Meme: Nyan Cat

meme nyancat

Nyan Cat
(também conhecido como Pop Tart Cat) refere-se a um meme da internet de um gif animado em 8-bits de um gato com um corpo de uma cereja da marca Pop-Tart voando pelo espaço, deixando um rastro de arco-íris; ou de um vídeo do gif animado com uma música remixada do som "Nyannyannyannyannyan".

Origem


A animação original foi feito por Chris Torres (PRguitarman) em 02 de abril de 2011. Ele, então, postou no site LOL-Comics (http://www.prguitarman.com/index.php?id=348), por achar que aquilo era "fofo" e "engraçado". O usuário do YouTube "saraj00n" combinou a animação do gato com a canção Nyanyanyanyanyanyanya - (upado no site Nico Nico Douga (http://www.nicovideo.jp/watch/sm13455867) pelo usuário"もも も も" (Momo Momo)) e carregou-o para o YouTube em 5 de abril de 2011.

embalagem de pop tarts
Pop Tarts

A canção original "Nyanyanyanyanyanyanya!", foi feita com a vocaloid Hatsune Miku (ミク 初音), sendo enviada pelo usuário daniwellP ao site Nico Nico Douga em 25 de julho de 2010. O usuário Momo Momo enviou a sua versão da canção Nyanyanyanyanyanyanya! para o Nico Nico Douga em 31 de janeiro de 2011. A letra da canção se refere à onomatopeia japonesa para o som que os gatos fazem, "nya" (にゃ あ?).

Nyan Cat [original]
Veja também em https://www.nyan.cat/.

Popularidade


A popularidade do Nyan Cat aumentou depois de ser apresentado no blog Tosh.0 em 15 de abril de 2011. Mais tarde, a Laranja Irritante (Annoying Orange) fez uma paródia do vídeo, popularizando-o ainda mais e a partir de junho de 2011, o vídeo no YouTube obteve mais de 22 milhões de visualizações. Devido à sua popularidade, muitos remixes e novas versões têm sido feitas e aplicativos para iPhone, iPad, Android e HP webOS foram criados. 


O Youtube colocou o Nyan Cat na barra de tempo. Durante a exibição do vídeo, o famoso gatinho ficava marcando o tempo de execução sendo seguido por um arco íris que informava o trecho que tinha sido visto.

Falsa queixa ao DMCA



Em 27 de junho de 2011, o vídeo foi removido devido a uma reivindicação de direitos autorais de Prguitarman que detém os direitos autorais do Nyan_Cat.gif. Logo depois, descobriu-se que não foi o Prguitarman que fez o pedido. Posteriormente ele abriu uma queixa contra o Youtube pelo engano. No entanto, a fim de apresentar uma contra-queixa DMCA, ele teve que entrar em contato com Saraj00n e Daniwell, pois ambos detém os direitos autorais da música. O vídeo, a partir daí, foi devolvido ao YouTube em 28 de junho de 2011, no entanto, durante o período, Prguitarman recebeu muitas mensagens de ódio e ameaças de morte dos fãs de Nyan Cat pois acreditava-se que ele tinha sido o autor da retirada do vídeo.

Jogos



Fãs criaram vários jogos com o Nyan Cat, após o sucesso do meme. Um dos primeiros joguinhos foi Nyan Cat: Reloaded (anteriormente Nyan Cat Game) por MeisterMariues, criado em 20 de abril de 2011. Foi desenvolvido com Yoyogames Game Maker. Posteriormente, mais jogos do Nyan Cat foram criados, como Lost in Space por mylostgames e Nyan Cat FLY (http://www.nyancatfly.com/) por krangGAMES. Chris Torres (prguitarman) desenvolveu seu próprio jogo chamado "Nyan Cat" para iOS, e se tornou o primeiro jogo oficial do meme.


Fontes: https://knowyourmeme.com/memes/nyan-cat
http://utilefutil.com/2011/06/nyan-cat-ganha-barra-personalizada-no-youtube.html
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url