Opinião polêmica de Rachel Sheherazade sobre cotas raciais


A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou, na última semana, a lei que institui o sistema de cotas raciais e sociais para Universidades Federais de todo o país. Com o assunto do sistema de cotas à tona, vale a pena ver o comentário da polêmica jornalista Rachel Sheherazade do Jornal SBT Brasil, veiculada em abril deste ano:


Cotas Raciais opinião de Rachel Sheherazade

Abaixo, a transcrição do vídeo:
Olha, as cotas raciais foram aprovados a pouco por unanimidade mas acima dessa discussão há um princípio que não podemos ignorar: neste país, todo cidadão é igual perante a lei, digno das mesmas oportunidades, seja branco, negro ou índio. Há um fato histórico que não podemos negar: o brasileiro não tem uma única cor ou raça porquê é mestiço. O sistema de cotas não é uma reparação, é uma enganação para compensar a deficiência crônica que existe no ensino fundamental e médio e impede alunos de escolas públicas de ingressar pela porta da frente do ensino superior. Este país tem sim, dívidas históricas com negros, com índios, com nordestinos  com gays. Mas se formos dividir o Brasil em cotas - em guetos - não seremos uma nação mas um retalho de um país.

Fonte: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,62527,Sistema%20de%20cotas%20e%20sancionado%20e%20vira%20alvo%20de%20polemica.html#axzz26CiAcXov
Próxima Postagem Postagem Anterior
61 Comentários
  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 01:41

    daqui a pouco vai aparecer um cotista dizendo que ela é branca, de direita e descendente de alemães, então ela não tem direito a dar opinião

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 01:54

    Não falou mais nada que a verdade.

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 12:36

      Infelismente os politico brasileiro aprovam esse tipo de lei, assim como as leis da bancada envagelica, que são obviamente absurdas, pq tem medo do sensacionalismo da eleição. E como o brasil é formado por uma população que não tem muita instrução ou não procura saber de politica, da nisso. ninguem vota contra.

    • Anônimo
      Anônimo 22/12/2012, 09:20

      Você é cotista? "Infelizmente" é com "z".
      Apesar do português excruciante, concordo com a sua opinião.

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 02:02

    concordo plenamente com ela.

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 03:20

    Por favor, alguem que tenha um blog pode me explicar esse site? O_o

    www.divulgablog.tk

    É isso mesmo?

    • Anônimo
      Anônimo 16/09/2012, 20:45

      RIDICULONA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    • Anônimo
      Anônimo 16/09/2012, 20:45

      ^^

  • Kunz
    Kunz 15/09/2012, 04:43

    Esse papo de que no Brasil não há raça e que somos todos mestiços é a maior hipocrisia brasileira, todos sabem que qualquer individuo escuro no brasil é preto, agora você que é "Branco" vái procurar emprego e disputar a vaga com um neguinho com curriculo muito maior que o seu e você verá que no Brasil há sim distinção de raças. As cotas para branco já existe a muito tempo no mercado de trabalho brasileiro.

    Eu sou descendente diréto de Alemão, mas minha mãe é negra, ninguem nunca me identificou como mestiço ou como branco eu sempre fui visto como negro aqui no Brasil.

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 05:46

      Não so a cor define a raça...outras caracteristicas como cabelo,nariz, etc... Eu tenho a pele clara e disputei o vestibular me definindo como afro descedente... e quero ver alguem falar o contrario...e se eu me definisse como branco, tb ninguem poderia contestar.... Fora os que viram no começo do seculo 20, somos sim todos misturados...branco , indio e negro

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 05:51

      Realmente o conceito de raça aki é visto pela tonalidade da pele, mais nem 1 por cento dos brasileiros pode se definir sem misturas de raças, vc pode atestar ser indio, branco ou negro, salvando no meu ver um por cento, ou menos

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 13:36

      Preconceito existe sim, mas vocês concordam com esse preconceito maior que é ser necessário haver cotas para vocês poderem ter acesso a universidade. Vocês concordam com isso, concordam em serem taxados de seres inferiores quanto a sua capacidade mental? Se concordam, vocês mesmos concordam que são inferiores intelectualmente aos brancos, o que é uma grande mentira.
      Alguns apenas aceitam essas cotas porque se aproveitam delas para ingressarem na faculdade.
      O que me impressiona, é que esses mesmos cotistas, sentem vergonha de admitir que passaram por cotas, ou seja, com uma nota inferior ao desempenho de pessoas que estudaram mais e se esforçaram mais.
      Sou completamente contra cota racial. Cotas para pessoas de péssimas condições que querem realmente estudar e terem oportunidades, até vai. Vamos ver quando o governo vai criar vergonha na cara para melhorar o ensino público. Quanto a cota racial, tá bem na cara que é apenas mais um tipo de preconceito que taxa negros entre outros de menos …

