Vídeo: A História da Água Engarrafada

O filme "The Story of Bottled Water" (A História da Água Engarrafada), lançado em 22 de março de 2010 (Dia Mundial da Água), utiliza o estilo de ‘História das Coisas’ para contar a história da demanda por coisas manufaturadas – como fazer os americanos comprar mais de meio bilhão de garrafas de água a cada semana quando esta já sai praticamente gratuita da torneira. Durante cinco minutos, o filme explora ataques da indústria de água engarrafada à que sai da torneira e sobre o uso de publicidade ambiental com temática sedutora para encobrir as montanhas de lixo plástico que ela produz. O filme termina com um convite para que os telespectadores assumam o compromisso pessoal de evitar as garrafas e apoiar o investimento público em água de torneira potável e disponível para todos. Assista baixo, com legendas:

A História da Água Engarrafada - Legendado

Transcrição do vídeo:

Esta é a história sobre um mundo obcecado com coisas. É uma história sobre um sistema em crise.
Nós estamos destruindo o planeta. Nós estamos nos destruindo uns aos outros. E nem sequer estamos nos divertindo. A coisa boa é que quando começarmos a entender o sistema, começamos a ver muitos lugares para intervir e tornar esses problemas em soluções. 

Um dos problemas em tentar usar menos coisas é que algumas vezes sentimos que realmente precisamos delas. O que acontece se você viver em uma cidade como, digamos, Cleveland e quiser um copo de água? Será que você vai se arriscar e pegar água diretamente da torneira que vem da rede municipal? Ou você vai pegar uma garrafa de água que vem das florestas intocadas de... Fiji?
Bem, a marca de água Fiji pensou que a resposta a esta pergunta era óbvia. Então eles construíram toda uma campanha ao redor dela. Acabou sendo uma das jogadas de marketing mais burras em toda a história da propaganda. Veja que a cidade de Cleveland não gostou de ser alvo de piada de Fiji, então eles fizeram alguns testes e adivinhe? Estes testes mostraram que um copo de água de Fiji é de qualidade inferior, ela perde em testes de degustação contra a água das torneiras de Clevaland e custa milhares de vezes mais. Esta história típica acontece quando você testa água engarrafada com água de torneira. Ela é mais limpa? Às vezes sim, às vezes não, em muitos aspectos, a água engarrafada é menos regulamentada que a água de torneira. Ela é a mais saborosa? Em testes de degustação feitos em todo o país, as pessoas escolheram a água de torneira do que a água engarrafada.
Estas companhias de água engarrafada dizem que estão apenas satisfazendo a demanda dos consumidores. Mas quem demandaria uma água menos sustentável, menos saborosa, um produtos muito mais caro, especialmente aquela água que você pode pegar quase de graça na sua cozinha? A água engarrafada custa cerca de 2.000 vezes mais do que a água de torneira. Você pode imaginar pagando 2.000 vezes o preço de qualquer outra coisa? Que tal um sanduíche de R$ 10.000,00? No entanto, os norte-americanos compram mais que meio bilhão de garrafas engarrafados toda semana. Isso é suficiente para dar mais de 5 voltas ao mundo. Como isso aconteceu? Bem, tudo isso retorna á forma de como funciona nossa economia de materiais e um dos principais estimuladores é a nossa conhecida demanda manufaturada. Se as companhias querem manter o crescimento, elas precisam continuar vendendo cada vez mais coisas.

Nos anos 70, as grandes companhias de refrigerantes ficaram preocupadas quando suas projeções de crescimento se estabilizaram. Há um limite à quantidade de refrigerante que uma pessoa consegue tomar. Além disso, não demoraria para que as pessoas começassem a perceber que o refrigerante não é saudável e voltariam, puxa... a beber água da torneira. Bem,a próxima grande ideia das companhias foi um produto que a maioria das pessoas desprezou, coisa de geração fugaz e consumista. A água é gratuita, as pessoas diziam naquela época, o que eles vão nos vender depois, o ar? Então como fazer para induzir as pessoas a consumirem este produtos que está na margem? É simples: você fabrica a demanda. Como você faz isso? Bem, imagine que você está no comando de uma companhia de água engarrafada. Dificilmente as pessoas vão fazer fila para gastar o dinheiro ganho com muito suor para comprar seu produto desnecessário, então você faz com que elas se sintam apavoradas e inseguras caso não tenham seu produto. E isso é exatamente o que a indústria da água engarrafada fez.
Uma de suas primeiras táticas de marketing foi assustar as pessoas sobre a água da torneira, como nos anúncios da campanha de Fiji Cleveland "Quando nosso trabalho é concluído", disse um alto executivo de uma companhia de água, "a água da torneira será utilizada somente para tomar banho e para lavar a louça". Em seguida, você esconde a realidade de seu produto pro trás de imagens de pura fantasia. Você já notou como a água engarrafada tenta seduzir-nos com fotos de rios e nascentes da natureza intocada? Mas adivinhe de onde realmente vem um terço de toda a água engarrafada dos EUA? Da torneira! A Aquafina Pepsi e a Dasani Coca-Cola são duas entre muitas que na verdade são água filtrada da torneira. Mas a mentira da natureza intocada é muito mais profunda.

