Google Wave: Como instalar gadgets e robots


Todos que têm o primeiro contato com o Google Wave ficam com muitas dúvidas na hora de usá-lo. "Como adicionar um contato?", "Como adicionar um gadget?", "Como adicionar um robot?", "Afinal, o que é Robot?" são algumas das questões. Este post tem como finalidade ensinar como adicionar contatos, robôs e extensões no Google Wave. Os gadgets são como aqueles aplicativos do Orkut, você instala e são executados dentro de uma wave. Os robots são semelhantes aos robôs que você vê no twitter, só que muito mais sofisticados pois eles se comportam com inteligência artificial em uma wave, interagindo como um participante.

Adicionar um Robot no Google Wave
Passo 1-Os robôs do Google Wave possuem um endereço de email próprio, como o tweety-wave@appspot.com. Clique no botão com sinal da cruz na janela de Contacts (Contatos) [1] e aparecerá uma pequena janela para adicionar um contato. Cole ou digite o endereço no espaço [2] e clique em Submit.


Passo 2-Para criar uma onda, clique no botão New Wave na janela principal.


Passo 3-Na parte superior da caixa de entrada, você verá uma cruz no lado esquedo do seu avatar [1]. Clique na cruz e uma lista de contatos aparecerá, selecione Wikify (ou qualquer bot) [2], e depois feche a caixa.
  

Passo 4-Digite as instruções do bot ou procure informações a respeito.

 
Adicionar um gadget no Google Wave
Adicionar um gadget é bem mais simples. Passo 1- Crie uma wave como no passo 2 acima. Passo 2- Na wave criada, clique no botão verde (parecido com uma peça de quebra-cabeça) [1] e na janela que aparecer (Add gadget by URL) , cole a URL do gadget e clique em Add [2].


Passo 3- Pronto! Agora é só usar o gadget e, se quiser, compartilhar com seus contatos.

Desinstalar uma extensão do Google Wave
Para desinstalar uma extensão... 
Passo 1-Clique no link Settings no painel de navegação. Uma wave chamada Extension Settings aparecerá. 
  Passo 2- Você vai ver todas as extensões que você instalou. Agora você pode desinstalar qualquer extensão, com o clique no botão Uninstall. Se você tiver certeza que você nunca vai querer instalar uma extensão especial novamente, clique no botão Remove para remover completamente a extensão em Settings

Fonte: http://techpp.com/2009/11/16/how-to-install-a-google-wave-gadget-extension/
Próxima Postagem Postagem Anterior