Estrelas que se movem rápido no céu


Há uns 10 anos eu gostava de observar o céu. Mas o que me intrigava era que, ao observar uma estrela, do nada, esta se movia até desaparecer. O blogueiro Fábio Tadeu, do blog Torque, descreve mais ou menos o que quero dizer:

"...alguma vez, algum de vocês já se deparou vendo uma estrela em movimento? Não estou me referindo a estrelas cadentes e nem meteoritos, estes geralmente passam rápidos e você só tem uns milésimos de segundo pra ver. Estou me referindo a estrelas aonde muitas vezes você as observa paradas e elas começam um movimento… ou mesmo quando você se depara com uma estrela se movendo lentamente e a mesma, algum tempo depois pára de brilhar e desaparece."
É isso mesmo. Você observa a estrela parada quando de repente ela se movimenta, em linha contínua, até desparecer. E isso não é incomum de perceber, basta olhar o céu à noite bem estrelado, focar em qualquer área que, dentro de alguns minutos, você perceberá esse movimento.
Não acredito em discos voadores ou algo do tipo, nunca encontrei respostas concretas mas já encontrei relatos na internet parecidos com o que o que vi, exemplo este do Fábio. Ele, inclusive, dá algumas pistas do que pode ser este mistério:

Satélites

A primeira justificativa é essa: podem ser os satélites artificiais. Quem sabe, pode ser, não conheço o comportamento deles no espaço, se eles ficam parados ou em movimento. Mas Fábio retirou um trecho de um livro que afirma que não podemos vê-los a qualquer hora:

"[Benítez]- “Senhor Gopequi, quando que satélites artificiais tornam-se visíveis a olho nu?
[Gopequi] – É muito simples. Como sabemos, esses aparelhos não possuem luz própria. Logo, só refletem a luz solar quando penetram na penumbra da Terra. Portanto, tão somente nesses momentos podem ser visíveis a olho nu, se o observador se encontra na zona mais próxima. Naturalmente, isto também depende do tamanho e da altitude da órbita desse satélite. Se o aparelho estiver a 30.000 Km da Terra, não o vemos. Já entre 100 e 500 Km já podemos vê-lo a olho nu. Mas o que quero resumir é que os satélites artificiais podem ser vistos apenas no amanhecer e no crepúsculo.
– Só nesses momentos?
– Só. É claro, se sua passagem coincidir. Assim que o satélite sai da zona de penumbra e penetra no cone de sombra da Terra, se torna impossível vê-lo, uma vez que a luz do Sol não incide sobre sua superfície. Apenas quando se aproximar da outra zona de penumbra do planeta, ou seja, no amanhecer, poderá ser visível.
– E durante o dia? É possível vê-los?
– Não. A luz do sol “absove-os”. É o mesmo que acontece com as estrelas.
– E qual a velocidade média de um satélite? E qual o tempo para ele transcorrer o arco da abóbada celeste visível?
– Isso não pode ser respondido de forma concreta e exata, pois a velocidade varia dependendo da órbita. Agora, o tempo de trancorrer a abóbada também varia. Geralmente o tempo é de 3 a 4 minutos, mas há alguns que passam pelo zênite, logo a visão destes dura entre 20 a 30 minutos.
– E pra finalizar, qual a “forma” que os satélites artificiais apresentam quando são visíveis da Terra?
– A forma de uma estrela. Mas é fácil distinguir. As estrelas piscam, os satélites não.”"

Ou seja, não podem ser os satélites artificiais.

Estrelas cadentes e meteoritos

"as tais “estrelas que se movem” não podem ser meteoritos ou estrelas cadentes, pois estes passam rapidamente pela órbita e geralmente apenas vemos riscos de luz. Cometas parecem mais lentos por estarem em uma órbita mais elevada porém, é muito fácil distinguir uma estrela de um cometa."
Pois é, não se parece nada com estrela cadente ou meteorito.

