Regina Bittar, a voz brasileira do Google Tradutor


 Regina Bittar faz parte de um restrito grupo de profissionais que não é reconhecido pelo rosto, mas pela voz. Se você já usou alguma vez o Google Tradutor – serviço da web que permite a tradução instantânea de textos entre 64 idiomas e os verte para áudio – provavelmente já ouviu "a voz". Ela é, desde maio de 2010, a "locutora" oficial do serviço.
Para emprestar sua voz ao Google, a brasileira de 50 anos, nascida em Santos, fez uma longa série de gravações prévias, em que fazia leitura de textos. Para isso, viajou em 2009 à Suíça, onde os registros foram feitos. Os detalhes técnicos da operação, contudo, são mantidos em sigilo pela companhia – e por sua locutora oficial no país.

Assim que o serviço estreou, "a voz" foi reconhecida. Começou, então, o assédio. 
"Meus filhos me ligam dizendo que algum amigo não acredita que sou eu. E, então, pedem que eu diga alguma coisa ao telefone para provar que 'a voz' é minha", conta. Invariavelmente, o interlocutor se delicia ao ouvir "a voz" dizer alguma frase personalizada.

"Foi uma surpresa ver meu trabalho sendo útil a um recurso tão importante", diz a locutora, que tem no currículo duas décadas de trabalho e diversas atuações em TV.


"Tenho a sensação que minha voz transmite sensualidade. Por isso, caiu na graça dos brasileiros."


Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/regina-bittar-a-voz-brasileira-do-google-tradutor
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url