Vídeo viral: Casey Heynes, "o garoto Zangief", que revidou bullying e virou herói na internet


Um vídeo publicado na internet nesta segunda-feira (14) transformou um jovem australiano no símbolo da luta contra o bullying. As imagens mostram um garoto identificado como Casey Heynes, 16 anos, sendo agredido por um colega em um colégio da cidade de Dunheved, enquanto outros jovens riem e acompanham a cena. Heynes não reage aos primeiros golpes, até o momento em que ele passa a se defender, agarrando o adversário e o atirando ao chão. 
 
Reportagem do Jornal Hoje mostra o vídeo que viralizou na internet

O vídeo do Zangief Kid eternizou-se em um gif

O vídeo virou o assunto mais comentado do dia em sites de compartilhamento de links como Reddit e Digg. No Twitter, entrou na lista de termos mais citados o nome "Casey Heynes", a expressão "Bullying FAIL" e "Zangief".

Personagem Zangief do jogo Street Fighter

Algumas edições do vídeo ganharam trilha sonora do game "Street fighter II", pois o golpe desferido pelo adolescente é semelhante ao utilizado por Zangief, personagem de um dos jogos de luta mais populares da história dos arcades. Várias paródias surgiram no Youtube mas os vídeos estão sendo deletados por violarem Termos de Uso do site.
   
Vídeo do Casey depois do acontecimento.

Versão de Richard Gale
O estudante australiano Richard Gale, de 13 anos, disse que foi provocado primeiro pelo colega Casey Heynes no episódio de bullying que foi filmado e postado na internet. O vídeo da briga mostra Heynes, de 15 anos, recebendo um soco de Richard e, em seguida, revidando à provocação e atirando o colega com toda a força no chão. Richard teve ferimentos leves. Abaixo, a entrevista:

Richard Gale entrevista [legendado] 

Em entrevista ao programa Today Tonight, exibido nesta segunda-feira (21) pela emissora australiana Seven Network, Richard diz que o vídeo que faz sucesso no YouTube não conta a história toda. “Ele me provocou primeiro", diz Richard, que é menor e aparentemente bem mais frágil em relação ao colega que ele provocou. “Casey me chamava de ‘idiota da classe’. Eu estava muito bravo e só queria bater nele”, disse o garoto. Segundo Richard, o vídeo de 47 segundos postado na internet não mostra a parte em que Casey o provoca. “Ele me empurrou e saiu correndo.” Durante a entrevista, Richard chega a chorar, mas não mostra estar muito arrependido em ter provocado o colega de escola que é bem maior do que ele. O menino revelou que também foi vítima de bullying na escola primária. “Não vale a pena praticar o bullying porque você pode acabar se machucando.”

Depoimento dos pais


Os pais de Richard também participaram da reportagem exibida na emissora australiana. O pai, Peter Gale, disse que o aconteceu foi “inacreditável.” “Está sendo muito difícil. Tento fazer a coisa certa para ele e ensinar as coisas certas.” Ele disse que a atitude de Richard está fora do caráter de seu filho. Apesar de não tolerar as suas ações, ele acredita que há algo a mais nesta história do que aparenta, e se preocupa por seu filho se tornar o alvo de muitas críticas. “Não foi só o Richard, mas o Casey também. Os dois.” A mãe, Tina Gale, pediu desculpas públicas à família de Casey. "Fiquei chocada ao ver meu filho agredindo o outro menino, e mais chocada ainda ao vê-lo ser jogado no chão. Meu filho podia ter ficado paraplégico". Vítima do bullying, Casey deu entrevista para o programa "A Current Affair", do Channel Nine, e conta que é vítima de ofensas e agressões dos colegas há mais de três anos. "Me chamavam de gordo e davam tapas na minha nuca", conta o adolescente na entrevista. No momento mais dramático da entrevista, Casey Heynes diz que pensou em suicídio por conta do bullying. Falando sobre o vídeo que ficou popular, ele diz que pensou nos três anos de ofensas e na raiva acumulada, e decidiu se defender como pôde.

Fontes: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/03/ele-me-provocou-primeiro-diz-menino-agredido-por-vitima-de-bullying.html
http://www.buzzfeed.com/unwantedpermutations/little-zangief-finally-snaps-after-being-bullied
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/03/menino-da-golpe-de-street-fighter-e-vira-simbolo-de-luta-contra-bullying.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url