Homenagem da Academia ao ator Robin Wiliams possui o perigoso "Efeito Werther" ou "Copycat Suicide" na internet

tweet da The Academy

O suicídio mata 26 brasileiros por dia. Entretanto, o tema é praticamente proibido na mídia. O motivo é o mesmo que levou a Fundação Americana de Prevenção ao Suícidio a fazer um alerta sobre a homenagem que a Academia de Cinema, Artes e Ciências dos Estados Unidos fez ao ator. A preocupação é que o compartilhamento da imagem utilizada no Twitter e no Facebook do órgão cause o "efeito werther" ou "copycat suicide". O fenômeno, basicamente, diz que se você começa a falar muito sobre suicídio, vai encorajar pessoas, principalmente jovens, suscetíveis ao assunto. 

A homenagem da Academia ao Robin Wiliams na internet

A imagem em homenagem a Robin Williams, com o gênio abraçando Aladdin e o céu estrelado de fundo, dá a entender que o suicídio do ator teria sido uma saída válida da vida. Teoria corroborada ainda mais pela frase que acompanha a homenagem. "Gênio, você está livre", palavras que, na opinião da Fundação, dão ao possível ato desesperado de Williams um ar libertador. 

Última foto do ator  em local público. Robin Williams, ator vencedor do Oscar, foi encontrado morto em sua casa na manhã da segunda-feira (11). O astro faleceu aos 63 anos.

"O suicídio não deve ser apresentado como uma opção. Essa é uma fórmula para um potencial contágio", alerta Christine Moutier, diretora médica da Fundação, em entrevista ao Washington Post. O conselho de Christine para quem quiser ressaltar o trabalho de Williams na mídia é que o foco seja outro, nada de glorificar como o astro morreu, mas deixar claro como sua vida foi incrível. Se o suicídio for fatalmente pautado, é preciso esclarecer que sempre há uma solução.

Fonte: http://www.adnews.com.br/midia/compartilhar-a-homenagem-de-robbie-williams-e-um-perigo
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url