O caso do Homem-Pateta, perfil na internet que assustou pais e responsáveis de crianças em 2020

 

O Homem-Pateta (também conhecido como "homem pateto") foi um fenômeno viral que surgiu nas redes sociais em meados de 2020. Tratava-se de um perfil falso, sob o nome de Jonathan Galindo, que se passava por um personagem infantil chamado "Homem Pateta", que incentivava crianças e adolescentes a cometerem atos de automutilação e suicídio. O perfil se espalhou rapidamente pelas redes sociais, principalmente no TikTok e no WhatsApp, e causou grande preocupação entre os pais e responsáveis, que temiam pela segurança de seus filhos. O caso é muito similar a outros, como o da Baleia Azul em 2017 e Momo em 2018.

ORIGEM

Em 2017, surgiram perfis identificados como Jonathan Galindo que utilizavam imagens antropomórficas do personagem Pateta da Disney. Esses perfis estavam presentes em países de língua espanhola e chegaram ao Brasil apenas em 2020. Eles tentam entrar em contato com crianças por meio de mensagens diretas ou ligações de vídeo e áudio, exibindo conteúdo perigoso que tem como objetivo causar desconforto, medo e, em alguns casos, até mesmo tentar provocar o suicídio. 

Os primeiros relatos sobre esses perfis datam de 2017, quando o YouTuber mexicano Rey Del Random publicou um vídeo em 9 de janeiro daquele ano sobre um perfil que não deixaria as pessoas dormirem. Ele mostra imagens perturbadoras do perfil, que à época era grafado como Jhonatan Galindo. Desde então, esse vídeo acumulou quase 230 mil visualizações (atualmente o vídeo encontra-se indisponível no Youtube) e inspirou vários outros com números semelhantes ou até maiores.

O alerta da Polícia Civil de Santa Catarina


O aviso, feito inicialmente pela Polícia Civil de Santa Catarina, era para que os pais monitorassem o uso da internet pelos filhos e, principalmente, com quem eles se comunicavam, buscando as autoridades e auxílio psicológico caso necessário. O alerta, publicado no dia 17 de junho de 2020, foi dado pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça do estado (TJSC) e teria sido publicado após avisos de pais e professores que estavam cientes do caso do Homem-Pateta.

Como o Homem Pateta tornou-se viral na internet

A história finalmente explodiu pelas mãos do influenciador mexicano Carlos Name (www.instagram.com/carlosname/), que tem mais de 1,7 milhão de seguidores devido a seus trabalhos com maquiagem e marcas, além de contar histórias de terror pelos Stories. Foi por lá que ele contou a história de Jonathan Galindo, agora, com novas facetas: ele seria um homem de cerca de 40 anos com problemas psicológicos que perseguia mulheres e crianças. Antigas nuances também ressurgiram aqui, com Name afirmando que um contato pelo Facebook seria suficiente para que o Homem-Pateta surgisse na casa das pessoas e que ele usaria a maquiagem devido às deformações de seu rosto. Em uma série de stories (veja um acima), ele chegou a demonstrar um encontro com Galindo do lado de fora de sua residência. Assista abaixo outro stories envolvendo o Homem Pateta:


'Homem Pateta' poderia estar ligado à morte de menino de 11 anos


A polícia italiana investigou a morte de um menino de 11 anos e afirmou que ela possivelmente estaria ligada ao macabro "Desafio Jonathan Galindo", também conhecido como "Homem Pateta". Segundo os relatos chocantes da polícia de Nápoles, o menino pulou da varanda da casa dele em uma terça, dia 29 de setembro de 2020, após escrever uma mensagem perturbadora no tablet que usava. "Amo vocês, mamãe e papai. Agora tenho que seguir o homem de capuz preto. Não tenho mais tempo. Me perdoe", dizia a mensagem. A criança era feliz, saudável e praticava esportes, segundo reportagem da agência italiana ANSA. A principal linha de investigação envolvia justamente o Homem Pateta, que possui um chapéu preto na maioria das imagens. 

Policia Civil descobre paradeiro de autor do perfil por trás do "Homem pateta"

Segundo informações preliminares repassadas pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), a DPCA apurou que o autor do perfil original de Garlindo seria italiano e já estaria preso na Europa. O suspeito teria publicado nas redes sociais os primeiros textos ligados ao perfil do Homem Pateta. As apurações sobre a prisão do autor da conta inda estão em fases iniciais. Os investigadores da DPCA buscam confirmar a veracidade das notícias sobre a identidade do suspeito. Enquanto isso, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) tem estudado o caso do Homem Pateta no Brasil, e os policiais de Brasília afirmaram que não houve ocorrência de casos locais com o personagem. Ainda assim, existem algumas contas nomeadas como Jonathan Galindo no Facebook que também apresentam conteúdo em português. Além disso, o programa Encontro, transmitido dia 29 de junho de 2020, expôs o relato da mãe de uma criança de 10 anos, que afirmou que seu filho teria tido contato com um dos perfis do Homem Pateta: 

A verdadeira origem das fotos do Homem-Pateta

cineasta James Fazzaro

O personagem é obra de um cineasta e artista de efeitos visuais chamado James Fazzaro e começaram a surgir na internet no final de 2011 como uma forma de demonstrar o uso de prótese e maquiagens para a criação de personagens e divulgar sua empresa, a JMF Filmworks. 

