sábado, 28 de janeiro de 2012

Computação em nuvens já não é tão confiável



A operação para prender o fundador do site de download de filmes e serviço de compartilhamento de arquivos Megaupload deixou usuários do serviço em todo o mundo no limbo, inclusive aqueles que usavam o site para trocas legais de arquivos, informou o jornal “Sydney Morning Herald”.



Com o site fechado, esses clientes ficaram sem poder acessar seus dados, gerando um alerta sobre os riscos de confiar no chamado computação em nuvens. Além de armazenar conteúdo ilegal, o Megaupload era usado legalmente por centenas de milhares — possivelmente milhões — de pessoas em todo o mundo.

Steve Su, professor universitário da cidade de Perth, na Austrália, foi surpreendido pelo fechamento do site. Ele perdeu os arquivos que havia enviado para o Megaupload para compartilhar com seus alunos. Segundo ele, o FBI deveria ter separado o conteúdo legal do ilegal.



— É como confiscar o celular de todo mundo porque os terroristas o utilizam.

O analista Mark Pesce, por sua vez, avalia que o incidente provocou uma sombra com respeito à tecnologia de armazenamento de dados em nuvem.


— Todo mundo que usa serviços baseados em nuvem para fazer backup está se perguntando agora o quão seguro eles são — disse Pesce. 
— As pessoas que têm arquivos legítimos no Megaupload não conseguem acessar esses dados e estão irritadas. O caso fez o serviço de armazenagem de arquivos em nuvem parecer menos legítimo.


Fonte: oglobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...