Em um recente anúncio de uma página completa, a Nestlé disse: "A água engarrafada é o produto de consumo mais ambientalmente responsável no mundo." O quê?! Eles estão destruindo o meio ambiente ao longo de cada etapa do ciclo de vida do produto. Exatamente como é que isso é ambientalmente responsável? Os problemas começam com a extração e produção sendo que o petróleo é usado para fabricar as garrafas de água. A cada ano a fabricação das garrafas plásticas utilizadas para água engarrafada nos EUA, requer uma quantidade de petróleo e energia suficiente para abastecer um milhão de carros. Toda essa energia é gasta para deixar a garrafa mais resistente para que nós possamos transportá-la ao redor do planeta para depois a água ser consumida em apenas 2 minutos? Agora chegamos ao outro grande problema no outro extremo do ciclo de vida do produto: O descarte. O que acontece com todas as garrafas quando descartamos? Oitenta por cento acabam em aterros sanitários, onde vão permanecer por milhares de anos, ou em incineradores onde serão incineradas, liberando uma poluição tóxica. O restante é coletado para reciclagem. Eu fiquei curiosa em saber para onde vão todas as garrafas plásticas que eu coloco no lixo reciclável. Eu fiquei sabendo que navios cheios de garrafas estavam sendo enviados para India. Então eu fui lá. Nunca vou me esquecer, subindo um morro nos arredores de Madras quando eu me deparei com uma montanha de garrafas plásticas da California. A reciclagem de verdade transformaria essas garrafas em garrafas novamente. Mas isso não era o caso aqui.

Em vez disso essas garrafas foram destinadas a serem transformadas em produtos de baixa qualidade, que mais tarde seriam descartadas. As partes que não poderiam ser transformados em produtos inferiores eram jogadas fora; em fim, transportadas até a India para serem jogadas no quintal do outro. Se as companhias de água engarrafada querem suar montanhas em seus rótulos, seria mais coerente mostrar uma daquelas montanhas de plástico descartado. Nos assustando, nos seduzindo e nos enganando.. todas essas estratégias são a chave para manufaturar a demanda. Uma vez que essa demanda é manufaturada e o mercado multi-bilionário é criado, eles defendem o mercado destruindo a concorrência. Mas neste caso, a concorrência é nossa necessidade básica à água potável limpa e segura.

O vice-diretor da Pepsi declarou publicamente que: "o maior inimigo é a água da torneira!" Eles querem que acreditemos que ela é suja e que a água engarrafada é a melhor solução. Em muitas lugares, a água pública é poluída graças a indústrias poluidoras como a indústria de garrafas de plástico. E esses caras tem a maior satisfação em nos oferecer sua solução que custa caro e nos mantém dependente de seu produto.
Está na hora de resgatar a água que vem da torneira. Isso começa com um compromisso pessoal de não comprar ou beber água engarrafada a não ser que a água em sua comunidade seja verdadeiramente insalubre. Sim, exigirá um pouco de planejamento pegar uma garrafa reutilizável antes e sair de casa, mas eu acho que temos condições de fazer isso. Depois segue o próximo passo: aderir a uma campanha que esteja trabalhando para criar soluções reais. Como demandando investimentos para que a água da torneira seja limpa para todos. Nos EUA, a água da torneira recebe um déficit de $24 bilhões de dólares, em parte porque as pessoas acreditam que a água potável somente vem de uma garrafa! Em todo mundo, um bilhão de pessoas não tem acesso à água limpa agora. Enquanto isso, cidade em todo o mundo estão gastando milhões de dólares para lidar com todas as garrafas plásticas que descartamos. E como seria se nós gastássemos este dinheiro melhorando nosso sistema de água ou melhor ainda, prevenindo a poluição antes de tudo? Existe muito mais que nós podemos fazer para resolver este problema. Fazer um lobby com os representantes da sua cidade para trazer os bebedouros de volta. Trabalhe para banir a compra de água engarrafada pro sua escola, organização ou cidade inteira. Essa é uma oportunidade imensa para milhões de pessoas acordarem e protegerem nossos bolsos, nossa saúde e nosso planeta.

A boa notícia é que isso já começou. As vendas de água engarrafada começaram a cair enquanto os negócios de garrafas de água reutilizáveis e seguras está crescendo rapidamente. Legal! Muitos restaurantes estão servindo água da torneira com muito orgulho e as pessoas estão embolsando as centenas ou milhares de dólares que seriam gastos comprando água engarrafada. Consumir água mineral engarrafada está ficando tão chique quanto uma mulher grávida fumando. Agora estamos mais informados. A indústria de água engarrafada está começando a ficar preocupada porque seus dias estão contados. Acabou a época em que nós compramos a ideia de sua demanda manufaturada. Nós escolheremos nossas próprias demandas, muito obrigado, e nós estamos demandando água limpa e segura para todos."


Fontes: https://www.senhoreco.org/2014/02/a-historia-dos-cosmeticos.html
https://www.recicloteca.org.br/videos/historia-da-agua-engarrafada/
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url