Steam e outras plataformas digitais de jogos (Lista)


O usuário Alyume do fórum snk-neofighters criou uma lista de sites que vendem jogos digitalmente. Muitos devem conhecer apenas o Steam mas acreditem, esse tipo de mercado é incrivelmente grande. A lista está em ordem de popularidade com prós e contras de cada um, confira:

Steam

 

Proprietária: Valve (criadora da série Half-Life e Counter-Strike)
Descrição: Líder mundial em venda digital de jogos, o Steam foi inaugurado em 2003 no auge do CS 1.6. Inicialmente vendia apenas jogos da própria dona (Valve) mas com o passar do tempo começou à vender jogos de outras publishers e atualmente disponibiliza até jogos Free-to-Play e indies, o serviço começou ganhar grande destaque em 2007.
Steam é considerado o ícone mais forte no "PC Gaming" e Valve vem demonstrando em todos esses anos que o mercado de games para PC continua firme e forte, contrariando muitos pessimistas.
A plataforma possui sistema automático de patchs, mesmo você não entrando no jogo ele pode ser atualizado automáticamente (opcional). Possui um sistema de "community" mais completo de todos, funcionando como uma rede social própria. É um dos poucos que oferece tanto conteúdo sem pagar nada à mais por isso.
Os preços do jogos são da média do mercado mas o Steam em especial se destaca por promover promoções boas e com muita frequência uma de suas características únicas são os jogos "SteamPlay", que permite você comprar um jogo tanto para PC quanto pra Mac pagando o preço do jogo normal.
Prós: Rápido, leve, completo, preços atrativos e boas promoções. O suporte atende em português não faz muito tempo...
Contras: Jogos ainda possuem DRM, nem todos são atualizados automáticamente e alguns jogos possui preços altos e bloqueios para certas regiões (em específico para o Brasil e Austrália)
Tópico para discussão: http://www.snk-neofighters.info/
Website: store.steampowered.com/

Direct2Drive


Proprietária: GameFly, à pouco tempo pertencia à IGN
Descrição: É uma das plataformas de venda digital de jogos mais antiga apesar de ser 1 ano mais novo que o Steam, porém o Direct2Drive vende jogos de diversar publishers desde o seu lançamento em 2004.
Atualmente possui um catálago de jogos de quase 10.000 jogos, superando o do seu maior concorrente. O site diferente de outras plataformas digitais, possui preços atrativos e alguns jogos custam bem menos que a média do mercado. Possui ótimas promoções, as vezes até superando as do rival Steam.
A compra dos jogos é feita diretamente pelo site e os downloads do jogos é feito através do programa "Comrade" da Gamespy.
Prós: Ótimos preços, boas promoções e diversos bônus únicos aos seus clientes.
Contras: O programa do site é usado apenas para download e nada mais, jogos ainda possuem DRM e não são atualizados automáticamente. Mais da metade do seu catálago é restrito à norte-americanos e europeus.
Website: www.direct2drive.com/

Games for Windows Marketplace


Proprietária: Microsoft
Descrição: Também conhecido como GFWL (Games for Windows LIVE), é a plataforma digital de jogos pra PC da Microsoft. De início apenas era usado como sistema de jogos online mas com o tempo começou à vender jogos também.
Possui jogos exclusivos como BlazBlue, Fable 1, Age of Empres 3 e Gears of War. O client possui um design bonito e atraente, possui integridade com o Xbox LIVE e também possui cross-plataform com o Xbox 360 em alguns jogos. Os "Microsofts Points" do Xbox podem ser usado no Windows Marketplace também.
As promoções não são das melhores mas também não são ruins, já teve uma época em que seus jogos custavam entre 2 centavos e 10 centavos, mas fora essa promoção as outras não são tão boas. Possui um catálago pequeno porém de publishers grandes como EA, 2K e Capcom.
Prós: Jogos únicos, integridade com o Xbox LIVE e alguns Add-ons/DLCs gratuitos
Contras: Preços acima da média do mercado, poucos jogos e client lento. Brasileiros com a conta LIVE migrada para "Brasil" não tem acesso à nenhum jogo do catálago, o tornando inútil pra quem fez a migração por causa do Xbo, jogos ainda tem DRM.
Website: marketplace.xbox.com/en-US/PC

Origin


Proprietária: Electronic Arts
Descrição: Lançado em 2005, antigamente era chamado de EA Downloader, depois mudou para EA Link, EA Store, EA Download Manager e em 2011 foi mudado para Origin.
O Origin é uma das diversas tentativas da EA de entrar no mercado digital de venda de jogos para PC, em seu histórico não possui uma fama muito boa pelo seu suporte précario e catálago extremamente pequeno.
Porém com o lançamento do nome "Origin" a EA tenta novamente ganhar força nesse mercado competitivo que atualmente é dominado pelo Steam e o Direct2Drive. Faz pouco tempo mas ganhou atualizações significantes como sistema de "community" (igual ao Steam) e promoções/bônus únicos, o serviço promete nos próximos meses (re)conquistar a confiança dos clientes com características únicas ainda não reveladas.
Prós: Promoções boas, distribui cupons de desconto à rodo e o client é um dos mais leves no mercado. Os preços são em Reais (R$)
Contras: Só possui jogos da EA, para brasileiros as promoções são raras e alguns jogos são mais caros que em mídia física (para brasileiros). Mesmo em português, não possui suporte brasileiro.
Website: store.origin.com/

