O emoticon gordo do Facebook status "se sentindo gordo"

 Facebook protagonizou um caso polêmico em março de 2015. A versão em inglês da rede social tinha a possibilidade de expressar o sentimento de “estar se sentindo gordo” na atualização de status, algo que incomodou a organização sem fins lucrativos Engangered Bodies (Corpos Ameaçados).


Por conta disso, a ONG iniciou um abaixo-assinado para que essa opção desaparecesse da rede social, pedido que foi atendido pelo Facebook. Por meio de nota, os representantes da rede social esclareceram alguns pontos sobre o ocorrido:
“Nós ouvimos de nossa comunidade que listar ‘se sentindo gorda’ como uma opção para atualizações de status poderia reforçar uma imagem corporal negativa, particularmente para as pessoas lutando com transtornos alimentares. Então, estamos removendo-o”.

Petição da Catherine Weigarten na Change.org
 Catherine Weigarten, uma das organizadoras do abaixo-assinado, havia reforçado o seu posicionamento antes da retirada do emoticon:
“Acho que a intenção era ser engraçado, mas ver isso me deixou irritada. Quando usuários do Facebook colocam ‘se sentindo gordo’ em seus status, eles estão zombando de pessoas que se consideram acima do peso, o que pode incluir pessoas que sofrem de distúrbios alimentares. Isso não é legal”.


No Brasil
Brasileiros também aderiram à campanha ao lado de Alemanha, Argentina, Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e México.

Mudança do status
Status "stuffed", antes "fat"
A pressão da campanha obteve resultado e o Facebook substituiu a frase do emoticon por “Sentindo-se estufado” (stuffed), mesmo já existindo outro com a expressão “Sentindo-se cheio” (full).
emoticon "empaturrado", antes "gorda"
Fontes: http://www.tecmundo.com.br/facebook/76300-peticao-internet-facebook-remove-emoticon-sentindo-gordo.htm
http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2015/03/11/noticia_saudeplena,152558/apos-protestos-facebook-retira-opcao-se-sentindo-gordo-de-status.shtml
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url