Folding at Home - transforme o seu computador numa arma contra o Covid-19

Folding@home

O Folding@home (foldingathome.org) é um projeto de computação distribuída desenhado para realizar simulações de enrolamentos de proteínas. O projeto foi lançado a 1 de outubro de 2000 e é atualmente gerido pelo Grupo Pande, do departamento de Quimica da Universidade de Stanford, sob a supervisão do professor Vijay S. Pande. 

É um consórcio de 11 laboratórios em todo o mundo que usam os dados para estudar a estrutura molecular de doenças como câncer, ELA e influenza. A pesquisa sobre o COVID-19 começou no início de março de 2020 e o esforço de crowdsourcing é alimentado por centenas de milhares de GPUs da Nvidia e dezenas de milhares de GPUs da AMD. Atualmente é o maior projeto do gênero, à frente do BOINC.

Como funciona?



Na prática, permite que os computadores pessoais, dos mais fracos aos mais potentes, possam contribuir para a resolução mais rápida de problemas matemáticos de investigações científicas. 

Depois de ter anunciado na semana passada que iria dedicar-se também ao estudo do novo coronavírus (SARS-CoV-2), a contribuição feita pela comunidade já permitiu identificar a estrutura da proteína que constitui ponto de ligação do novo coronavírus às células humanas. 

Ao doar parte do processamento do seu computador vai contribuir para a resolução de um problema maior. As investigações são divididas em “unidades de trabalho”, que são colocadas nos servidores da Folding@Home. Cada unidade de trabalho é depois distribuída por milhares de computadores que estão a executar o programa.

Por ter sido declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia, o Covid-19 fez estalar uma onda de contribuições em todo o mundo. 

Os valores começaram a aumentar no início do mês de março, mas foi já no final da semana passada que se deu o grande salto, graças aos apelos feitos nas redes sociais, incluindo de grandes tecnológicas como a Nvidia e a AMD.


Para você participar do projeto e ajudar investigadores na luta contra doenças como o cancêr de mama ou do rim,  Alzheimer, a doença de Parkinson e, agora a grande prioridade, o Covid-19, basta fazer o download do programa e instalar. 

Simples! Neste link: foldingathome.org/start-folding/.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Folding@home
https://visao.sapo.pt/exameinformatica/tutoriais/2020-03-17-folding-at-home-como-contribuir-para-covid-19/
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url