quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Teorias da Conspiração - Terra Plana

A Teoria da Terra Plana é uma hipótese que refuta que a Terra seja redonda. Essa teoria é antiga e tomou força na internet no início de 2017. As pessoas que defendem essa tese chamam-se terraplanistas. Eles são motivo de piada na internet, e o assunto já rendeu muitos memes.


Na era moderna, a proliferação de tecnologias de comunicação e plataformas de mídia social como o YouTube, Facebook e Twitter deram a indivíduos, famosos ou não, meios de difundir ideias científicas e pseudocientíficas, a fim de atrair seguidores. As conjecturas da Terra plana floresceu nesse ambiente.


No dia 27 de junho de 2017 o grupo de hackers Anonymous defendeu a Terra plana, num vídeo em que contesta todas as informações que se conhece sobre o universo. A Terra, por exemplo, seria plana, e a gravidade, uma mentira.

"Nos últimos dois anos, o grupo de terraplanistas tem crescido muito. Eu lhes garanto que existe um motivo para isso: se a teoria da Terra plana não tivesse nenhum mérito, não teria durado mais do que dois meses na internet."
Com estas frases os hackers iniciam o vídeo, que ainda alega que 90% da população mundial está dormindo em sono profundo, já que muitas pessoas ainda estariam sob a influência da grande mídia. Ainda segundo eles, a organização (NASA) receberia inúmeros incentivos fiscais para divulgar apenas imagens de "desenhos animados".

O eclipse solar de 21 de agosto de 2017, deu origem a inúmeros vídeos no YouTube desde os que pretendiam mostrar com os detalhes do eclipse para provar a terra seria de fato plana, até os que contra-argumentavam, seguindo as explicações tradicionais acadêmicas e das agências espaciais, como a NASA.

Também em 2017, um escândalo desenvolvido nos círculos científicos e educacionais árabes ocorreu quando um estudante em PhD da Tunísia apresentou uma tese declarando que a Terra fosse plana, imóvel, no centro do universo, e tendo apenas 13.500 anos de idade.

Rapper norte-americano B.o.B 
Em setembro de 2017, o rapper norte-americano B.o.B deu início a uma campanha GoFoundMe no intuito de provar cientificamente que a Terra é plana, ou descobrir a curvatura do planeta, alegando que se o planeta tivesse a forma circular, seria possível perceber isso a olho nu. Para esse efeito, o artista pretende lançar satélites no espaço, numa operação no valor de 200 mil dólares, dependente também da autorização das autoridades, tendo criado uma página no Facebook intitulada "Show B.o.B The Curve".

Jogador profissional de basquete norte-americano Kyrie Irving
Os defensores mais famosos da teoria da Terra plana são, dentre outros: o rapper norte-americano B.o.B (1988), o teorista William Carpenter (1830–96), o jogador profissional de basquete norte-americano Kyrie Irving (1992–), presidente da International Flat Earth Research Society, Charles K. Johnson (1924–2001), o presidente da República Sul-Africana e líder da resistência bôer, Paul Kruger (1825–1904), o escritor Samuel Rowbotham (1816–84; pseudônimo "Parallax"), o fundador da Flat Earth Society, Samuel Shenton (1903–71), o evangelista Wilbur Glenn Voliva (1870–1942), David Wolfe (1970–).

Fontes: https://knowyourmeme.com/memes/flat-earth-theory
https://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_plana

Nenhum comentário:

Postar um comentário