Avião? Fábio também citou esta possibilidade e também descarto. As estrelas saem de um ponto fixo e se movimentam, algo que não acontece com um avião.
Pra mim é um OVNI, não digo relacionado a discos voadores mas realmente um Objeto Voador Não Identificado.
O post em que o Fábio fala sobre essas estrelas misteriosas data de 2009 e ele diz que não há vídeos discutindo sobre o tema mas eu encontrei alguns. Veja algumas gravações dessas "estrelas que se movem":

Night Vision June 26 - Fast Moving Satellite

O dono do vídeo colocou na descrição como um "rápido movimento de um satélite". Veja que o objeto, parecido com uma estrela, se movimenta rápido, talvez por dezenas de quilômetros e de repente some.

luzes se movendo rápido no céu a noite , será ovins.

A gravação está em baixa qualidade mas é possível observar a estrela se movimentando. Curioso é ler também os relatos nos comentários do vídeo de pessoas que também ficaram intrigadas com isso.

Estrela em movimento no Céu

Nos comentários os mesmos relatos, um inclusive disse que pode ser lixo espacial. Pode ser...

Estrela se movendo lentamente, sera um ovni??

O dono do vídeo provavelmente gravou isto para mostrar pra alguém que ele não é louco, como ele mesmo diz. Neste, a estrela se movimenta bem mais rápido, parece até um avião, mas me pergunto se o avião se movimenta tão rápido assim no céu e com esse brilho todo....

Pesquisei mais a fundo e descobri as Iridium Flares.

Seriam Iridium Flares?

Veja o que diz no blog Diário do Astrônomo: "A Iridium foi uma empresa criada para o projeto da Motorola que consistiu em lançar dezenas de satélites com o intuito de aprimorar a tecnologia de comunicação móvel. Acontece que assim que o projeto foi concluído a tecnologia já estava defasada e a Motorola viu seus milhões de dólares pairarem no espaço. O que nos sobrou foram 81 satélites que podem ser vistos a olho nú com horário previsto e com uma boa fotografia de longa exposição criar belas imagens como as que vemos abaixo:

O motivo do brilho se intensificar em determinado momento é que esses satélites possuem cada um três antenas que medem 188cm x 86cm x 4 cm e são polidas e altamente reflexivas. Ficam a um ângulo de 40º em relação ao satélite e refletem a luz do sol que pode ser vista quando a posição em terra se aproxima da direção do reflexo. Segue fotos de satélites da Iridium:"

 


Alguns gravações de Iridium Flares:


Observação: a Iridium surge do nada, a distância percorrida é menor e some logo depois.


O brilho foi bem intenso, nunca vi algo parecido.


Esse cara conseguiu gravar duas Iridium Flare.

Se você quer ser um caçador das Iridium Flares, visite o site Zenite: www.zenite.nu/cacadores-de-satelites/.

CONCLUSÃO

Sim, podem até ser as "Iridium Flares" mas se for prestar atenção, os vídeos das IR são diferentes dos outros vídeos que postei logo mais acima. As Iridium Flares se movimentam em uma curta distância, com um brilho intenso no meio e somem. Já as que eu vi, a distância percorrida é maior, não há intensidade de brilho (talvez prejudicada pelo céu poluído) e somem tempo depois (Só comparar com os vídeos acima Night Vision June 26 - Fast Moving Satellite e Estrela se movendo lentamente, sera um ovni??). Por ora, a hipótese mais provável e aceita é que são satélites artificiais mas não as IR.

Fontes: https://torqueteam.wordpress.com/2009/01/26/estrelas-que-se-movem/
http://www.zenite.nu/cacadores-de-satelites/
http://diariodoastronomo.blogspot.com.br/2013/05/luzes-estranhas-no-ceu-saiba-o-que-e.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
51 Comentários
  • Unknown
    Unknown 04/06/2017, 06:06

    Eu sempre as vejo,sendo q agora é com mas frequência e agora não é uma ou duas na mesma noite e isso tem me intrigado😐

  • Unknown
    Unknown 27/10/2017, 04:00

    Eu também vejo sempre e acabei de ver duas seguidas uma da outra.

    • Unknown
      Unknown 27/01/2019, 10:12

      Eu também vi 2 descendo em diagonal depois seguindo em horizontal

  • Unknown
    Unknown 15/11/2017, 20:37

    Vi uma na segunda feira ainda estou impressionada ela vinha na minha direção, pensei que fosse um avião mas depois do nada ela mudou a rota e começou a subir e desapareceu lentamente.

