Vídeo: O monge budista que ateou fogo em si próprio como protesto em 1963 🔞


Thich Quang Duc

Thich Quang Duc (1897 — 11 de Junho de 1963), originalmente batizado de Lâm Văn Tức, foi o monge Mahayana, que durante uma manifestação na cidade de Saigon, Vietnã do Sul, contra a política religiosa do governo de Ngo Dinh Diem, ateou fogo em seu próprio corpo em um processo de autoimolação em 11 de Junho de 1963.

Foto do ano

autoimolação
Thích Quảng Ðức durante a auto-imolação. A imagem, uma das mais icônicas do século XX, foi feita pelo fotógrafo da Associated Press Malcolm Browne.

Durante seu suicídio o monge foi fotografado por Malcolm Browne, e sua foto viria a ser premiada com os prêmios Pulitzer e Foto do Ano da World Press Photo. O repórter David Halberstam também recebeu um Pulitzer por sua reportagem escrita do ocorrido.

1963 First Buddhist suicide by fire.

O mártir


No Vietnã (que naquela época estava em guerra contra os EUA e parte da Ásia) e posteriormente no mundo todo, foi considerado um Bodhisattva. Um bodhisattva, tradicionalmente, é qualquer pessoa que, movida por grande compaixão, gerou bodhicitta, que é o desejo espontâneo de atingir o mesmo status de Buda para o benefício de todos os seres sencientes. 
O curioso foi que, mesmo tendo sido queimado e posteriormente re-cremado, seu coração permaneceu intacto. Isso aumentou o impacto de sua morte mundialmente, tornando-o um verdadeiro mártir.

Regime Diem


As ações de Thích Quảng Ðức aumentaram a pressão internacional sobre o regime de Diem e fez com que o líder anunciasse reformas para acalmar os Budistas. No entanto, as mudanças prometidas foram implementadas muito lentamente ou nem foram implementadas, resultando numa deterioração na disputa. Com a continuação dos protestos, as Forças Especiais leais ao irmão de Diem, Ngô Ðình Nhu, iniciaram ataques aos pagodes Budistas em toda nação, tomando o 'coração sagrado', causando mortes e danos generalizados. Diversos monges Budistas seguiram o exemplo de Thích Quảng Ðức e se auto-imolaram. Eventualmente, um golpe militar derrubou e matou Diem.

Auto-imolação


A auto-imolação foi vista como o ponto da virada da crise Budista Vietnamita que culminou na mudança do regime. Autoimolação é o sacrifício voluntário de si mesmo. Foi uma prática prevalente desde os tempos pré-históricos porém atualmente ela é muito rara pois é estritamente proibida pelas autoridades governamentais.

Uma porção da mesma imagem foi usada como capa do primeiro CD da banda americana Rage Against the Machine.



Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Th%C3%ADch_Qu%E1%BA%A3ng_%C4%90%E1%BB%A9c
http://pt.wikipedia.org/wiki/Auto-imola%C3%A7%C3%A3o
Próxima Postagem Postagem Anterior