O que é Inspiration Porn (pornô inspiracional)



Mariana Torquato é uma administradora, palestrante e ativista brasileira. É uma das figuras brasileiras mais notáveis do movimento das pessoas com deficiência no Brasil. No twitter, ela explica em uma série de tweets sobre o inspiration porn (pornô inspiracional), mostra o quanto isso é errado e que deve ser evitado:

💻Será que o mundo está preparado pra entender que pessoas com deficiência não estão aqui pra inspirar pessoas sem deficiência a darem mais valor a sua vida ou corpo? 🤷‍♀️

💻Esses vídeos e fotos de pessoas com deficiência fazendo atividades comuns, que não seriam nada inspiradoras quando realizadas por pessoas sem deficiência, são muito compartilhadas por aí. e o que causa esse sentimento de pena/emoção é o capacitismo que mora dentro de você!

💻Isso é uma consequência da ideia que pessoas com deficiência são incapazes e, portanto, qualquer coisa que faça é considerado um exemplo de superação, uma inspiração. O termo usado pra isso é inspirational porn, o pornô inspiracional.

💻No dia que eu subir o Everest com uma mão só, aí sim pode me chamar de exemplo de superação, mas se eu tiver lavando uma louça ou cortando uma cebola, entenda que eu to só sobrevivendo mesmo, assim como você. repassem essa thread adiante!♿💙

No vídeo abaixo ela detalha um pouco mais sobre o inspiration porn:

Descrição do vídeo: "É curioso como muita gente, ao ver pessoas com deficiência em situações normais do cotidiano, pensam em frases como: “Você é um grande exemplo de superação” ou “Pessoas como você inspiram a gente”. O que a olho nú parece um elogio, na verdade é um preconceito disfarçado, mesmo que involuntário. Pessoas com deficiência ganham o status de “Exemplo” não por fazerem grandes feitos, mas simplesmente por levarem vida normal como qualquer pessoa e fazer o que todo mundo faz tipo: trabalhar, se divertir e namorar Ou seja, na cabeça das pessoas o natural seria que a pessoa com deficiência vivesse triste e reprimido em casa, sem fazer nem produzir nada, então qualquer coisa que não seja assim, é visto como exemplo de superação. Isso tem um nome: capacitismo." 


Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url