sábado, 1 de setembro de 2012

Meme - Mussum Forevis

Yes We Créu
O personagem Mussum, do seriado “Os Trapalhões”, é a nova moda do momento nas redes sociais. O meme “Mussum Forevis” se tornou uma grande mania entre os usuários de Facebook, Twitter e companhia. A brincadeira nasceu em 2009 com uma paródia do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas voltou com enorme força em 2012. As montagens colocam o rosto de Mussum no lugar de faces famosas e adicionam um “is”, marca registrada do personagem em suas aparições na série de TV, aos nomes das celebridades.


Nascido em 7 de abril de 1941, Antônio Carlos Bernardes Gomes (conhecido como Mussum) se tornou uma lenda do humor brasileiro entre o fim dos anos 80 e o início dos anos 90. No programa “Os Trapalhões”, ele ficou famoso pelo gosto do seu personagem por um bom “mé” (bebida alcoólica), além da adição dos sufixos “is” ou “évis” a algumas palavras. Entre as expressões mais famosas, ficaram o “cacildis” e o “forévis”.
 O humorista faleceu em 1994 e, 15 anos depois da sua morte, em 2009 ganhou homenagens na Internet. Foi a partir daí que começaram a nascer os memes – e até uma conta paródia de Mussum no Twitter (@MussumAlive). Mas só neste ano, as montagens se popularizaram intensamente com o compartilhamento de diversas imagens nas redes sociais – especialmente no Facebook.
As montagens colocam o rosto de Mussum no lugar das mais variadas celebridades e programas de televisão: atletas, cantores, atores, seriados, filmes, games… Entre os principais exemplos estão o herói “Spider Mé”, o fundador da Apple “Steve Jobis”, o jogo “Battlefieldis 3", o lutador “Anderson Silvis” e muitos outros. As brincadeiras são tantas que até uma cena do filme “Sexto Sentido” foi editada para ironizar a situação.

Politicamente incorreto, Mussum ainda é considerado por muitos o mais engraçado dos Trapalhões. Ele morreu aos 53 anos, não resistindo às complicações de um transplante de coração, mas nunca foi esquecido pelo público. Nos últimos anos, seu nome e expressões recheadas de terminações "is" ou "évis" foram lembrados em uma série de camisetas estilizadas com as inscrições "Mussum forévis", "Negão é o teu passádis" e "Cacíldis!".











O "Dia do Mussum" foi criado em homenagem aos 15 anos de seu falecimento e desde então tem sido listado entre os tópicos mais populares do Twitter brasileiro. Com o sucesso da campanha de Barack Obama, vários internautas também aproveitaram para satirizar o pôster eleitoral americano trocando a imagem do presidente pela foto do comediante e a frase: "Yes, we créu". E, pelo jeito, Mussum não sairá de moda tão cedo.
Juliana Paes se diverte com fotomontagem que une a sua personagem Gabriela, da novela das onze homônima, da Globo, ao humorista Mussum, morto em 1994. “Adorei!”, escreveu a atriz no Twitter. A imagem foi postada por um seguidor no microblog para o promoter David Brazil, que a mostrou para Juliana.

Fontes: ofuxico.terra.com.br - www.divirta-se.uai.com.br/ - www.techtudo.com.br

Um comentário:

  1. Eu acho que é uma homenagem mais que merecida, sem contar que ver a cara do mussum no corpo de personagens ilustres e conhecidos é bem divertido.

    Abraços, seguindo aqui

    http://rebobinandomemoria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...