Meme: The Harlem Shake

The Harlem Shake versão de The Sunny Coast Skate

 O memeHarlem Shake” é onde pessoas se sacodem e extravasam ao som da música homônima do produtor americano Bauuer.

Origem

Apesar do vídeo do cantor Baauer ter sido postado no YouTube em maio do ano passado, os vídeos paródias começaram a ser divulgados a partir do dia 2 de fevereiro de 2013 no site. No filme, quatro amigos fazem movimentos de conotação sexual e dançam em um quarto. No início, apenas um deles se movimenta. Na sequência, todos acabam contagiados. Com 5,4 milhões de visualizações, o filme gerou uma série de réplicas.

Viral

Segundo post publicado no blog YouTube Trends, cerca de 12 mil vídeos relacionados ao tema já foram publicados – agora, são cerca de 4.000 novos a cada dia. A mania já contagiou empresas de mídia como o BuzzFeed e o College Humor, nos Estados Unidos, que fizeram versões para o vídeo. Semana passada, foi a vez do Facebook divulgar sua versão para Harlem Shake.  A dupla de músicos Matt e Kim  também produziu uma. Somados todos os vídeos, a audiência já supera 44 milhões de visualizações, segundo o blog do YouTube. Nesse Tumblr é possível encontrar uma seleção com os melhores vídeos.

DO THE HARLEM SHAKE (ORIGINAL)



 O pioneiro da ideia foi o vlogger Filthy Frank com o vídeo Do the Harlem Shake (vídeo acima), que atualmente tem mais de 12 milhões de visualizações, em que pessoas fantasiadas dançam no ritmo da batida da música fazendo movimentos de conotação sexual.
Mas foi na versão do usuário The Sunny Coast Skate que o Harlem Shake virou febre na Internet e se transformou em um meme. O vídeo de apenas 30 segundos, publicado em 2 de fevereiro, mostra um homem usando um capacete que começa a dançar sozinho enquanto os demais rapazes do quarto não parecem ligar para o que está acontecendo. De repente, todos começam a dançar freneticamente. A brincadeira dos garotos parece ter dado certo, pois o vídeo já foi visto mais de 5 milhões de vezes e teve cerca de 40 mil “gostei” no YouTube.
Além de se tornar sucesso entre os usuários do YouTube, o meme também ficou conhecido em outros sites da Internet. A busca por Harlem Shake no Google teve um crescimento de 669% em apenas uma semana e no Twitter 4.500 mensagens usaram o nome da música.

Fontes: http://info.abril.com.br/noticias/internet/harlem-shake-e-a-nova-mania-do-youtube-14022013-1.shl
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/02/harlem-shake-o-novo-meme-em-video-no-youtube-entenda.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url