10 extensões do Firefox que ajudam a mantê-lo seguro

Ter segurança na web é muito importante. Para usuários do querido navegador Firefox, algumas extensões podem ajudar a aumentar o nível de proteção contra worms, hackers, phishing e coisas do gênero. Mas você tem que saber que mesmo instalando todas as extensões e engordar seu firefox, não estará a salvo das armadilhas da internet. Uma dica é visitar sites de fontes confiáveis, e não baixar arquivos desconhecidos. Pesquise se ver algo suspeito. Por exemplo, quando vejo algo muito duvidoso no meu email, eu jogo no google. Bom, vamos as extensões.

BetterPrivacy Protege a longo prazo contra monitoramento de cookies maliciosos e que não podem ser apagados. A extensão deleta esses objetos para você. Você pode também filtrar os cookies e decidir qual deseja excluir. É uma ferramenta simples e eficaz.

BlockSite A extensão lhe dá a opção de bloquear sites considerados perigosos e impróprios para a família (sites pornôs,por exemplo). Ainda desativa todos os links dos sites não permitidos em resultados de pesquisa. Para colocar um site na lista negra é só acessar o menu da extensão, vá em Ferramentas> Complementos e em cima da extensão clique no botão opções, e adicionar a URL maliciosa. Assim, você não conseguirá acessar o site, a não ser que tenha tirado da lista negra.

Dr. Web Anti-virus Permite verificar qualquer arquivo que você está baixando, ou analisar páginas que você está navegando, para não instalar malware no seu computador. Ao clicar em um link com o botão direito, poderá ver a opção Dr. Web Anti-vírus no menu. Clique nele e ele digitalizará para procurar se existe algum direcionamento de malware no seu computador.

FormFox Sabe o que é formulário? São campos onde vamos fazer login ou se cadastrar em site, por exemplo, nome, idade, email... Essa extensão serve para saber onde vai essas informações preenchidas, é só passar o ponteiro do mouse sobre o botão "enviar" ou "concluir", dependendo do site. Muito bom.

Ghostery Ghostery lhe dá o alerta sempre quando um site está "espiando" você. Quando está com a extensão ligada, ele analisa constantemente o site para determinar se está executando scripts ocultos que acompanhe o seu comportamento. Se isso acontecer, ele irá alertá-lo. Então poderá decidir sair do site ou não.

Location Bar Phishing scams são uma real preocupação para internautas. Locationbar ajuda a resolver o problema. A extensão codifica URLs ocultos e exibe um link específico onde irá redirecioná-lo para. Você pode ainda clicar em diferentes partes do URL, se você quiser voltar para a página inicial do site ou ir pra o site que que te levou a clicar na página onde está. É uma extensão útil.

NoScript NoScript é uma ferramenta útil que permite que o Javascript ou Java funcione apenas em sites confiáveis. Ela ajuda a prevenir ataques cross-site scripting e clickjacking. É na barra de status, que lhe dá a opção de permitir ou bloquear o javascript sobre o site que você está navegando. É um ótima ferramenta.

Password Hasher Se você acha que suas senhas não são tão fortes assim, o Password Hasher é a ferramenta para você. Depois de instalá-lo e criar uma senha mestra para o serviço, ele irá gerar automaticamente senhas fortes para os sites que você especificar. Você pode escolher o quão forte deseja que senha seja (senha leve ou forte), e a extensão fará o resto. É uma ótima ferramenta para sites sociais.


Quick Java Quick Java torna fácil ativar ou desativar o Java e o Javascript no navegador com apenas alguns cliques. Fica na barra de status na hora que precisar. É uma ferramenta útil e extremamente simples e eficiente.

Web of Trust Web of Trust informa sobre sites perigosos que oferecem malware ou enviar spam antes que você seja afetado. Quando está navegando em um site, Web of Trust exibe um ícone colorido, que lhe dará a sua nota. Verde significa seguro. Amarelo signifca que você deve prosseguir com cautela. E vermelho significa que você deve evitar o local. Estes ícones são apresentados juntos aos resultados de pesquisa. É uma ferramenta importante pra você que quer estar mais seguro online.

Top 3
Comece com essas três ótimas extensões.
  1. NoScript
  2. Web of Trust
  3. Locationbar
Adaptado de News.Cnet.com
Próxima Postagem Postagem Anterior
2 Comentários
  • Paloma Peglow
    Paloma Peglow 06/06/2009, 16:46

    boh legal saber desses programs..mas acho que podemos der varios programasm que sempre vai der algum virus ou hacker de passa eles...

  • Dani
    Dani 07/08/2009, 23:25

    Boas dicas!
    É sempre bem vinda
    qualquer nóticia/produto que ajude-nos a nos proteger dessas pragas virtuais.
    Abraços

Adicionar Comentário
comment url