Tony the Toon

A criatura que ficou conhecida como Homem-Pateta, na realidade, começou sua carreira na internet como Tony the Toon em um fórum voltado à cultura furry, que reúne entusiastas da personificação de animais de forma antropomórfica, com expressões e atitudes humanas, andando em duas patas e outras características do tipo. 

Garry the Google

Fazzaro seguiu com personagens desse tipo, mas optou por um rumo mais realista e um tanto sombrio com seu personagem seguinte, Garry the Goof. Aqui, saem as roupas coloridas e a maquiagem pesada para entrada de uma aparência um pouco mais decrépita, que também conversava com a história criada para ele, que tem duas personalidades: à noite, ele é um cavalheiro, que passeia por aí cumprimentando a vizinhança e usando ternos de luxo. Durante o dia, porém, o personagem é funcionário de uma empresa de controle de pragas e, apesar do sorriso sempre presente, é citado como alguém que odeia sua vida e todas as pessoas que conhece.

Larry LeGeuff

Essa aparência perturbadora e sombria deu origem a um segundo personagem, Larry LeGeuff, que o artista dar indícios de ser o verdadeiro Garry. Entre 2012 e 2014, foram publicadas a maioria das fotos que são usadas, hoje, nos perfis de Jonathan Galindo, retratando um personagem com a barba por fazer e roupas velhas, que fuma sem parar e é viciado em bebida. O ambiente doméstico, também, foi substituído por galpões e porões, enquanto ele aparecia portando ferramentas de forma ameaçadora.

Por onde anda o cineasta Fazzaro?

Foto de James Fazzaro postada no Facebook em fevereiro de 2023

Fazzaro não publica em seu site oficial desde janeiro de 2014, onde fazia críticas de filmes a que assistia. Seu currículo no site IMDb (www.imdb.com/name/nm3496986/), entretanto, o mostra ativo na indústria do cinema até o ano 2020, quando atuou como operador de câmera em duas produções independentes, uma minissérie de sete episódios chamada Disconnected e o filme de terror religioso Schism, ambos inéditos no Brasil. 


No Facebook, ele permanece ativo e, em uma publicação recente, criticou a recente viralização de Larry LeGeuff, que levou terceiros a tentarem tomar crédito por seu trabalho (https://www.facebook.com/james.fazzaro/posts/pfbid02ZTGhqnvPuo5BGwN7Btsnun3N44DdiaQ6Kt6CcZoGTT4LQUdB1HdTH7GGQW4gXFpml?locale=pt_BR).

A importância da segurança das crianças na internet

O caso do "Homem Pateta" levantou diversas discussões sobre a segurança das crianças na internet e a necessidade de uma maior regulação das redes sociais. Também reforçou a importância da educação dos pais e responsáveis sobre o uso seguro da internet por parte de crianças e adolescentes. É fundamental que os pais orientem seus filhos a nunca compartilharem informações pessoais com estranhos na internet, a não se envolverem em desafios perigosos e a procurarem ajuda imediata em caso de qualquer ameaça ou comportamento suspeito na rede. A internet pode ser uma ferramenta incrível para o aprendizado e a diversão, mas é preciso ter cuidado para que ela não se torne uma ameaça à segurança e ao bem-estar das crianças e adolescentes. O caso do "Homem Pateta" foi um alerta importante para que todos estejam mais atentos e conscientes sobre os perigos da internet.

Não deixe de seguir o o blog no Twitter Instagram Google Notícias

Fontes: https://canaltech.com.br/redes-sociais/quem-e-o-homem-pateta-que-esta-aterrorizando-criancas-pela-internet-167109/
https://www.weasyl.com/~duskysam/submissions/626941/larry-legeuff-sup
https://www.furaffinity.net/
https://hugogloss.uol.com.br/mundo/policia-civil-descobre-paradeiro-de-autor-do-perfil-homem-pateta-que-assusta-e-incentiva-suicidio-a-criancas-e-adolescentes-saiba-detalhes/
https://noticias.r7.com/hora-7/fotos/jogo-macabro-homem-pateta-pode-estar-ligado-a-morte-de-menino-de-11-anos-04102020

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url