  • Clube 588
    Clube 588 30/12/2017, 12:06

    Estava no distrito de Piratini, bem ao Sul do Rio Grande do Sul, com céu bem limpo longe de cidade. O céu parecia um planetário. Em uma hora vimos 5 estrelas em movimento. Desde então estou pesquisando o tema. Não eram Iridium Flares, eram estrela em movimento. A primeira com luz bastante intensa e as outras 4 mais fracas e menores que percorreram um longo caminho.

  • Unknown
    Unknown 08/01/2018, 23:00

    Eu também já vi, inclusive nessa noite.

  • Anônimo
    Anônimo 28/01/2018, 22:07

    Hoje a noite, as 20:00, eu vi três que tinham a luz bem fracas e apareceram com intervalos de 2min uma da outra, em direções diferentes. Gostaria de entender o que pode ter sido..

  • Unknown
    Unknown 30/01/2018, 21:02

    Vejo quase todas as noites, já aconteceu de serem duas se movendo ao mesmo tempo e sumirem juntas isso acontece em qualquer horário da noite e tem alfuma que somem lentamente e outras que atravessam o céu até eu não ver mais, já pensei no caso dos satélites mas não é possível que apareçam sempre desse jeito e de varias formas diferentes

    • Unknown
      Unknown 30/01/2018, 21:03

      Corrigindo ali em cima "algumas"

    • Anônimo
      Anônimo 04/03/2018, 04:31

      Hj tava vendo era mais ou menos umas 7 da noite ... Ai eu vi uma andando bem devagar . e percebi que vinha outra atrás.. E ambas estavam bem longe na minha visão estava de uns 50 cm . ai ai essa que vinha atrás derrepende começou a andar muito rápido e rapidamente acompanhou a outra estrela . só que deu uma empresao estranha ... Ela vinha tipo querendo bater na outra estrela se que a outra estrela desviou do nada fiq bem chocado com isso ... Isso foi ontem

  • Marzall
    Marzall 27/03/2018, 23:42

    Vim aqui porque hoje vi essa "estrela" novamente, no mesmo horário praticamente, e estou muito intrigada. Ela brilha algumas cores diferentes e os raios aumentam e diminuem de tamanho rapidamente. Depois ela vai se afastando gradualmente, é quase imperceptivel. Só se percebe porque ela vai ficando menos. Fiquei muito intrigada e estou pesquisando pela internet. Fico pensando se são nossos amigos alienigenas kkkk. Nao se encaixou em nenhuma das explicações que voce nos deu também. É um misterio. Vi que existe uma estrela chamada Canopus, mas nao sei se ela se move assim.

    • Unknown
      Unknown 15/07/2018, 19:56

      Exatamente! Ñ se encaixou em nenhuma explicação.... O mistério continua hahaha

  • Unknown
    Unknown 04/04/2018, 01:00

    Faltou energia na minha cidade, passei a noite olhando pro céu e vi umas vintes se movimentando.

  • Anonimo
    Anonimo 11/04/2018, 03:45

    Vejo uma assim a cada dois dias ela aparece, mas ela não some, ela aparece com uma luz forte e vai se movendo na mesma direção sempre e fica se movendo a noite toda

    • Anônimo
      Anônimo 11/04/2018, 23:11

      Vi hoje às 19:20 se movimentando e depois desapareceu essa é a terceira vez esse ano

  • Anônimo
    Anônimo 01/05/2018, 23:59

    há mais ou menos 7 anos atrás em são lourenço mg costumava olhar para o céu à noite por volta das20h...e sempre vinham as estrelas vista a olho nú um aglomerado de 5, 3 ou 7 se uniam e após cada uma dispersava para direções diferentes, todos os dias quando anoitecia era possível assistir essa cena...bem acima e muito alto de nossas cabeças..graças à escuridão do local em que estávamos. Selma

  • Anônimo
    Anônimo 16/05/2018, 23:07

    Gostei muito de tudo que vc escreveu faz tempo que eu venho vendo esse tipo dd estrelas que andam muito baixo no ceu ja cheguei a ver a altura muito baixas como de um avião de passeio por exemplo não acho que seja extraterrestre mas acho que e alguma pesquisar secreta do maldito governo.to muito curioso pra saber o que e isso.

  • Unknown
    Unknown 04/06/2018, 12:05

    Eu também já vi várias vezes estrelas se movendo no céu, não acredito que seja satélite ou iridium flare... Na minha última experiência vi duas estrelas se movendo e após vi uma estrela que parecia vermelha ou alaranjada que também se moveu por uns minutos e depois desapareceu.

