Golpe que usa famosos e inteligência artificial para vender celulares de 100 reais
Nos últimos meses, tem crescido exponencialmente o número de golpes na internet envolvendo promessas absurdas (e tentadoras) como a venda de celulares das melhores marcas por apenas R$ 100 . O pior é que os criminosos estão usando técnicas cada vez mais sofisticadas , como imagens geradas por inteligência artificial e falsas recomendações de famosos , para atrair vítimas.
Esses golpistas criam páginas falsas em redes sociais ou sites próprios com layouts bem produzidos, simulando lojas confiáveis. Lá, oferecem smartphones de marcas renomadas, como iPhone, Samsung e Xiaomi, por valores irrisórios. Tudo parece legítimo à primeira vista, mas é pura ilusão.
Para tornar a oferta ainda mais sedutora, eles utilizam vídeos e fotos manipulados por IA generativa , nos quais aparecem artistas, influenciadores digitais e até políticos “recomendando” a promoção. É claro que tudo isso é falso, feito sem o consentimento dos envolvidos — mas suficiente para enganar muita gente.
A página do Twitter (X) @FatosHistoricos chegou a publicar uma thread explicando o modus operandi desse tipo de golpe. Confira abaixo:
"Ultimamente anda rolando um anúncio no YouTube, onde aparece uma promoção do Mercado Livre vendendo celulares por até 100 reais. Mas diferente de outros golpes manjados, esse aqui é diferente. Os golpistas andam usando inteligência artificial e pessoas famosas para enganar.
O golpe funciona assim: eles usam imagens reais dos famosos fazendo alguma propaganda de verdade.
Depois cortam essa parte, copiam as vozes desse famosos, usam inteligência artificial para deixar o mais natural possível, e depois editam tudo certinho.
Depois cortam essa parte, copiam as vozes desse famosos, usam inteligência artificial para deixar o mais natural possível, e depois editam tudo certinho.
Entre os famosos está o cantor Thiaguinho, a inteligência artificial é tão boa, que a voz ficou muito parecida. Até mesmo uma pessoa mais atenta não iria perceber a diferença. Esse é o nome do site dos golpistas. "Organização geral de homossexuais de alagoinhas".
Essa mulher foi no site Reclame Aqui para pedir ajuda do Mercado Livre. Mas a empresa não pode ajudar, já que o golpe não foi no site deles! A grande culpa disso é do Youtube, pra fazer uma propaganda dessa, é preciso alguém do próprio Youtube para aprovar o anúncio!
O canal do YouTube "Gêmeos Investem" caíram de propósito no golpe, para saber o que aconteceria
E é claro que eles NÃO conseguiram comprar o Moto G por 150 reais. Além disso, o site simplesmente desapareceu depois que eles efetuaram o pagamento.
E é claro que eles NÃO conseguiram comprar o Moto G por 150 reais. Além disso, o site simplesmente desapareceu depois que eles efetuaram o pagamento.
Esses golpes estão ficando cada vez mais comuns, principalmente em casas de apostas. O Youtube e o Instagram são os grandes responsáveis por grande parte desses golpes pois eles aprovam esse tipo de anúncio no site deles. Vou mostrar alguns famosos que são deep fake: Anitta
Os golpistas adoram usar jogos de celular para divulgar seus golpes. Entre ele está o popular jogo Subway Surfers. Eles usaram o Felipe neto para divulgar os seus golpes, e pra falar a verdade, a voz do Felipe Neto ficou idêntica! A Virginia também foi usada na propaganda.
O Mc Ryan SP não ficou de fora dessa, os golpistas usaram a imagem dele para divulgar o "Subway Money".
Mas os golpistas não tem limite, e usaram até mesmo o Jornal Hoje da Rede Globo, para divulgar o "Subway Money". Usaram inteligência artificial para fazer uma reportagem especial sobre o jogo.
O apresentador PedroBial ficou revoltado com os golpistas usando seu rosto para aplicar golpes.
E fez um vídeo acusando o Facebook, que permite esse tipo de propaganda golpistas nas suas plataformas.
O Gabigol e o Neymar, foi um dos primeiros famosos a serem usados nessa deep fake. E por serem muito conhecidos, algumas pessoas acabam caindo facilmente nesse golpe. Pois como se trata de grandes estrelas do futebol, as pessoas acabam acreditando cegamente nesses anúncios"
***
Fique sempre de olho, questione, pesquise e nunca compre algo sem garantia de origem. Afinal, nenhum celular custa R$ 100 — e se custar, pode ter certeza: há algo errado por trás disso.
Fonte: https://x.com/fatoshistoricoz/status/1795816723851153892