Wattpad, o "Youtube" dos escritores


Wattpad (www.wattpad.com) é um site, lançado em novembro de 2006, que permite compartilhar histórias de vários gêneros literários com outras pessoas de forma gratuita. O site é conhecido também pelas inúmeras fanfics, igual a rede social Spirit. Porém, o Wattpad é a maior plataforma virtual de literatura, já contabiliza mais de 40 milhões de usuários - 800 mil deles brasileiros. Vários autores tiveram suas histórias publicadas por editoras famosas e um conto virou até filme da Netflix. Conheça algumas delas:

Lost Boys

Leia no Wattpad

Com uma gaveta cheia de originais recusados, resolveu, em fevereiro de 2010, adotar um pseudônimo, escrever em inglês e seguir um caminho diferente do habitual: postar o primeiro capítulo de Lost Boys ("Garotos Perdidos", em tradução literal) na Wattpad.  A estratégia deu certo. Dois anos depois, seu romance de estreia atingiria a marca de 34 milhões de visualizações. "Quando totalizei 1 milhão de leituras, tive a certeza de que a minha história tinha potencial para ser publicada de verdade", recorda Bruna Brito, ou melhor Lilian Carmine – o pseudônimo autoral que ela usa –, que diz ter aprendido a escrever em inglês lendo os livros de Terry Pratchett e os quadrinhos de Neil Gaiman. Pouco depois, Lilian Carmine recebeu uma ligação de Londres. Do outro lado da linha, Gillian Green, diretora de ficção da Random House, a convidava para lançar o livro em papel. No Brasil, Lost Boys saiu pela editora LeYa e teve tiragem inicial de 50 mil exemplares.

Summoner: The Novice

Leia no Wattpad

Ana Lima, diretora-executiva do selo Galera, da Record, afirma que as redes sociais literárias se tornaram uma ótima fonte de prospecção de futuros best-sellers. Como o britânico Taran Matharu, de 26 anos. Dele, o selo já lançou O Aprendiz, o primeiro livro da série Conjurador. "Ajuda saber que 6 milhões de leitores gostaram do livro dele e acompanharam sua publicação no Wattpad. É uma chancela, mas, não uma garantia de sucesso", pondera.

After

Leia no Wattpad

Um dos casos mais curiosos (e bem-sucedidos) de jovem talento que migrou das redes sociais para as grandes editoras é Anna Todd. Um ano e quatro meses depois de postar o primeiro capítulo de After ("Depois", em tradução literal) na Wattpad, essa americana de 25 anos já tinha alcançado a marca de 1 bilhão de visualizações. Em pouco tempo, teve seu passe comprado pela Simon & Schuster, que teria desembolsado valor em torno de seis dígitos para transformar os quatro volumes do romance em livro físico. Por aqui, After foi lançada pelo selo Paralela, da Companhia das Letras.

Unicelular

Leia no Wattpad

Unicelular, escrito por Tarsis Magellan é um grande sucesso do Wattpad e agora será publicado pela Editora Martin Claret em edição física. A notícia é do próprio autor, ele utilizou suas redes sociais para divulgar as informações. Atualmente Unicelular contém 175 mil leituras no Wattpad, consequentemente o escritor ganhou 28 mil leitores. O sucesso da obra foi tão grande que os embaixadores da plataforma ao analisar todo envolvimento dos leitores com o título, decidiram colocá-la como destaque, assim apresentando para novas pessoas e recebendo críticas positivas por uma grande parcela de usuários.

A Barraca do Beijo (filme de 2018 da Netflix)

Leia no Wattpad

A Barraca do Beijo, filme adaptado de um livro publicado na plataforma Wattpad por Beth Reekles, garota de 16 anos. Com Joey King como a protagonista, o longa mostra o relacionamento entre a garota e o irmão mais velho de seu melhor amigo. História simples, sem firulas ou efeitos especiais, e que tem conquistado um grande séquito de fãs.

Fontes: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160107_geracao_wattpad_ab_ab
https://desencaixados.com/noticias/com-sucesso-no-wattpad-unicelular-sera-publicado-pela-editora-martin-claret/
https://desencaixados.com/noticias/com-sucesso-no-wattpad-unicelular-sera-publicado-pela-editora-martin-claret/
https://www.op9.com.br/in/pop9/a-nova-geracao-de-comedias-romanticas-reinventadas-pela-netflix/
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url