    • Anônimo
      Anônimo 18/09/2012, 17:54

      É da natureza do brasileiro concordar com qualquer coisa que lhe traga algum tipo de vantagem. Eu sou descendente de libaneses, portugueses entre outros. Se tivesse cota para arabes, nao acharia ruim.

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 07:45

    O sitema de cotas é uma reajuste, readequação, já que durante toda a história do País, sempre foi descaradamente oportunizado educação, trabalho etc para pessoas de cor e raça branca. Não tem nada a ver com fator de capacidade, pois sabemos que qualquer pessoa negra pode vencer por mérito próprio, mas como isso nunca foi possivel justamente pq uma vaga disputada por um branco e um negro, o branco sempre levou maior vantagem, então adotam-se as cotas. Assim foi feito em paíse onde a questão racial sempre foi presente como Estados Unidos, Inglaterra etc.

    • l.
      l. 15/09/2012, 15:45

      Ah ta, então na hora do vestibular a máquina vai sair fazer uma busca pra dar nota melhor pro branco... aham...

    • Anônimo
      Anônimo 16/09/2012, 12:12

      Sou branco e pobre! Como eu fico?
      E osnetos do Pelé, que são negros e ricos? Entram na maior facilidade!
      Muito justo este sistema de cotas!
      Queremos educação de qualidade nas bases, para que só se entre em universidades por Mérito!!!
      É nisso que dá colocar um Presidente que nunca estudou no poder (que continua mesmo depois do mandato), ele não sabe o valor que a educação tem!

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 08:02

    Racista safada

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 09:00

      Racista nada, leia o texto com atenção e interprete corretamente.

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 12:28

      Imagine um cara como vc no ensino superior, seu analfabeto

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 12:41

      Não se paga o mal com mais mau, pq os negros foram oprimidos no passado, vc não pode privilegiados agora, torna-se a mesa segregação, porem agora com o branco pobre que quer um lugar na faculdade. Assim como conheço varios que perderam vagas por conta disso para caras que tem a mesma condição financeira que eles

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 15:46

      Racista nada, você é que é todo cheio de coitadismo!

    • Unknown
      Unknown 08/11/2016, 16:38

      Em nenhum momento ela foi racista moço(a).
      Pelo contrario!

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 08:57

    Concordo com a Rachel, sou contra cota para negros pois há muitos brancos de baixa renda que não tem oportunidade de ingressar na faculdade, por que não oferecer cota para os de baixa renda ao invés de apenas os negros. Concordo que o Brasil tem um divida muito grande com os negros mas acho que hoje em dia não cabe mais favorecer um individuo taxando ele por diferença de pele.
    Acima de tudo deveriam tratar a deficiência do ensino público no Brasil que é a maior vergonha do país, isso é que impossibilita a entrada nas faculdades não a cor da pele.

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 11:04

      As cotas são para negros, e qualquer outro que se provar de baixa renda...pode ser até alemão, desde que prove baixa renda.

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 15:47

      Não, meu caro, tem cotas para quem é de baixa renda e tem cotas destinadas EXCLUSIVAMENTE para negros.

    • Anônimo
      Anônimo 20/09/2012, 18:20

      Sabe porque o movimento negro não quer dividir as cotas com os brancos pobres? Porque os brancos pobres vão ficar com a maioria das vagas, essa é a pura realidade e o movimento negro sabe muito bem disso.

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 09:06

    vem chupa meu pau

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 09:51

      voce com toda ctza vai querer entrar no sistema de cotas, filho de uma cadela que nao sabe nem escrever, simplesmente vem aqui e fala um lixo desses, é esse tipo de educação que ela esta se referendo, parabéns voce é um exemplo vivo do que ela disse no vide.

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 09:51

      ON escrevi referendo, leia-se referindo.

