Meme: Com licença / Engomadinho / Garoto Playboy


 O meme do "Com licença", às vezes conhecido também como "engomadinho" ou "garoto playboy", surgiu no início de 2014 nos E.U.A mas se tornou popular no Brasil no início de janeiro de 2019. É usado em variados contextos: para ilustrar situações de privilégios que não são reconhecidos; situações “constrangedoras”, em que não se sabe lidar muito bem; comportamento de um jovem rico ingênuo ou demasiadamente educado.

Origem
 Em setembro de 2014, o perfil Lucky Luciano publicou no Twitter uma foto despretensiosa em que aparece com marca de sol nas canelas e vestido de camisa social, bermuda, cinto de couro e sapatos moccasins. Mas a imagem só viralizou em 2016 nos Estados Unidos. Na legenda do post, ele dizia: “Você sabe que eu tinha que fazer isso”. O tuíte foi replicado milhares de vezes, antes da conta desaparecer. A foto foi tirada na região de Tampa, na Flórida.  O local se tornou praticamente um ponto turístico:
link do tweet 

Alguns artistas americanos também entraram no jogo do meme, exemplo do cantor americano John Mayer:
imagem no instagram

Quem é o garoto da foto?


O nome do rapaz é Luciano. Ele é um americano morador de Tampa, na Flórida, que já está inclusive ciente de sua fama no Brasil. Hoje, o jovem tenta rentabilizar seu sucesso vendendo camisetas do seu estilo. Nas redes sociais, ele mantêm conta no Instagram, no twitter e também um canal no Youtube. Na imprensa local, Luciano chegou a ganhar destaque, em maio do ano passado, após ter sido preso por posse de drogas. Segundo o escritório do xerife do condado de Hillsborough, em Tampa, o jovem de 21 anos foi preso no dia 12 de maio, tendo sido libertado em 1º de junho. Nas redes sociais, o acusado alegou ter sido detido ilegalmente e divulgou um site de financiamento coletivo visando a arrecadar US $ 7 mil (cerca de R$ 26,3 mil) para despesas judiciais, como pagamento de fiança e de um advogado para processar os policiais. "Fui seguido, perseguido e detido ilegalmente por policiais que encontraram a tentativa de arruinar a minha vida. Eles acharam isso engraçado, divertido e me atormentaram o tempo todo", afirmou Luciano à época dos fatos. Apesar dos esforços, o crowndfunding não foi bem sucedido e o jovem angariou apenas US $ 250 (aproximadamente R$ 939).



Fontes: https://www.huffpostbrasil.com/entry/meme-engomadinho-origem_br_5c3e49a4e4b0922a21d9691f
https://gay.blog.br/humor/quem-e-o-playboyzinho-do-meme-com-licenca/
https://extra.globo.com/noticias/mundo/americano-da-foto-que-originou-meme-com-licenca-diz-que-ama-os-fas-brasileiros-23382434.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url