Não se deixe enganar com a Engenharia Social que é praticada no twitter

O tuiteiro Diego Paiva @diegopaivarj criou um tópico no twitter expondo os tweets virais das contas supostamente fakes e indagando como é realizado o processo nessa rede de perfis falsos. É algo que já tinha percebido e que me intriga também. Acompanhe:

"Gente, vou fazer um fio sobre algo que tenho visto com certa frequência aqui. A pergunta é, quem puxa isso? Aqui vemos um perfil com 500 seguidores que "hitou". Até aí tudo bem, só que a pessoa já fecha o tweet pra só quem ela segue responder.

Rapidamente a pessoa dá sequência ao tweet que hitou anunciando uma mega promoção no Kwai que dá 500 reais a quem baixar o código primeiro. Mais uma vez um tweet em sequência que só quem ela segue pode responder.

Daí ela começa a linkar respostas de pessoas dizendo que funcionou com supostos prints para provar que não se trata de fraude.


Um desses perfis que "comprovou" o bônus respondeu às 22h06 de hoje 3 de janeiro, mas já havia respondido com os mesmos prints para "pessoas" que anunciaram o bônus e com o mesmo texto 10h27 de hoje e 11h52 de ontem.

O que me espanta é que todo perfil que tá comentando dizendo que deu certo também tem tweet hitado ontem ou hoje e também está anunciando a "promoção", as vezes a pessoa diz que fez o código da fulana e deu certo quando ela mesmo já teria se cadastrado antes.

Que isso é fraude não é uma questão, é meio óbvio, mas a minha pergunta é: Como esses bots conseguem "hitar" tão rápido em tão pouco tempo e de forma tão coordenada? Isso que me intriga. Qual o tamanho dessa rede de fakes? Como é o processo?"

Esse é um grande exemplo de Engenharia Social, que segundo a Wikipédia é "no contexto de segurança da informação, refere-se à manipulação psicológica de pessoas para a execução de ações ou divulgar informações confidenciais". No caso acima, há uma rede de perfis para ganhar dinheiro com o aplicativo Kwai. Entretanto, como é realmente executado... ninguém sabe. 

Fonte: https://twitter.com/diegopaivarj/status/1478186165706625025

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url