A triste história de uma das maiores e mais conhecidas personagens da mitologia grega: Medusa

 

"Abusada, injustiçada, e tratada até hoje como uma das grandes vilãs dos deuses e guerreiros gregos." Abaixo, um copia e cola (com pequenas correções) de um thread do twitter, contando a versão mais conhecida e tratada como a oficial sobre a Medusa:

Medusa era filha de Fórcis e Ceto, duas divindades marinhas que por sinal eram irmãos (naquela época os deuses e divindades eram tudo primo, irmãos e enfim... nem tenta entender o conceito). E disso nasceu Medusa e suas irmãs górgonas: Esteno e Euríale.

Medusa nasceu com uma beleza extraordinária, algo extremamente incomum. E por ter uma grande admiração por Atena - Deusa da sabedoria - Medusa decidiu se tornar sacerdotista no templo da Deusa. Para isso se precisava ser pura e virgem, e ela era até então.

Medusa era uma sacerdotista perfeita, adorava a Deusa e era respeitosa com o templo. Mas por sua tamanha beleza, cada vez mais fiéis iam ao templo, mas não pela Deusa Atena e sim para verem Medusa e sua beleza.

A fama sobre a beleza de Medusa começou a se tornar maior, e cada vez mais homens se aproximavam do templo. Atena ficava mais enciumada pela atenção dada a ela, e um certo dia um cidadão ousou dizer que o cabelo de Medusa chegaria a ser mais bonito do que o da Deusa Atena.

Certo dia enquanto andava perto da orla, Medusa foi vista por Poseidon - Deus dos mares - ele ficou completamente encantado pela beleza dela e em algumas versões dizem até que ficou apaixonado. No entanto, Medusa resistiu a todas as investidas do Deus.


A questão é, Poseidon e Atena simplesmente tinham uma relação extremamente complicada. Faziam o que era possível para atingir um ao outro. E Poseidon sabia que seria completamente ofensivo para Atena se ele se deitasse com a sua principal e mais devota Sacerdotista.

Então Poseidon criou uma obsessão por Medusa, porém ela sempre o rejeitava. E cansado de sempre levar "não" ele simplesmente decide por possui-la a força. Ou seja, estuprá-la.

Desesperada, Medusa corre para dentro do templo de Atena em busca de proteção. Poseidon invade o templo, agarra Medusa e a viola no chão do templo enfrente a estatua da Deusa Atena.

Após a violência sexual feita por Poseidon e sofrida por Medusa, Atena aparece enfurecida. E decide imediatamente castigar cruelmente sua sacerdotista. Para Atena castigar Poseidon estava fora de questão já que ela acreditava que esse ato era da "natureza masculina".

A Deusa da sabedoria acreditava que Poseidon não poderia ser responsabilizado por isso, já que ele tinha sido meramente "enfeitiçado" pela beleza de Medusa, e que Medusa tinha o atraído para isso.

Então a Deusa considerou Medusa completamente culpada por seduzir o Deus, trazer desonra ao templo e desrespeitar a sua Deusa na qual jurou ser devota. Então amaldiçoou Medusa, transformando seus belos cabelos em cobras, deixando sua pele escamosa e seus olhos amaldiçoados

E de todas as maldições a mais cruel para Medusa: Desse dia em diante qualquer um que a olhasse nos olhos se transformaria em pedra imediatamente. Ela seria destinada a solidão.

Não somente Medusa foi amaldiçoada como também suas irmãs Esteno e Euríale. No entanto, suas duas irmãs eram imortais, mas Medusa não. E por esse motivo começou a ser perseguida por vários guerreiros que queriam ter a "honra" de matar a temível e cruel Medusa.

Cada vez mais homens iam atrás de Medusa, por ela ser mortal era capaz de ser morta. No entanto, Medusa além de ter a maldição de transformar em pedra, também sabia técnicas de arco e flecha. Ela também pegou ranço dos homens, ou seja, sentia prazer em matá-los. Matadora de homens. 

Segundo antigos poetas gregos, Medusa e suas irmãs após a maldição se mudaram para uma caverna que ficava próxima a um país chamado hespérides (tem outras referências  sobre outras histórias ligadas a hespérides). E tipo, elas ficavam lá de boa, a galera que ia atrás de Medusa.

Por conta de vários guerreiros irem atrás de Medusa e todos morrerem, um rei tirano de uma ilha chamada Cíclade, enfurecido, obrigou o jovem guerreiro Perseu a ir atrás de Medusa, matá-la e cortar a cabeça dela. Se ele não o fizesse, o rei violentaria sua mãe.

Então o jovem guerreiro foi até Atena, e a Deusa comovida pela sua história decidiu ajudá-lo com essa tarefa quase impossível. Então Atena e outros Deuses deram apetrechos especiais que ajudariam Perseu a matar Medusa.

Alguns dos apetrechos especiais de Perseu: Elmo que o tornava invisível, presente de Hades. Sandálias aladas, presente do Deus Hermes. Um escudo feito de bronze brilhar e uma espada feita para cortar a cabeça de Medusa. Medusa não tinha a menor chance.


Enfim, como esperado, Perseu conseguiu lutar contra Medusa e lhe cortar a cabeça. E matá-la. Após isso, Perseu ficou conhecido, até os tempos de hoje, como um dos maiores heróis da mitologia grega. O homem capaz de matar Medusa. E criando uma das maiores poses mitológicas.


Perseu entregou a cabeça de Medusa para Atena que passou a usar a cabeça em seu escudo para se proteger. Mas também existem histórias de outros guerreiros que levavam a cabeça de Medusa na guerra para poderem usar contra seus inimigos. Uma falta de respeito mesmo.

Mas algo que ninguém sabia é que quando foi decapitada por Perseu, Medusa estava grávida de Poseidon. E após sua morte e de seu sangue derramado nasceu o gigante guerreiro Crisaor e o cavalo alado Pegasus.

Medusa foi vitima de inveja, ciumes, obsessão, e violência sexual. Não teve nem mesmo como se defender, e foi destinada a passar anos sendo caçada por culpa de uma maldição que nem mesmo ela tinha feito merecer para ter. E no fim morta da forma mais injusta.

Sua morte foi comemorada por toda a Grécia, entre os Deuses e guerreiros. Afinal, um "monstro" era morto, algo sem coração e sem alma. Sua cabeça foi usada como apetrecho de guerra, circulando de mãos em mãos.

Então com o passar dos anos essa imagem fria e maldosa de Medusa se tornou popular e "normal". Quando na verdade ela que era perseguida e matava os que iam atrás dela por conta da maldição. Mas, por que será que mais uma vez colocaram a vitima como vilã...

Fonte: https://twitter.com/mendeshostage/status/1117493372812451841
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url