Impulse Driven


Proprietária: GameStop
Descrição: Lançado em 2008 e comprado não faz muito tempo pela GameStop, ele tem seu maior destaque nos EUA e Europa. Não possui um catálago muito grande porém nem muito pequeno, ele tem feito ótimas promoções para ganhar destaque no mercado digital de jogos.
O Impulse possui sistemas únicos de blogging, friends-list, chat, game matchmaking, achievements e ranking. Para brasileiros não é um serviço muito atraente por causa do Steam, porém é sempre bom ficar de olho em suas promoções em seus jogos (alguns podendo ser ativados no Steam).
Prós: Sistema de redes sociais únicos e comparável ao Steam, preços em Reais para brasileiros (R$) e possui um dos melhores suportes.
Contras: Muitos bloqueios para brasileiros e catálago não muito grande.
Website: www.impulsedriven.com/

GamersGate


Proprietária: Paradox Interactive (criadora de Magicka e Mount&Blade)
Descrição: Em operação desde 2006 e administrado por apenas 8 funcionários, é uma das plataformas digitais de jogos mais usado na Europa. Foi criado inicialmente para vender os jogos de sua dona mas em pouco tempo ganhou bastante destaque e aumento bastante seu catálago (superando o do Steam).
Possui boas promoções e sales frequentes, e é um dos favoritos dos europeus. É uma das plataformas com o maior catálago de jogos para Mac. Não é muito conhecido por brasileiros...
Prós: Promoções medianas e vasto catálago para PC e Mac.
Contras: A maior parte do catálago é restrito para europeus, e muitas promoções somente para eles (deixando até norte-americanos de fora)
Website: www.gamersgate.com/

Gold Old Games


Proprietária: CD Projekt (criadora de The Witcher)
Descrição: Lançado em 2008, a plataforma GoG da CD Projekt venho para vir com uma característica bem única: vender jogos antigos.
O serviço conta com vários jogos antigos da época do MS-DOS e Windows 95, porém todos os seus jogos possui compatibilidade com as versões recente do Windows (XP, Vista, 7). Alguns jogos ganharam essa compatibilidade atráves do código do jogo mesmo, outros funcionam através de emulação de sistemas antigos.
Você vai encontrar jogos como NeverWinter Nights 1, Alone in the Dark e Baldur's Gates, pura nostalgia. E o melhor de tudo: É o único serviço de jogos digitais que não possui DRM em nenhum dos jogos no catálogo.
Possui alguns lançamentos mas o maior destaque está nos jogos antigos
Prós: Ótimo catálogo de jogos antigos e todos funcionais com sistemas atuais, catálago extremamente único e boas promoções dos jogos da própria empresa. Não possui DRM em nenhum dos jogos.
Contras: Poucas promoções para jogos de outras empresas e é um dos poucos que não suporta Mac.
Website: www.gog.com/

Green Man Gaming


Proprietária: Green Man Gaming (não tenho certeza)
Descrição: É um dos serviços mais novos, lançado oficialmente em 2010.
O catálago é pequeno e simples mas possui lançamentos bons, o maior destaque do serviço é o serviço de "trade" que permite trocar jogos por outros pagando apenas uma certa diferença que varia de jogo pra jogo. Faz diversas promoções, principalmente de jogos gratuitos.
Paga os usuários por fazer review dos jogos, o dinheiro pode ser usado na compra/troca de jogos.
Faz promoções de jogos pre-order
Prós: Sistema de "trade", muitos descontos, várias promoções de jogos grátis regulares e sistema de review.
Contras: Poucos jogos...
Website: www.greenmangaming.com/

OBS: A forma e o conteúdo ficaram com poucas alterações. As opiniões não são minhas e sim as do usuário do fórum.

Fonte: http://www.snk-neofighters.info/forum/showthread.php?5451-Lista-de-plataformas-digitais-de-jogos&s=0ab493665a3c31b54e4d42ecb4dc1075
Próxima Postagem Postagem Anterior
4 Comentários
  • Anônimo
    Anônimo 17/11/2011, 07:57

    oi

  • Anônimo
    Anônimo 22/11/2011, 17:47

    Faltou falar do Nuuvem, que está crescendo aos poucos no catálogo e supera em algumas promoções, comparando com o Steam 8D

  • Waqas ahmad
    Waqas ahmad 28/04/2015, 23:27

    thanks man your site is helpful

  • Unknown
    Unknown 28/04/2015, 23:31

    Ansar Malik World

    Click here to download

    Get it now

    Do and Die

    Populal Game

    God of war

    Need for speed

    Racing games

Adicionar Comentário
comment url