Computação em nuvens já não é tão confiável


A operação para prender o fundador do site de download de filmes e serviço de compartilhamento de arquivos Megaupload deixou usuários do serviço em todo o mundo no limbo, inclusive aqueles que usavam o site para trocas legais de arquivos, informou o jornal “Sydney Morning Herald”.


Com o site fechado, esses clientes ficaram sem poder acessar seus dados, gerando um alerta sobre os riscos de confiar no chamado computação em nuvens. Além de armazenar conteúdo ilegal, o Megaupload era usado legalmente por centenas de milhares — possivelmente milhões — de pessoas em todo o mundo.

Steve Su, professor universitário da cidade de Perth, na Austrália, foi surpreendido pelo fechamento do site. Ele perdeu os arquivos que havia enviado para o Megaupload para compartilhar com seus alunos. Segundo ele, o FBI deveria ter separado o conteúdo legal do ilegal.  O analista Mark Pesce, por sua vez, avalia que o incidente provocou uma sombra com respeito à tecnologia de armazenamento de dados em nuvem. Pesce ponderou que a segurança de serviços de backup na nuvem está em questão após o caso Megaupload. Ele salientou a frustração dos usuários com a perda de acesso a arquivos legítimos, e como o episódio prejudicou a imagem de legitimidade do serviço.

Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/acao-do-fbi-contra-megaupload-afeta-nao-so-piratas-3739544
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url