Vaporwave: o gênero musical e arte visual nascido na era da internet

 

Vaporwave é um gênero musical, um estilo de arte visual e um meme que surgiu no início da década de 2010 entre algumas comunidades da internet. O conceito é caracterizado por uma fascinação nostálgica pela estética dos anos 80 e 90, abrangendo referências a diversos aspectos culturais produzidos à época. Tais referências podem estar relacionadas aos meios artísticos, tecnológicos (incluindo computadores e jogos eletrônicos), publicitários, entre outros. 

Frequentemente, também podem ser observadas referências à cultura nipônica, às esculturas neoclássicas, ao pós-modernismo, às músicas comerciais e à estética cyberpunk. Sua vertente musical foi bastante influenciada por outros gêneros que eram muito presente na época, dos quais podem ser citados o lounge, o jazz suave e as música de elevador. Os samples musicais são predominantes no gênero, frequentemente com sua tonalidade sonora modificada, por vezes podem ser utilizados em camadas ou até mesmo alterados usando o estilo clássico de chopped and screwed. Um dos pontos principais do estilo é a frequente preocupação crítica ou satírica com o consumismo capitalista, a cultura popular e alegorias do new age.

O Vaporwave surgiu como um estilo nascido da Internet, derivado do trabalho de artistas do pop hipnagógico como Ariel Pink e James Ferraro. Os álbuns Chuck Person's Eccojams Vol. 1, de Daniel Lopatin (Oneohtrix Point Never), e Far Side Virtual, de James Ferraro, são frequentemente creditados como marcos iniciais no desenvolvimento do vaporwave. Confira:

Chuck Person - Eccojams Vol. 1 [Full Album, Normal Speed]

James Ferraro : Far Side Virtual

Em 2011, o álbum Floral Shoppe, da artista Vektroid, se tornou o primeiro álbum do gênero vaporwave a ganhar reconhecimento popular, com ajuda de comunidades online, notoriamente o board /mu/ (música) do 4chan.

MACINTOSH PLUS - FLORAL SHOPPE - 02 リサフランク420 - 現代のコンピュー


Veja mais nesse canal do Youtube dedicado a músicas do estilo Vaporwave: V A P O R W A V E.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vaporwave

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url