O fenômeno FoMo (fear of missing out): O medo de ficar por fora


fomo fear of missing out

FoMo é um fenômeno. Uma matéria publicada no jornal New York Times apresentou o termo ao grande público: fomo. É sigla de “fear of missing out”, ou medo de ficar por fora. O exemplo clássico é o sujeito que checa mensagens no celular no cinema. Ele não pode, não consegue ou não quer ficar desconectado pela eternidade da duração do filme.

 FoMo - Psicologia Comportamental


Para a psicóloga Rosa Maria Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC, fomo é apenas o novo nome para algo que existe já há tempos. Se é ou não um problema para o usuário, vai depender de com que frequência ele se conecta, se isso tem provocado prejuízos físicos, sociais, emocionais ou profissionais e também a percepção de exagero das pessoas que o cercam. Ela explica ainda que há controvérsia mesmo sobre o uso abusivo da internet. Nem todos os profissionais classificam o comportamento como vício.


“Um dependente químico precisa se afastar das drogas, mas quem abusa do tempo na internet não pode eliminar completamente o computador”,
compara. Assim como uma pessoa viciada em sexo não deve se tornar celibatária. “Nessas situações, o objetivo tem de ser o equilíbrio.” A dependência de internet é comportamental, como a de sexo, de jogo e a de compras. E como seria a de se manter sempre atualizado.


“Mas será que esse é um comportamento suficientemente disfuncional?”,
questiona-se o psiquiatra Aderbal Vieira, do Ambulatório de Dependência de Comportamento do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp. “E, mesmo que o fenômeno estiver causando problemas ao usuário, talvez ele consiga moderar esse comportamento sozinho”, relativiza.


Caso o autocontrole não funcione, o ideal é procurar algum tipo de terapia. O profissional é quem pode indicar um eventual tratamento psiquiátrico complementar, com medicação, se for o caso. A dependência de internet é um fenômeno historicamente novo e não ainda não há pesquisas o suficiente para aproximar os especialistas de certezas.

O Verbete FoMo


Até o fechamento desta edição, não havia o verbete “fomo” na Wikipédia. Nem em inglês. Mas o termo já aparece, por exemplo, no site Urban Dictionary, que, desde 1999, define expressões cunhadas na vida contemporânea. Ele define “fomo” como o medo de perder – ou a perda propriamente dita – de algo interessante, importante ou mesmo divertido, como uma simples piada. Há várias acepções afins. Assim, dá para dizer que um indivíduo é fomo por ainda não ter Gmail. Ou que foi um baita fomo você não ter sido chamado para uma festa. Ou ainda que, apesar de exausto, você tem de ir a um show, por uma questão de fomo. Como se vê, pode haver infinitas questões de fomo íntimo.



Fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/fomo-o-medo-de-ficar-por-fora/
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url