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 10:21

    Acho a burrice extrema do mundo fazer cotas raciais. Qualquer um que se acha discriminado vai continuar se achando estando na faculdade ou não. Cotas devem ser criadas sim, mas para pessoas pobres! Pessoas Negras, Índios, Amarelos, Brancos ou o que quer que sejam são iguais sim! Enquanto os próprios não se reconhecerem como iguais e capazes ficará difícil que os os outros o façam.

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 10:33

    Parabéns, se qualquer um pode vencer por mérito por que cotas?
    o Brasil tem sim uma divida, não só com negros, índios, brancos ou pardos tem uma divida com todos que estudam a vida toda em escola publica pois as condições de preparo para o ensino superior dessa instituição e muito inferior aos que estão em escolas particulares, deve existir cotas para quem estuda ou estudou em instituição publica toda vida, não por seu tom de pele. Agora se os negros, índios e pardos favorecidos nessa cota se acham vencedores parabéns , estão declarando publicamente que são inferiores e que precisão disso (cotas) para ingressar no ensino superior.

  • Góris
    Góris 15/09/2012, 10:47

    As coisas não são tão simples assim.
    Sou negro, trabalho numa grande empresa com mais de 10 mil empregados, no Rio de Janeiro (estado com alto percentual de negros na população, creio eu).
    Na base da empresa há aquela proporção X entre negros e brancos. Subindo um pouco acima na hierarquia, há praticamente a mesma proporção entre negros e brancos, mas quanto mais se sobe mais a proporção de negros vai diminuindo.
    Até chegar ao ponto que de 10 chefões, apenas um é negro.
    Será que ainda que não seja oficial e nem confirmado, não ha um racismo que or próprios personagens não se tocam?

    • rodrigo
      rodrigo 15/09/2012, 10:58

      me diz ai ... você se sente inferior? sente que tem uma menor condição que as outras pessoas? sera que o racismo não começa de si próprio e não das outras pessoas?

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 13:57

      Uma pergunta. Vamos analisar a população brasileira. Se formos ver, a maior parte da população se consideram brancos ou caucasianos, e outra parte, é de pessoas mestiças. Desculpa ser inconveniente, mas pelo menos aqui no sul, que é onde eu moro, é difícil encontrar uma pessoa negra de verdade. Há sim misturas, pessoas com a pele um pouco mais morena. Não sei como é ser negro, mais conheço o que é preconceito. Eu era gorda, e uma mulher gorda não tem espaço no mercado de trabalho. Infelizmente nos julgam pela nossa aparência, tanto que fui obrigada a mudar. Eu sei que não há como mudar a cor da pele, e eu odeio de morte pessoas preconceituosas, mas temos que concordar que além do preconceito que os negros sofrem contra pessoas incapazes de se enxergar no espelho, o próprio negro muitas vezes se considera diferente e tem atitudes racistas. Eu falo isto por experiência própria e por ter um amigo que é negro, e que, me desculpa falar, é mais racista que muito branco por aí.

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 11:08

    Ela tem razão em parte, o país tem divida sim, e cotas não é a solução final para o problema, porém, enquanto o problema não é resolvido, nada mais justo que uma medida provisória até que se resolva a disparidade, do jeito que está é que não pode ficar.

    • Unknown
      Unknown 15/09/2012, 11:52

      uma medida provisoria sim, vamos dizer: começar a melhorar o sistema publico de ensino, e quando a geração que começou com o novo sistema chegar à idade de entrar na universidade, diminuir as cotas nos seguintes 5 anos ate extingui-las. Outra opção e fazer o mesmo, mas no lugar de quotas oferecer cursos de nivelação de graça para QUALQUER UM DISPOSTO A ESTUDAR posso disputar vaga na universidade com uma base melhor. Cotas, o único que faz e aumentar a discriminação, lembrar as pessoas que existem diferencias, dizer que o outro tem menos capacidade e para alguns, que sem importar o esforço que faça para estudar sua vaga pode ser usada por outro com menor desempenho, só por ser de cor diferente. O Estado e o principal impulsor da discriminação, até temos cadeia para pessoas com curso superior...

  • Gean M
    Gean M 15/09/2012, 11:45

    Os maiores racistas são os beneficiados por cotas... essas cotas são puro segregamento!!! Ou voces acham que como a pessoa que entrou por cotas vai se sentir no meio de quem entrou por méritos???