  • Unknown
    Unknown 09/06/2018, 21:09

    Vi duas paradas uma do lado da outra, uma mais forte e outra mais escura, fiquei observando e lentamente comessem a se afastar, pegando impulso cada vez mais e foram indo até desaparecer, vejo seguido durante as noites estrelas paradas que comessem andar até desaparecer...

  • henixon
    henixon 05/07/2018, 13:42

    galera ví todos os vídeos, e podem ter certeza são satélites, alguns podem ser balão meteorológicos, Tem tbm estações espaciais, segue link que mostra a data e horário que a estação espacial internacional (iss) poderá passar pelo céu de sua cidade: https://www.nasa.gov/feature/new-spot-the-station-tool-expands-ground-to-space-connection
    é só colocar o país e cidade mais próxima de você. Quando a estação passar pelo céu de sua cidade você verá algo do tipo uma estrela cortando o céu, dependendo o ponto que ela estiver você verá como uma estrela muito forte a mais brilhante.

  • Unknown
    Unknown 07/07/2018, 19:18

    So essa noite eu vir 9 desse
    Minha família ficou impressionado impressionado com sua Luz que Acende imediatamente vai apagando lentamente e some não só uma vez mas sim várias dê direções diferentes eles acende e apaga

  • Unknown
    Unknown 09/07/2018, 16:47

    Eu vi semana passada, fiquei muito intrigada. Mds mds uma estrela está se movendo haha

  • Unknown
    Unknown 15/07/2018, 19:40

    A explicacão é satelite? Entao, alguem poderia dar uma expicação do por que um satelite viria no rastro de outro? Tipo, as vezes essas "estrelas" aparecem uma seguindo a outra e devagar. Expliquem-me please!

  • Unknown
    Unknown 20/07/2018, 20:46

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Unknown
    Unknown 20/07/2018, 20:51

    A um mês atrás eu vi numa mesma semana 5,mas eu acho que não era satélite, talvez sejam estrelas ou ovnis

  • Unknown
    Unknown 23/07/2018, 04:49

    Eu também vi,mais não foi só uma ou duas...se fosse parar mais um pouco pra observar,acredito que viria mais...

  • Unknown
    Unknown 30/07/2018, 15:35

    Há dois dias eu me esposo estávamos pescando em uma canoa e vimos um objeto semelhante a uma estrela voando lentamente em cima do povoado que moramos. Ela voava muito baixo, foi de um lado ao outro do povoado e depois de meia hora mais ou menos começou a subir até ficar próxima da lua q estava cheia e ali ficou parada a noite inteira como uma estrela comum. Ela tinha a cor amarela. Estamos sem entender nada. Contamos pra algumas pessoas mas ñ deram muita bola.

    • Unknown
      Unknown 30/07/2018, 15:37

      Moramos no Povoado Porto Lemos município de Santa Fé do Araguaia no Tocantins. Quando era mais nova vi tbm em Araguaína a mesma luz se movimentando baixo até ir embora. Muito estranho... nunca soube o q era.

  • Anônimo
    Anônimo 31/07/2018, 07:28

    Olá... sou de Curitiba e atualmente moro em Londres. Há poucas semanas atrás comprei um binóculo para o meu marido de alta resolução e outro um pouco mais simples para mim.
    Ontem em torno das 23:00 horário daqui e 19:00 horário do Brasil, meu esposo já estava deitado e eu e meu filho resolvemos olhar as estrelas com o binóculo dele e posso dizer que a visão é extraordinária. Meu quarto fica no segundo andar da casa e com janelas no teto, onde temos uma visão privilegiada do céu.
    Então eu e meu filho ficamos olhando para o céu, quando de repente uma luz começou a se movimentar, meu filho primeiramente disse que era um avião e eu disse que não, e depois ele acabou concordando comigo, pois era uma luz intensa e branca, não piscava e nem havia outras luzes como os aviões, ela percorreu uma grande distância na mesma direção até sumir... Eu e meu filho ficamos sem dizer nada, boquiabertos, tentando imaginar o que seria aquilo. E hoje vim parar aqui neste site para dar o meu depoimento do q…

  • Érika
    Érika 09/08/2018, 19:16

    Vi hoje, era umas 18:45 por ai. Na outra vez que vi, bem na hora mostrei a minha mãe e ela cismou ser avião mas não era pois era muito muito alto mesmo e não tinha aquelas luzes vermelhas sabe. Ela tb não tinha muito brilho, passeava pelo céu numa velocidade que não era muito rápida e desapareceu. Eu acredito que seja sim um Ovni, acredito em vidas em outros planetas isso pra mim é bem natural e gostei de ver.

