O guerra virtual começou por um motivo extremamente fútil: Alguns membros do /b/ estavam revoltados com o fato de usuários do Tumblr repostarem os memes de lá sem atribuição de crédito. Isso foi suficiente para que os Anonymous (a entidade que representa o espírito do /b/) pegasse em armas, organizando uma trollagem épica ao Tumblr. De início seriam postadas fotos nojentas, fetiches bizarros e pornô de mal gosto em geral no Tumblr, apenas para causar nojo e revolta.
Mas logo o ataque, batizado de Operação Overlord, incluiu também como objetivo um grande ataque DDoS ao site, usando LOICS. Este ataque conseguiu derrubar temporariamente a home page do Tumblr, embora blogs individuais continuaram a funcionar.
Como o ataque foi amplamente divulgado, membros do Tumblr tiveram tempo para organizar seu contra-ataque, a Operação OverKitten. A estratégia? Combater o nojo com fofura, literalmente. Os membros do Tumblr se organizaram para postar quantidades absurdas de fotos de gatinhos em todas as threads do /b/.
Durante o ataque, uma fração razoável de anônimos decidiram que eles preferiam "viver em paz e harmonia" com o Tumblr do que permanecer hostis. Então nasceu o 4chumblr.
4chumblr refere-se à representações artísticas da relação entre 4chan e tumblr que surgiu como resultado da recente guerra entre os dois sites. *Você pode conferir mais trabalhos do 4chumblr no grupo do deviant art.*
Personagens
Tumblr-tan
Sombreada no mesmo esquema de cores azul e branco como o seu homônimo, Tumblr-tan geralmente carrega objetos e roupas associado com a subcultura "hipster", muitas vezes usa óculos grossos-moldado e um pino em forma de "T" similar ao logotipo do tumblr .
Anon-sama
Anon-Sama ("-sama" é usado como um sufixo honorífico masculino) é retratado como ele sempre foi: verde, sem rosto e com um terno.
Reação
Em tumblr, após as primeiras imagens feitas, a mania espalhou-se rapidamente. Vários blogueiros no tumblr repostagem imagens já feitas e fanfics e até mesmo eles contribuíram com as suas próprias criações. Devido à natureza "exclusiva" do /b/, usuários do tumblr que desconheciam este mundinho particular da internet, interessaram-se pelo meme e foram replicando-o no serviço.
Em alternativa, a reação do /b/ foi muito confusa. Metade dos anônimos gostaram da forma criativa que o caminho da guerra tomou, outra terço odiou a enchente de threads sobre o tema. Alguns /b/tards colocavam mais imagens chocantes, afim de que os novos usuários pudessem sair do 4chan e nunca mais voltarem. Ainda hoje, você pode ver algumas threads sobre o tema no 4chan.
Atenção: O acesso ao site 4chan é recomendável APENAS para maiores de 18 anos. Você não vai permitir o acesso de um menor ou de qualquer outra pessoa que possa achar o conteúdo ofensivo.
Fontes: knowyourmeme - readwriteweb
Haha, gostei da matéria! Eu estive no board nos dias de guerra, um hipster conseguiu fazer com que o servidor do /b/ caísse e fosse entupido de spams quando voltasse.
ResponderExcluirÉ.
Eu sou mais /b/ que tumblr, apesar de ser uma menina.
ResponderExcluirMas confesso que gosto de 4chumblr ou Tum/b/lr.
Melhor paz e amor que guerra.
PS: adorei a matéria!!
Excluir