    Analisem: Os negros podem falar sem medo: "EU TENHO ORGULHO DE SER NEGRO" .... os homossexuais podem falar sem medo : EU TENHO ORGULHO DE SER HOMOSSEXUAL".... agora imagem um branco falando "EU TENHO ORGULHO DE SER BRANCO... ou EU TENHO ORGULHO DE SER HETERO" ... analisem e vejam dentro de quem está o preconceito...

    • Anônimo
      Anônimo 15/09/2012, 14:10

      É isso aí. Aí é nós, pessoas que estão nem aí pra aparência física dos outros, que pagamos com a nossa vaga pelas merdas que outros idiotas fizeram. Posso dizer que minha família tem condições ruins, mas ganhei bolsa em colégio particular no ensino médio (exatamente por ter sido uma boa aluna no ensino fundamental), logo perdi o direito a cotas. Posso dizer que perdi duas vagas em intuições federais devido às cotas, enquanto colegas meus, passaram com desempenho inferior ao meu, apenas porque continuaram em colégio público no ensino médio. Tu acha realmente justo as cotas?
      Eu não acho. Conheço muita gente que tem direito às cotas e conseguem burlar a lei. Pagam cursinho pré-vestibular (que não sai por menos de 350 reais) e passam bem felizes no famoso vestibular. Graças ao meu esforço, e somente ao meu esforço, eu consegui passar em uma instituição federal, porém não consigo nem imaginar como será daqui para a frente com 50% de cotas.
      O mais ridículo, é ser considerado especial pela cor…

  • romuloctba
    romuloctba 15/09/2012, 12:10

    Cotas para Negros são um absurdo.
    Cotas para pobres e estudantes de ensino público são ótimas!

    Não acho justo um negro de escola particular ter mais chance que um branco de escola pública.

    Acho,sim, justo um negro de escola pública ter mais chance do que um branco de escola particular. Ou que um negro de escola particular.


    FODA SE A COR DA PELE!!!!!

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 13:10

    Como dizia Gabriel, o pensador:

    "...O quê que importa se ele é nordestino e você não?
    O quê que importa se ele é preto e você é branco
    Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços
    Se você discorda, então olhe para trás
    Olhe a nossa história
    Os nossos ancestrais
    O Brasil colonial não era igual a Portugal
    A raiz do meu país era multirracial
    Tinha índio, branco, amarelo, preto
    Nascemos da mistura, então por que o preconceito?
    Barrigas cresceram
    O tempo passou
    Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor
    Uns com a pele clara, outros mais escura
    Mas todos viemos da mesma mistura.."

    Sistema de cotas deve existir sim, mas para a população menos favorecida financeiramente.
    Contudo, isso não deve servir como justificativa para que nossos governantes não façam nada pela EDUCAÇÃO,SAÚDE, TRABALHO, DESIGUALDADE SOCIAL, enfim..!
    Não adianta mascarar o problema com as cotas ^^

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 13:27

    concordo com tudo, discordo de nada.

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 13:53

    Gente as cotas que foram aprovadas não foram raciais.... atualmente você só pode entrar pelo sistema de cotas se vc tiver cursado uma escola publica dês do 6 ano (5 serie)

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 14:02

    O sistema de cotas é uma aberração. O que o país está ganhando com isso ? Estamos colocando analfabetos nas faculdades para satisfafezar uma cor ou raça ? Temos que investir mais nas escolas de ensino básico e médio. Ao invés de ter cientistas excelentes, teremos um monte de idiotas com diplomas, para satisfazer os políticos que querem e reeleição. Antes de votar uma lei, devemos avaliar o resultado no futuro. Não podemos ser imediatistas. A opinião dela é correta. Se fosse para haver cotas, os índios seriam os primeiros a serem beneficiados. Chega de hipocrisia ! Vamos mudar o país de verdade, tratar os assuntos da maneira correta e não demagógica. Sem não tem competência, não pode entrar na Faculdade. Os negros deviam ter mais vergonha e lutar para melhorar o ensimo básico ao invés de serem humilhados mais uma vez no ensino superior. Agora para chamá-lo de burro, bast…

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 14:38

    o sistema de cotas foi a forma que os politicos corruptos do brasil encontraram para desviar verba e deixar comprovado que a educacao publica nao presta. Muitos alunos da rede publica adoraram a noticia, ao contario dos alunos da rede privada, como eu, pois conhecimento e competencia nao se definem por cor ou condicoes financeiras. Infelizmente moramos em um projeto de pais!

