O fim do Periscope, o aplicativo de transmissão de vídeos ao vivo do twitter


O Periscope (www.periscope.tv) foi um aplicativo gratuito que permitia ao usuário fazer streaming ao vivo. O twitter comprou o aplicativo por 100 milhões de dólares em março de 2015. O serviço foi descontinuado em 31 de março de 2021 devido a pouco uso e alto custo. 
A premissa do aplicativo era: "E se você pudesse enxergar pelos olhos de um participante dos protestos na Ucrânia? Ou assistir ao nascer do sol a bordo de um balão de ar quente na Capadócia? Pode parecer maluquice, mas nós queríamos criar algo que fosse quase como teletransporte. Há muitas formas de descobrir lugares e acontecimentos; porém, nós percebemos que a melhor maneira de curtir a experiência de um lugar no momento presente é através de um vídeo ao vivo. Uma imagem pode até valer mais que mil palavras, mas um vídeo ao vivo vai além, levando você para dar uma volta em um lugar distante."

Controvérsias


O aplicativo podia ser desviado para a pirataria de vídeo, uma questão que veio à tona na época do lançamento do aplicativo quando vários utilizadores do serviço usaram para transmitir a estreia da quinta temporada de Game of Thrones, da HBO ao vivo. Esta questão foi ainda mais ampliada por um evento de boxe profissional, em 2 de maio de 2015, Floyd Mayweather, Jr. vs. Manny Pacquiao, que foi televisionado através de um canal pay-per-view, que custou cerca de US$90, mas foi amplamente pirateado por meio de transmissões em várias qualidades no Periscope. Outra controvérsia que chocou o mundo foi em maio de 2016: uma jovem francesa de 19 anos se atirou na frente de um composição de trem, em Arpajon, na França, depois de avisar algumas pessoas próximas, por mensagem de celular, da sua intenção de se matar. O ato foi transmitido ao vivo pelo Periscope

Como funcionava

No Periscope também havia a integração com o Twitter. Logo após o usuário fazer login (com suas credenciais na rede social), o app verificava quais contatos também usavam o serviço e mostrava uma lista de vídeos publicados recentemente por eles, assim como as transmissões públicas mais populares. Fazer streaming também era uma tarefa fácil. Os seus seguidores do Twitter que também tivessem o Periscope instalado poderiam assistir aos vídeos ao vivo diretamente pelo app. Ademais, um link postado na sua timeline da rede social permitia que qualquer pessoa assistisse à transmissão em tempo real pelo navegador de internet. A interação era garantida: os participantes podiam mandar mensagens em tempo real ou “corações” para manifestar aprovação (ou qualquer outra intenção). Os vídeos transmitidos ficavam disponíveis posteriormente. Tinha apps disponíveis para Android e iOS.


Fontes: https://tecnoblog.net/175764/twitter-periscope-video-tempo-real/
http://www.baixaki.com.br/iphone/download/periscope.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Periscope
*atualizado em 21/01/2023
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url