Uma postagem do Nathan Bakker, no Facebook, viralizou na internet ao explicar para pessoas leigas em "como agir em caso de emergência com atirador". Abaixo a postagem completa:
"Eu tive treinamento contra atiradores (ALICE, Active Shooter Training) quando trabalhei no Colorado, onde rolou o lance de Columbine, e existe uma informação que muita gente não sabe e pode ser útil: Em caso de atirador em qualquer lugar que você esteja, jamais em hipótese alguma se abaixe e fique parado. Você vai estar se fazendo de alvo. Existem estatísticas provando que em ataques onde as pessoas simplesmente se abaixaram, o número de mortes foi muito maior do que os que fizeram alguma coisa.
0) Designa alguém pra ligar pra polícia inicialmente. Normalmente, todo mundo espera alguém ter a iniciativa. Tenha você mesmo e aponte pra alguém e peça pra ligar. Ao ligar, a primeira coisa é informar a localização e a ocorrência. Esse é o passo mais importante.
1) Se você ver que o atirador está próximo, mas não imediatamente onde você estiver e houver uma saída, guia todo mundo, corre e vaza de lá o mais rápido possível.
2) Se não houver saída mas houver um lugar para se trancar, se tranque e coloque tudo possível na frente da porta: geladeira, sofá, o que for. O que eles querem são alvos fáceis, se há resistência, eles vão pro próximo alvo, afinal o que importa é o número. Nisso dá mais tempo pra polícia chegar.
3) Em último caso, se o atirador já tiver entre vocês, o que você e todo mundo deve fazer é atacar o atirador. Grita o mais alto que puder, jogue tudo que tiver na tua frente: cadeiras estojo, bolsa, mochila, seja o que for. Então, alguém tenta derrubar ele e afastar a arma. É muito mais difícil acertar um tiro com distrações e coisas vindo em sua direção do que se a pessoa estiver abaixada e indefesa. Mesmo parecendo óbvio, eu não sabia nada disso ao fazer o treinamento e muita gente não sabe também. Se quiser compartilhar, essa informação pode salvar muitas vidas :)
Uma boa prova recente do que tô falando: https://www.facebook.com/142404191637/posts/10156785713961638/"
A postagem publicada em 14 de março de 2019 no Facebook (um dia depois do Massacre de Suzano) tem mais de 12 mil curtidas e reações, 490 comentários e 21 mil compartilhamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário