Vídeo que faz você refletir sobre o significado da vida após a morte


Você conseguiria ter uma vida com sentido sem a vida após a morte? Vídeo interessante com colocações e pensamentos de influenciadores não-religiosos mais populares da internet sobre o sentido da vida, da morte e vida após a morte. Entre eles, Matt Dillahunty, AronRa, Evid3nc3, DarkMatter2525, Thunderf00t, ZOMGitsCriss e outros. Mais abaixo, a transcrição da legenda em português do vídeo.


Vida Após a Morte (legendado portugûes-BR)


“O berço balança pairando sobre um abismo, e o senso comum nos diz que nossa existência não passa de uma breve fenda de luz entre duas eternidades de trevas. Embora as duas sejam gêmeas idênticas, o homem, em geral, encara com mais calma o abismo pré-natal do que aquele a que se destina (a cerca de 4500 pulsações cardíacas por hora)" Vladimir Nabokov 

Se você passar um belo dia na praia e voltar no fim de semana seguinte sabendo que ela tem alguns grãos de areia a menos iria esta parecer uma praia diferente? Assim também, o universo continua em seu curso como se a humanidade não estivesse aqui para testemunhá-lo O universo é absolutamente massivo E nós somos virtualmente insignificantes dentro dele. Eu não tenho visto evidência que o resto do universo se importa que existimos ou se é até mesmo capaz de se importar. Eu não preciso da validação do resto do universo para encontrar minha própria importância na vida. Porque você está e porque estava eu disposto a sacrificar minha humanidade? Sacrificar uma grande parte da experiência e interação humana uma grande parte do conhecimento humano no altar de um sonho? 

Perguntamos para alguns dos mais populares ateus da internet para darem suas perspectivas pessoais sobre vida, morte e... a pós-vida. 

Em algumas ocasiões pessoas já me falaram que minha vida deve ser tão depressiva porque eu sou uma atéia "É essa tristeza, e uma vez que você morre, está tudo acabado." É simplesmente absurdo para mim a quantidade de pessoas que vivem para morrer nesse jeito estranho. 

Acho que humanos frágeis e com medo, estavam aterrorizados com a morte então eles escreveram o final para sua própria história Essa feliz fantasia um lugar onde se reencontrarão com as pessoas que perderam irão sentir alegria constante e é claro eles nunca jamais irão morrer. 

Para mim, acreditar no pós-vida seguindo sem pensar o conjunto de regras de 'O que não se deve fazer' a qual não se pode questionar isso é basicamente desvalorizar sua vida em favor de cultuar a morte. 

E fora a ausência de evidências de um céu ou inferno existe outro problema que o conceito de um pós-vida tem. É o de diminuir o valor que colocamos em nossas vidas no aqui e agora.

Perante a quantidade infinita de qualquer coisa, incluindo a vida significa que essa existência não pode ser apreciada. Se a vida é eterna, então não deverá haver senso de urgência. 

O pior aspecto do monoteísmo ocidental é o sistema de julgamento onde não importa o quanto bom ou ruim você foi em vida. Não será julgado de acordo com seus feitos como deveria ser. Não importa o quão maléfico, egoísta, sádico, intolerante, criminoso você era em vida todos os pecados podem ser perdoados se você simplesmente acreditar. 


Eu não temo estar morto. Mas o conceito alternativo oferecido pelos religiosos, esse me incomoda. Considere a mais suave das duas alternativas: Céu, como o oposto de inferno. Enquanto as definições de céu são tão diversas quanto aqueles que acreditam no céu parece que há aí uma constante: Irá durar pela eternidade. 

Imagine isso. Imagine eternidade. Dada a eternidade, qualquer coisa que pode ser completada, será completada acima de todas as conquistas, haverá apenas existência sem limite, sem um fim. 

Os primeiros 100 anos podem ser possíveis. Os primeiros 1000 mais penosos. Os primeiros 10 mil... insuportáveis. Mas esse é só o começo... Uma eternidade no céu, seria o inferno para mim. 

Quando penso na minha própria morte, eu costumava ficar com medo mas acho que eu não fico mais... 

Eu não tenho medo de estar morto. Após morrermos, nós não iremos saber a verdade naquele ponto. Não iremos saber, querer pensar, lembrar, sonhar, qualquer coisa. 

Olhamos o que um ser humano é o que a identidade dele é então eu sou essa coleção de minhas memórias, esperanças, sonhos, desejos minha consciência existe como produto do cérebro que está nesse corpo, isso acaba na morte. 

Eu não acho isso triste ou nem trágico eu realmente não espero pela morte mas eu não vivo com medo do fim. Eu vejo isso como só mais uma parte do mundo natural. 

Pegando emprestado de Mark Twain: "Estive morto por bilhões e bilhões de anos antes de ter nascido, e isso não me causou o menor incômodo." Em certo sentido, nós nunca morremos. Nossas vidas estão interligadas com aqueles que virão depois de nós do mesmo jeito que nossas vidas estão interligadas com os que vieram antes de nós. Digo, dificilmente existe uma pessoa nesse planeta que não vai para a cama à noite sem que suas vidas sejam afetadas pelo trabalho das mãos e das mentes de pessoas como Faraday, Newton e Pasteur. Mas essas ligações vão além de suas raízes óbvias. Similarmente, a vida de quase todo mundo está entrelaçada com pessoas que semearam os grãos e fizeram o pão que esses homens comeram. Então se torna claro que a morte não é o fim. Estamos entrelaçados com ambas, as pequenas e as grandes coisas. 

Só porque não existe um 'grande plano' em jogo não significa que não existe algo bonito sobre o que estamos vivendo aqui.


Ironicamente, a única parte minha que é por todos os motivos e propósitos imortal é meu corpo material. Porque depois que eu morrer e depois que nosso sol morrer e depois que a nebulosa planetária que sobrar se esvaecer cada átomo meu será reciclado de volta para o universo. No final, se tornando parte de outros planetas e estrelas. Nós somos todos originalmente poeira estelar. Literalmente. E seremos poeira estelar mais uma vez e para sempre. 

Mesmo que uma célula pode não durar para sempre o papel que ela atua num organismo maior foi importante e é assim que eu me vejo, como parte de algo maior. 

Eu tenho tudo pelo que viver. Eu não quero as pessoas lamentando minha morte. De qualquer coisa, eu quero que comemorem minha vida. Celebrar o que eu conquistei. 

Eu penso que a sua vida se torna mais significativa quando suas crenças são baseadas na realidade; Sabendo que essa vida é a única vida que eu tenho, me faz muito mais consciente sobre minhas ações. Me faz querer fazer alguma coisa com essa curta vida que eu tenho. Fazer alguma melhoria no mundo, por mais pequeno que isso seja. 

Existe muito o que aprender, muito para se ver, muito a se saber, muito para se viver. Eu não vou simplesmente existir. EU VOU VIVER! 

Pela beleza que não pode ser vista. Pela honra daqueles em cujo os ombros nos apoiamos. Pela esperança daqueles em que aspiramos nos tornar e pela inspiração daqueles que irão ultrapassar nossas conquistas. 

Vida é uma coisa preciosa, breve, frágil e incrível E ao invés de ser tão fissurado em viver após a morte eu quero viver de verdade antes disso. E ser agradecido que contra todas as probabilidades eu fui capaz de testemunhar esse canto particular do universo com meus próprios olhos em primeira mão. 

"Felicidade é o único bem. A hora para fazer o bem é agora. O lugar para ser feliz é aqui. A maneira de ser feliz é fazendo outros felizes." (Robert Green Ingersoll)


Próxima Postagem Postagem Anterior
4 Comentários
  • Anônimo
    Anônimo 10/07/2012, 19:43

    Maravilhoso, parabéns... uma visão mais crua e realista da vida.

  • Anônimo
    Anônimo 27/08/2012, 22:37

    Bonito isso...Para pessoas que usam o cérebro isso deve ser de bom proveito.

  • Anônimo
    Anônimo 15/09/2012, 18:02

    Na real ninguem sabe de nada, so existe achismo.

  • Anônimo
    Anônimo 15/01/2013, 20:32

    "Uma eternidade no céu, seria o inferno para mim". Essa frase diz tudo! Muito bom o texto (:

Adicionar Comentário
comment url