  • Unknown
    Unknown 22/08/2018, 01:12

    Eu tenho visto bastante essas estrelas, e sempre me perguntando o que será isso? Quase todas as noites eu vejo, ontem mesmo eu vi uma muito grande e ela tava andando muito rápido tinha um brilho muito intenso e de repente ela sumiu. Outro dia eu vi 3 de uma vez só e elas se cruzaram no céu, uma foi pra direita, a outra pra esquerda e a outra seguiu em frente no mesmo instante. Eu particularmente amo ver essas estrelas!!

  • Unknown
    Unknown 18/10/2018, 02:16

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Unknown
    Unknown 20/10/2018, 23:18

    Vi e achei interessante.

  • Iasmin Santos
    Iasmin Santos 10/11/2018, 20:41

    Acabei de ver 1 estrela grande e 4 pequenas, algumas se cruzavam, parecia que iriam bater. Primeiramente achei que era ETS haha mas agora eu acho que pode ser apenas satélites

  • Anônimo
    Anônimo 18/11/2018, 19:49

    Sabe dizer se satélites podem se movimentar, ir e volta, e ficar parado depois ficar laranja ao ponto de iluminar o chão com a cor laranja ?

  • Unknown
    Unknown 15/12/2018, 23:14

    Eu e meu pai costumamos olhar o céu de noite , e hoje vimos 4 estrelas Dessas , foi muito legal

  • Unknown
    Unknown 18/12/2018, 00:31

    Ja vi umas 15 em.intervalo de 30.min e acompanhado de outra pessoa.

  • Unknown
    Unknown 18/12/2018, 00:32

    Na verdade e so observar o ceu.principalmente em areas mais escuras e pode contar que verá

  • Anônimo
    Anônimo 04/01/2019, 02:37

    03/01/2019 madrugada nuvens e vento , nuvens relativamente muito baixas como se fossem uma cortina de fumaça nuvrnu carregadas com alguns vaos nesses vaos observei que todas praticamente todas as estrelas se moviam na mesma direção sei que parece doido mas era como se as nuvens só estavam ali pra tirar a visao daquele magnífico movimento ,tô pasmo ?mais alguém?

  • Thaynara Dinelly da luz
    Thaynara Dinelly da luz 12/01/2019, 23:11

    Agora a noite vi 6 "estrelas" alinhadas se movendo e depois de alguns minutos sumiram

  • Unknown
    Unknown 29/01/2019, 19:37

    Eu observo o céu todas a noites, e vejo esses movimentos todos os dias, sempre me pego surpreso e com muitas incertezas, mas me agrada muito ver.

  • RickCraftArt
    RickCraftArt 30/05/2019, 15:36

    Ola a todos. Moro em Itamonte, bem proximo ao Pico da Agulhas negras. E todo inverno das 18 30 as 20 00 hs perco ate a conta de tantas aparicoes. Acredito que acontece de tudo no ceu. Ja vi luzes como as explicadas acima, ate outras andando parelhas e mudando de direcao lado a lado..estranho para um satelite...rs Ontem mesmo contei 20 em um intervalo de uns 40 minutos. Tentei filmar e tirar fotos, mas como as cameras nao captam a fotometria da noite(nao tenho equipamento para isso..) fica dificil mostrar a alguem do site. Bom aqui de maio a mais ou menos setembro, duracao do inverno e epoca seca, ceu estrelado ...e possivel ver muitas luzes no ceu e tambem um festival de estrelas cadentes. Mas deixo claro que e muito facil avistar tais objetos! Ja mostrei a amigos completamente cetico a ufos e eles ficaram assustado... Moro de frente a serra do Papagaio. PArque estadual. Saldacoes a todos !