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 16:06

    ela está mais do que certa,
    cotas nas universidades não é nada mais do que uma ferramenta populista e injusta para criar a falsa atmosfera de igualdade.
    TODO brasileiro é sim descendente de negros, indios e brancos, mesmo que essa ligação hereditária não se expresse por meio da quantidade de melanina produzida pelo corpo.

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 16:44

    KDE COTA PRA 100% JAPONES? ha? poticos fdps, o japones n fudeu o negro no passado, e agora vai toma no cu tbm? vsf'

  • Edu
    Edu 15/09/2012, 17:30

    eu acho que as cotas são descendentes de bin laden, tipo do kurgistão, então uma cota parte disso é uma gota branca e que pode ser misturada com gelo, da um belo martini (com gelo), sem azeitona mas com paçoca.

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 20:03

    Nosso povo de um modo geral é um povo covarde e hipócrita. Nossos "DIGNÍSSIMOS CANALHAS", representantes no Congresso, se aproveitam da mediocridade brasileira e lançam leis politiqueiras e auto-imunes(leis que não podem alcança-los)e às que os favoreçam. Então vejamos: Caixa prioritário para Gestantes, Idosos e Deficientes Físicos. 1)A não ser que a mulher esteja com uma criança de colo, gestante não é doença ou deficiência. É só verificar quantas gestantes você encontra batendo perna o dia inteiro pelos Shopping Centers, fazem suas tarefas diárias em casa, mas na hora de encarar uma fila, "dá licença, eu tenho à preferência"...2) Idoso, digo a mesma coisa, não é doença. A não ser que realmente ele não possa se manter numa fila por complicações de saúde, de duas uma, ou ele deverá estar em casa ou no hospital se tratando, ou ele deverá ser enquadrado como deficiente. Quantos idosos estão por aí esbanjando saúde, correndo nos parques, maratonas e inclusive trabalha…

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 20:07

    Em tempo. Já repararam que essas leis para os idosos foram votadas vislumbrando o futuro deles(políticos).!!!!

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 20:17

    A melhor solução é tratar as pessoas por pessoas não por raças e tirar toda essa ladainha de cotas e fazer cada um a sua parte, isso ai e a mesma mer** que partidos políticos só serve pra atrasar a vida das pessoas.

  • Unknown
    Unknown 15/09/2012, 20:49

    gostei do ponto de vista dela, é extamente igual o meu ., somos todos enganados, alguem lembra do pronunciamento da Dilma no dia 7 de setembro? pis é aquilo já era um direito nosso, por ñ ppoder devolver o nosso dinheiro pelas cobranças de txas, que tudo isso redeu 7 bilhões, deu desculpa discarada de redusir a taxa. BRASIL UM PAÌS DE TOLOS.

  • Carlos
    Carlos 15/09/2012, 20:51

    Não tem relação nenhuma cota e educação básica ruim... Se a educação básica publica fosse boa o pobre, o negro entre outros continuaria fora da universidade. Ou nós acreditamos numa utopia onde quem tem dinheiro vai deixar a vaga de seu filho ser retirada? Galera se o ensino básico público for bom o que vai acontecer? O rico vai colocar seu filho lá e vai pagar um cursinho para ele, que após chegar em casa terá todo o luxo para poder estudar, enquanto o pobre tem acesso a escola de qualidade e tem que trabalhar quando chega da escola... Moral da história a vaga na universidade vai continuar sendo do rico. Então vamos parar de sonhar com uma utopia que é ESCOLA BÁSICA PUBLICA DE QUALIDADE

  • Alexandre K.
    Alexandre K. 15/09/2012, 21:37

    O que ela disse, têm fundamento, é obvio. Mas não é a Sheherazade quem redige (e decide) a fala. A loira é só uma ancora, e bem ruim. Seu maior pecado: não inspira credibilidade.

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 22:49

    Palmas pra Rachel!

  • nicolas
    nicolas 15/09/2012, 23:15

    Muitas pessoas ficaram ai falando pra caraio no comentários mas não adianta escrever um texto ou escrever boas palavras mais sim tem que dizer o que realmente pensa e eu penso que ela esta certa por que se as empresas dão preferencias para um tipo expecifico de raça isso ai já é preconceito dessa empresa mais eu não acho certo um país onde abrem a boca para dizer que todos são iguais fazer que algumas pessoas pretas(sim eu chamo de preto e não sou preconceituoso por que preconceito é se eu usasse essa palavra de alguma forma para fazer ele inferior a mim)ou indígenas e etc...tenham menas dificuldades por que afinal a raça não importa de poha nenhuma na hora de fazer a coisa certa.

