O que é Blackfishing e por que é tão polêmico?


Blackfishing é um termo usado para alguém que estaria fingindo ser negro ou miscigenado nas redes sociais. Várias influencers (influenciadoras digitais) do Instagram que estão sendo acusadas de modificar seus traços e corpos para se parecer mais com uma mulher negra. 
Jackie Brandão no twitter: "Bianca Andrade branca com cabelo crespo recebe elogios. Taís Araújo negra de cabelo crespo recebe comentários racistas. Hipocrisia a gente ver por aqui."



Pessoas têm comentado nas fotos que elas publicam apontando mudanças no visual, como pele mais escura, lábios mais grossos, glúteos maiores e uso de cabelos encaracolados ou com tranças. O fenômeno social da apropriação de aspectos da cultura negra por pessoas de pele mais clara com o intuito de tirar proveito pessoal dessa identificação através da projeção da imagem ganhou o nome de blackfishing e vem causando polêmica nas redes sociais

Kim Kardashian a famosa mais acusada por prática de blackfishing

Ao praticarem blackfishing, estas pessoas estariam ocupando nas redes sociais um espaço normalmente utilizado por pessoas negras para promoverem produtos, ideias, hábitos de comportamento e troca de informação. Os críticos alegam que isso seria o aproveitamento indevido e injusto da fama conquistada a duras penas pelos negros na sociedade.

Influencer polonesa Aga Brzostowska

Duda Buchmann resumiu toda a situação na frase "Está na moda ser negra, desde que você não seja negra" e comentou sobre o polêmico caso da influenciadora Bianca Andrade no blog da Revista Donna

Fontes: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46458844
https://twitter.com/jaqy_santana/status/1082395736824791042
Próxima Postagem Postagem Anterior
1 Comentários
  • Ozymandias_Realista
    Ozymandias_Realista 26/07/2020, 01:43

    Realy... Really... Bad...

Adicionar Comentário
comment url