e lucrativos com os clientes. 

Publicidade, por sua vez, é uma das atividades do marketing. É uma forma de comunicação paga que utiliza mídia como televisão, rádio, jornais, revistas, internet e outdoors para transmitir uma mensagem comercial para o público. O objetivo da publicidade é aumentar a conscientização sobre um produto ou serviço, incentivar as pessoas a comprar ou usar esse produto ou serviço e construir uma imagem positiva da marca. Em resumo, enquanto o marketing envolve todo o processo de identificar e atender às necessidades dos clientes, a publicidade é apenas uma das táticas usadas no marketing para comunicar uma mensagem comercial específica.

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url