  • rodrigo
    rodrigo 16/09/2012, 10:09

    tudo bem ... mais se a escola publica tiver uma base de qualidade o estudante mesmo que sai da escola e vá trabalhar ele vai ter uma chance a mais de ser algo na vida ... não tenho vergonha de ter estudado em escola publica toda minha vida e no ensino médio fazia estagio e mesmo assim consegui uma vaga em instituição de ensino superior federal... eu não tenho cota, não tenho vantagem nenhuma, sera que foi por esforço próprio ?
    O que o povo brasileiro tem que entender e que por mais que exista diferença racial,social, cultural e la se vai as diferenças que não se pode listar cada um deve fazer a sua parte correr atras do seu sonho, nascemos e a unica coisa que temos a criar e preservar e nosso NOME e CONHECIMENTO se temos isso podemos chegar a qualquer lugar.

  • Anônimo
    Anônimo 16/09/2012, 12:19

    Muiuta gente na minha turma de faculdade, ha 10 anos atras entrou pela porta da frente e eram negros e estudaram em escola publica!
    Quando o cara tem berço, tem familia, tem mãe para educar, para dar uns tapas na bunda, o cara pode ser o que for na vida, mas entrará por mérito!
    Mas nosso país é uma vergonha! Os pais não dão educação, o governo proibe a palmada educatória!
    Resultado, num futuro proximo vamos ter pessoas mal acostumadas com a realidade, que vão querer as coisas todas de mão beijada!
    É bolsa isto, bolsa aquilo, e cotas!
    Merecer que é bom NADA!
    É dando que se recebe! Vc dá uma cota na universidade e recebe um voto! Viva os politicos brasileiros!
    Viva o povo burro brasileiro! Que vai ser pobre o resto da vida enquanto o governo ficar dando tudo de mão beijada!
    Este país não vai crescer nunca! Vai continuar aplaudindo a seleção brasileira ganhar da China de 8X0 no futebol, enquanto não ganhamos nada economicamente, eles é que estão falizes, crescendo, enquanto aqui só tem engana…

  • Adorador
    Adorador 16/09/2012, 21:07

    Somente quem entrou na faculdade por cotas sabe seus benefícios. Não é e nunca será o melhor meio de reparar as injustiças sofridas por nenhuma raça no Brasil, mas é um caminho viável. Todos sabemos que o negro é discriminado até mesmo nas intenções, e fazemos parte da maioria dos pobres e favelados deste país, diminuindo até mesmo nossa autoestima. As cotas não resolvem nossos problemas, mas nos dão um animo para seguirmos acreditando. E quem não quiser entrar por cotas, existem outros meios, é só conferir.

  • Anônimo
    Anônimo 17/09/2012, 16:39

    Certíssima, e mais um dado pra se pensar:
    Porque o IME e o ITA nao tem sistema de cotas? porque a ANta da presidente sabe que as melhores cabecas tem que sere escolhidas por CONhecimento e Inteligencia, e nao por essas baboseiras eleitoreiras.

  • Unknown
    Unknown 23/10/2012, 09:27

    Por tudo o que ouvi e li até agora, o maior argumente em favor das cotas esta baseada numa suposta reparação devida aos negros em função do regime escravocrata que existiu no Brasil até final do século XIX.
    Creio que isto por si só já é um argumento bastante simplista, deixa de levar em conta uma série de fatores históricos que deveriam ser analisados.
    No entanto, gostaria de levantar outra questão que até o momento não foi considerada:
    Como ficam os milhões de descendentes de imigrantes (italianos, japoneses, alemães, etc.) que foram atraídos para o Brasil por propaganda enganosa do governo federal e que aqui chegaram, após penosa viagem em condições precárias, justamente para substituir a mão de obra escrava liberta nas fazendas brasileiras?
    Ou ainda aos milhares que foram enviados para terras despovoadas (principalmente no sul do país), sem nem uma ajuda do governo e que construíram cidades com seu próprio esforço?
    Como ficam os direitos destes descendentes que nada tem a ver com o pass…

  • Anônimo
    Anônimo 22/12/2012, 09:28

    Apartheid brasileiro.

Adicionar Comentário
comment url