Não faço mais "trainfollower", "followback" "sigo de volta", "SDV"

 

Por muito tempo eu segui a prática do "sigo de volta" em várias redes sociais. Consiste em você seguir de volta o perfil que te seguiu na rede social, por exemplo, no twitter. É conhecida como "trainfollower", "followback" ou na sigla em português SDV (Segue/Sigo de Volta). Porém não faço mais!

Ano passado que comecei a limpeza nas minhas redes sociais. No Facebook deletei pessoas que não conhecia e só mantive pessoas que conheço e somente adiciono pessoas que conheço na vida real ou que eu tenha algum contato virtual um pouco frequente. Não foi muito trabalhoso pois não tinha tantas pessoas... ao contrário do twitter. 

No twitter, deletei perfis em massa: inativos; de outros idiomas; robôs; etc. Usei algumas ferramentas para isso, como por exemplo o Unfollower Stats. Deu muito trabalho. Meu perfil do twitter ainda está inchado, por volta de 16k tanto de seguidores como de pessoas que sigo mas ainda queria que fosse bem menos. Fiz o mesmo no Pinterest e no Tumblr. 

 Hoje em dia prefiro a máxima "qualidade perante a quantidade". Prefiro seguir perfis que me interessem, não importando se vão seguir de volta ou não. E é bem melhor assim. Seguir por seguir não tem muita graça. O melhor é interagir! Curtir, compartilhar, comentar, etc usar as ferramentas da rede social para se entreter, informar, divulgar... com as pessoas que você segue E acho melhor assim. Followback nunca mais!




Próxima Postagem Postagem Anterior
3 Comentários
  • Anônimo
    Anônimo 07/06/2021, 17:51

    Bom blog cara, acompanhava ele em 2010, continue o bom trabalho

    • Edu Chaves
      Edu Chaves 09/04/2022, 10:59

      Muito obrigado!

  • Donato Mendes Ferreira
    Donato Mendes Ferreira 22/09/2022, 13:33

    Eu fazia isso no Kwai. Cheguei a 4,9k de seguidores e parei de seguir de volta, é muita gente kkkk

Adicionar Comentário
comment url