segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nyan Cat - Meme

nyan cat meme

Nyan Cat (também conhecido como Pop Tart Cat) é um meme da internet, referindo-se a um gif animado 8-bits de um gato voador com um corpo de uma cereja da marca Pop-Tart, deixando um rastro de arco-íris atrás; ou um vídeo do gif animado com uma música remixada do som "Nyannyannyannyannyan".

Nyan Cat Gif
Nyan Cat Gif

Origem
A animação original foi feito por Chris Torres (PRguitarman) em 02 de abril de 2011. Ele, então, postou no site LOL-Comics, por achar que aquilo era "fofo" e "engraçado". O usuário do YouTube "saraj00n" combinou a animação do gato com a canção Nyanyanyanyanyanyanya - (upado no site Nico Nico Douga pelo usuário"もも も も" (Momo Momo)) e carregou-o para o YouTube em 5 de abril de 2011.
Pop Tarts
O usuário Momo Momo enviou a sua versão da canção Nyanyanyanyanyanyanya! para o Nico Nico Douga em 31 de janeiro de 2011. A canção original "Nyanyanyanyanyanyanya!", foi feita com a vocaloid Hatsune Miku (ミク 初音), sendo carregada pelo usuário daniwellP ao site Nico Nico Douga em 25 de julho de 2010. A letra da canção se refere à onomatopéia japonesa para o som que os gatos fazem, "nya" (にゃ あ?).

Nyan Cat [original]
download video - 1 - 2
Veja também aqui.
Popularidade
Nyan Cat viu a popularidade aumentar depois de ser apresentado no blog Tosh.0 em 15 de abril de 2011. Mais tarde, a Laranja Irritante (Annoying Orange) fez uma paródia do vídeo, popularizando-o ainda mais e a partir de junho de 2011, o vídeo no YouTube tinha mais de 22 milhões de visualizações. Devido à sua popularidade, muitos remixes e novas versões têm sido feitas e aplicativos para iPhone, iPad, Android e HP webOS foram criados.
O Youtube colocou o Nyan Cat na barra de tempo. Durante a exibição do vídeo, o famoso gatinho ficava marcando o tempo de execução sendo seguido por um arco íris que informava o trecho que tinha sido visto.

Falsa queixa DMCA
Em 27 de junho de 2011, o vídeo foi removido devido a uma reivindicação de direitos autorais de Prguitarman que detém os direitos autorais do Nyan_Cat.gif. Logo depois, descobriu-se que não foi o Prguitarman que fez o pedido. Posteriormente ele abriu uma queixa contra o Youtube pelo engano. No entanto, a fim de apresentar uma contra-queixa DMCA, ele teve que entrar em contato com Saraj00n e Daniwell, pois ambos detém os direitos autorais da música. O vídeo, a partir daí, foi devolvido ao YouTube em 28 de junho de 2011, no entanto, durante o período, Prguitarman recebeu muitas mensagens de ódio e ameaças de morte dos fãs de Nyan Cat pois acreditava-se que ele tinha sido o autor da retirada do vídeo.

Jogos
Fãs criaram vários jogos com o Nyan Cat, após o sucesso do meme. Um dos primeiros joguinhos foi Nyan Cat: Reloaded (anteriormente Nyan Cat Game) por MeisterMariues, criado em 20 de abril de 2011. Foi desenvolvido com Yoyogames Game Maker. Mais tarde, mais jogos do Nyan Cat foram criados, como Lost in Space por mylostgames e Nyan Cat FLY por krangGAMES. Chris Torres (prguitarman) desenvolveu seu próprio jogo chamado "Nyan Cat" para iOS, e se tornou o primeiro jogo oficial do meme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...