The Fappening - O maior vazamento de fotos da história de Hollywood

O The Fappening (uma união entre FAP e Happening) ou Celebgate, em 31 de agosto de 2014, foi o dia em que várias celebridades de Hollywood tiveram fotos íntimas vazadas na web publicamente. Jennifer Lawrence, Kate Upton, Kirsten Dunst e outras atrizes, cantoras e atletas tiveram sua intimidade exposta na internet pra quem quisesse ver.  Está sendo descrito como "o maior vazamento de fotos da história de Hollywood até agora".

Origem

As fotos começaram a ser divulgadas no 4chan, na seção de assuntos aleatórios do imageboard. Alegando uma falha no serviço iCloud, o hacker que as divulgou disse ter fotos mais explícitas de celebridades — e pediu para que pessoas lhe dessem recompensas (bitcoins), para que ele as divulgasse. Há uma suposta lista com o nome de mais de 90 celebridades que tiveram fotos divulgadas.

Repercussão

Jennifer Lawrence foi a atriz com o maior número de fotos divulgadas, foi mencionada mais de 623 mil vezes em um dia no Twitter, segundo o Topsy, e teve mais de 2 milhões de buscas no Google atreladas ao seu nome. Outras envolvidas no vazamento, como Ariana Grande e Victoria Justice, negaram que as imagens sejam verdadeiras. Em contato com a assessoria de Jennifer Lawrence, o BuzzFeed confirmou a veracidade das fotos da atriz. Outra que também teve imagens divulgadas e também as confirmou foi Mary Elizabeth Winstead. 

"Para os que estão vendo as fotos que tirei com meu marido anos atrás, na privacidade da nossa casa, espero que vocês se sintam bem sobre vocês mesmos”.

Falha no iCloud


A suposta brecha no iCloud, que permitiu o vazamento das imagens, foi postada no Github. Aparentemente, é uma vulnerabilidade no aplicativo “Find my iPhone”, que permitiu que hackers usassem um método para tentar adivinhar senhas de forma repetitiva, sem que fossem impedidos depois de uma certa quantidade de tentativas — o chamado ataque por força bruta. Uma vez que a senha foi adquirida, era possível usar outras funções do iCloud. 
A Apple já corrigiu a falha e em resposta ao caso, disse que identificou que “certas contas de celebridades foram comprometidas por um ataque muito segmentado a nomes de usuário, senhas e perguntas de segurança, uma prática que tem se tornado muito comum na Internet”. Mas ao mesmo tempo, afirmou que o sistema iCloud não chegou a ser violado: ”nenhum dos casos investigados resultaram de violação em sistemas da Apple incluindo o iCloud ou Find my iPhone”.
O Deadspin alegou que já tinham ouvido falar sobre as fotos semanas atrás, em um e-mail que receberam de um leitor, que dizia ter recebido fotos muito legítimas de algumas das celebridades que vazaram esta semana.
Já o Gawker diz que o vazamento das fotos pode ter acontecido no AnonIB, um site de ex-usuários do 4chan que se dedica a divulgar fotos nuas de não-celebridades.

Usuários do Reddit estão apontando Bryan Hamade, de 27 anos, como o culpado pelo vazamento de imagens. Em entrevista ao BuzzFeed, ele negou e disse que apenas queria ganhar umas bitcoins, mas não foi ele o responsável por hackear o iCloud. 


Torrents

As fotos estão espalhadas por toda a surface web. Muito facilmente encontradas em torrents: http://torrentz.eu/search?f=the+fappening.  Sites como o The Pirate Bay que pouco se preocupam sobre leis de direitos autorais, ainda continuam a espalhar os arquivos completos do 'Fappening' atualmente disponíveis em uma taxa rápida. As estatísticas recolhidas pelo TorrentFreak sugerem que os pacotes foram baixados mais de um milhão de vezes. Abaixo, a lista de nomes de celebridades que tiverem, supostamente, suas fotos íntimas hackeadas e publicadas na internet: 

Print do 4chan
Abaixo, a lista de celebridades que estão com suas fotos íntimas espalhadas na internet:
Ariana Grande
Bar Rafaeli
Becca Tobin
Brie Larson
Hope Solo
Jennifer Lawrence
Jessica Brown Findlay
Kate Upton
Kirsten Dunst
Krysten Ritter
Lea Michele
Mary Elizabeth Winstead
McKayla Maroney
Melissa Benoist
Olivia Munn
Selena Gomez
Teresa Palmer
Victoria Justice
Yvonne Strahovski

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url