O perigoso Desafio da Rasteira


 Um novo vídeo toma conta das redes sociais: o desafio da rasteira ou quebra-crânio. Trata-se de uma espécie de jogo, com três pessoas. Quem está no meio é a vítima —e, na maioria dos casos, não sabe o que está por vir. Ela é orientada a dar um pulo. Enquanto ainda está no ar, as outras duas a derrubam com uma rasteira.



Três meninos pulam ao mesmo tempo e o que está no meio cai e bate a cabeça no chão. As imagens viralizaram, tomaram conta dos grupos de Whatsapp e têm preocupado muitos pais. A brincadeira pode causar danos à coluna, traumatismo craniano e até levar à morte. O desafio também foi divulgado no Tik Tok, uma rede social focada mais no público infantil e adolescente. Em uma brincadeira parecida, uma adolescente de 16 anos morreu ao bater a cabeça no chão no ano passado.


Um dos vídeos mais compartilhados foi feito pelo youtuber Robson Calabianqui, que tem mais de 2 milhões de seguidores no canal Fuinha. Ele gravou o desafio com o irmão, e a mãe é quem leva a rasteira. Após repercussão negativa, Calabianqui tirou a postagem do ar e se desculpou.

Família deve acompanhar o que os filhos estão vendo nas redes sociais e alertar sobre os riscos de desafios divulgados na internet 


"A família deve orientar as crianças sobre esse tipo de brincadeira, alertar para os riscos da queda e os perigos dos desafios que são divulgados nas redes sociais", orienta a psicopedagoga Patricia Marques. "O próprio Tik Tok tem um espaço para que os pais comentem e apontem problemas." Para Patricia, os pais devem acompanhar de perto o que os filhos estão vendo nas redes. "É importante saber quais são os vídeos mais vistos, quem eles seguem e quais são as séries do momento, sempre tem uma 'modinha' e é preciso sentar e conversar."
A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) emitiu uma nota alertando sobre o perigo da rasteira. A queda, diz o conselho médico, pode causar lesões irreversíveis ao crânio e à coluna vertebral.

Fontes: https://noticias.r7.com/educacao/desafio-da-rasteira-preocupa-pais-e-acende-alerta-nas-escolas-12022020
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/02/viral-entre-adolescentes-desafio-da-rasteira-pode-causar-lesoes-e-ate-matar.shtml
Próxima Postagem Postagem Anterior
1 Comentários
  • Carlos Sanchez
    Carlos Sanchez 21/02/2020, 09:35

    Adolescentes cada dia mais retardados. Lembro daquele desafio do ''desmaio'' também.

Adicionar Comentário
comment url