  • Anônimo
    Anônimo 21/06/2019, 00:03

    Em 2006, passei vários meses desempregado. Aproveitei o tempo para observar o céu, uma vez que morava em região serrana e o céu a noite era muito belo. Comecei a ver os tais pontos luminosos no céu. Como já havia visto ovni quando criança não achei aquilo fora do normal, só queria ter certeza que não eram satélites, cometas ou outro objeto espacial. Depois de muito pesquisar, não encontrei nada que se encaixasse no que eu via. Os objetos faziam curvas, seguiam outros objetos e desapareciam do nada. Até que um certo dia, eu e mais quatro amigos fizemos contato com um ovni. Depois daquele dia vieram vários outros e uma coisa eu digo: cuidado com o que vocês buscam. Nem sempre as respostas que encontramos são aquelas que queríamos. Uma vez contactado, vc ficará fichado, não terá mais paz... então, primeiro busquem se auto-conhecer, busquem desenvolver virtudes.Muito cuidado com a curiosidade. Não existe retorno. Não adianta querer tentar ser quem era anteriormente.

    • Robbie
      Robbie 03/07/2019, 19:23

      Eu tenho muita curiosidade com relação ao universo e um dia eu serei escolhido.

  • Roberval Santos
    Roberval Santos 13/07/2019, 03:47

    Já observei várias vezes esses fenômenos. Vou dar a minha opinião levando para o lado espiritual. São naves do plano espiritual, ou seja nosso planeta é cercado de colônias espirituais e esses fenômenos nada mais é que veículos do plano superior. Ali se encontra entidades divinas viajando de um plano para outro. E utilizam essa forma de estrela para que não seja notados. O fato de aparecer brilhante e logo sumir é porque já chegou ao seu destino ou seja na sua respectiva colônia especial.

  • Unknown
    Unknown 13/07/2019, 17:07

    Eu já vi uma dessa,é uma coisa mais linda de se ver 😍💫👏👏ontem a tarde eu vih uma dessa e eu gostei muito, já é a 4°vez esse ano que eu vejo essa estar 'estrela' como eu a chamo, já q eu ainda não sei oq realmente é

  • Luciana Vidal
    Luciana Vidal 13/07/2019, 19:18

    Acabei de ver uma. E era a estrela que sempre via, uma estrela bem brilhante que na maioria das vezes quando eu olhava para o céu, lá estava. Só que hoje, quando olhei pra ela, ela saiu do seu lugar e foi indo em direção ao norte, até que seu brilho apagou totalmente! Aí vim no Google pesquisar sobre isso pq já não é a primeira, mas não encontrei nada com uma explicação decente. Até que encontrei esse blog lindo e vim aqui deixar meu relato tbm kkk. Na minha opinião , são estrelas que "vão embora" para serem substituídas por outras. Só mais uma hipótese msm.

  • Unknown
    Unknown 08/12/2019, 20:42

    Acabei de ver uma sequência de sete estrelas e depois dava um espaço pequeno e vinham mais sete estrelas todas em linhas retas e perto da lua desapareciam foram 3 sequência de sete que eu consegui ver e depois desapareceu e não vi mais nada
    Agora são tô chocada não sei oque fiquei com medo e foi por isso que após vinte minutos do acontecido encontrei esse site

    • Robson
      Robson 08/12/2019, 21:27

      Vimos aqui em Mairiporã SP a mesma sequência espaçada em linha reta na mesma hora e data sua. Era uma fila compactada e depois se distanciavam em linha de forma com a mesma distância perfeita entre elas. Mais pessoas que estavam comigo tb viram. Desapareciam perto da lua numa perfeita formação equidistante em linha reta. Já havia visto em Fortaleza CE duas lado a lado se movendo em mesma velocidade e direção. Incrível!

  • Nivea Silva
    Nivea Silva 01/04/2020, 20:48

    01/04/2020 sempre fiquei intrigada com essas luzes no céu ... Mas hoje fiquei ainda mais intrigada eu vi 15 em linha reta apareciam e sumiam acima das 3 marias eu sempre vi 1 ou duas mas nunca eu vi 15 ! Chocada São Pedro interior de São Paulo

    • O Estudante Liberal
      O Estudante Liberal 04/05/2020, 20:15

      No seu caso e pela data creio que tenha sido a Starlink, uma série de satélites lançados pelo bilionário Elon Musk.

Adicionar Comentário
comment url