"Professores são educadores, não babás", um texto de um professor para pais de alun@s


O 2º (segundo) artigo mais compartilhado em 2011 por usuários americanos do Facebook foi escrito por um professor, Ron Clark (o primeiro artigo mais compartilhado mostra fotos da usina de Fukushima). Mais de 600.000 pessoas curtiram o texto na rede, escrito a pedido da rede de TV CNN e intitulado "O que os professores realmente querem dizer aos pais". O artigo descreve um cenário de guerra, travada entre pais e professores. Na visão de Clark, os pais vêm transferindo suas responsabilidades para a escola, sem, contudo, aceitar que seus filhos se submetam de fato às regras da instituição. Leia o texto traduzido abaixo:

 
O que os professores realmente querem dizer aos pais

Por Ron Clark, Especial para CNN
06 de setembro de 2011 - Atualizado 1312 GMT (2112 HKT)
Nota do editor: Ron Clark, autor de “The End of Molasses Classes: Getting Our Kids Unstuck — 101 Extraordinary Solutions for Parents and Teachers,”, foi nomeado ”Mestre Americano do Ano” pela Disney e reconhecido por Oprah Winfrey como seu “Homem fenomenal.” Ele fundou a Academia Ron Clark, que os educadores de todo o mundo visitam para aprender.

(CNN) - Neste verão, eu conheci uma diretora que foi nomeada recentemente como a administradora do ano em seu estado. Ela era amada e adorada por todos, mas me disse que estava deixando a profissão.
Eu gritei: “Você não pode nos deixar “, e ela respondeu incisivamente: “Olha, se eu receber uma oferta para liderar um sistema escolar de órfãos, eu vou me debruçar sobre ele, mas eu simplesmente não posso lidar mais com os pais , eles estão nos matando .”
Infelizmente, esse sentimento parece estar se tornando mais e mais prevalente. Hoje, novos professores permanecem em nossa profissão uma média de apenas 4,5 anos e muitos deles listam as “questões com os pais” como uma das suas razões para jogar a toalha. A fala vai-se espalhando e, quanto mais negatividade os professores recebem dos pais, mais difícil se torna recrutar os melhores e os mais brilhantes das faculdades. 
Então, o que podemos fazer para deter a maré? O que os professores realmente precisam que os pais entendam?

 

Para começar, somos educadores, não babás

Somos profissionais educados que trabalham com crianças todos os dias e muitas vezes vêem o seu filho por um prisma diferente do seu. Se nós lhe damos um conselho, não lute contra ele. Tome-o e digira-o da mesma forma que você consideraria o conselho de um médico ou advogado. Eu me habituei a alguns pais que simplesmente não querem ouvir nada negativo sobre seu filho, mas, às vezes, se você está disposto a aceitar de coração um alerta antecipado, ele pode ajudá-lo a encarar logo uma questão que poderá se tornar muito maior no futuro.

Confie em nós

Às vezes, quando eu digo aos pais que seu filho tem tido problemas de comportamento, quase posso ver os cabelos se eriçarem em suas costas. Eles estão prontos para lutar e defender seus filhos, e isto é muito cansativo. Uma das minhas maiores irritações é quando eu conto a uma mãe uma coisa que seu filho fez e ela se vira, olha para ele e pergunta: “Isso é verdade?” Ora, é claro que é verdade. Eu acabei de lhe dizer. E por favor não pergunte se um colega pode confirmar o que aconteceu ou se outro professor estava presente. Isto só humilha o professor e enfraquece a parceria entre professor e pais.

Por favor, elimine todas as desculpas

E se você realmente quer ajudar seus filhos a serem bem sucedidos, pare de inventar desculpas para eles. Eu estava conversando com uma mãe e seu filho sobre as tarefas de leitura de verão. Ele me disse que não tinha começado e eu o deixei saber que eu estava extremamente desapontado, porque as aulas começariam em duas semanas. Sua mãe entrou na conversa e me disse que tinha sido um verão horrível para eles por causa de questões familiares por que haviam passado, em julho. Eu disse que sentia muito, mas não pude deixar de salientar que as tarefas foram dadas em maio. Ela rapidamente acrescentou que estava permitindo que seu filho tivesse algum “tempo de diversão” durante o verão antes de voltar a trabalhar em julho e que não era culpa dele o trabalho não estar completo. Você pode sentir minha dor? Alguns pais vão dar desculpas, independentemente da situação, e eles estão criando filhos que vão se transformar em adultos que se voltam sempre para desculpas e não criarão uma forte ética de trabalho. Se você não quer que seu filho chegue aos 25 e desempregado, sentado em seu sofá comendo batatas fritas, então pare de inventar desculpas para por que eles não estão tendo sucesso. Em vez disso, concentre-se em encontrar soluções.


Pais, sejam parceiros, em vez de promotores

E, pais, vocês sabem, está OK se seu filho tiver problemas, às vezes. Estes formam o caráter e ensinam lições de vida. Como professores, ficamos envergonhados com aqueles pais que se colocam no caminho dessas lições; nós os chamamos de “pais helicópteros”, pois querem mergulhar e salvar sua criança toda vez que algo dá errado. Se dermos a uma criança um 79 em um projeto, então é isso que a criança merece. Não agende uma hora para se encontrar comigo para negociar crédito extra para um 80. É um 79, independentemente de se você acha que deveria ser um B +.
Esta pode ser difícil de aceitar, mas você não deve presumir que porque o seu filho tem sempre um A que ele / ela está recebendo uma boa educação. A verdade é que muitas vezes são os maus professores que dão as notas mais altas, porque eles sabem que, dando boas notas, todos vão deixá-los em paz. Os pais vão dizer: “Meu filho tem um(a) grande professor(a)! Ele tirou A em todas este ano!”
Ora, vem cá. Com toda a honestidade, são geralmente os melhores professores que dão as notas mais baixas, porque eles estão elevando as expectativas. No entanto, quando seus filhos recebem notas baixas você quer reclamar e vai direto ao gabinete do diretor.
Por favor, dê um passo atrás e dê uma boa olhada na paisagem. Antes de desafiar essas notas baixas que você sente que o professor “deu” a seu filho, talvez seja necessário compreender que o seu filho ”ganhou” estas notas e que o professor de que se queixa é na verdade o que está fornecendo a melhor educação.
E, por favor, seja um parceiro em vez de um promotor. Eu tive um aluno que estava “colando” num teste e seus pais ameaçaram chamar um advogado, porque eu o estaria rotulando de criminoso. Eu sei que parece loucura, mas diretores de todo o país estão me dizendo que advogados estão cada vez mais acompanhando os pais nas reuniões da escola sobre seus filhos.

Professores pisando em ovos


Eu me sinto muito triste por administradores e professores nos dias de hoje, cujas mãos estão completamente atadas. De muitas maneiras, nós vivemos com medo do que vai acontecer a seguir. Nós pisamos em ovos em um sistema de educação aguado, onde os professores não têm a coragem de serem honestos e falarem o que pensam. Se eles fazem um pequeno erro, isto pode se tornar um enorme desastre.
Minha mãe acabou de me contar que uma criança em uma escola local escreveu em seu próprio rosto com um marcador permanente. A professora tentou limpar com uma toalha molhada e isto deixou uma marca vermelha no lado do seu rosto. Os pais chamaram a mídia e a professora perdeu o emprego. Minha mãe, minha própria mãe, disse: “Você pode acreditar que a mulher fez isso?”
Eu me senti atingido no estômago. Sinceramente, teria, provavelmente, tentado fazer com que a marca saísse também. Pensar que poderíamos perder nossos empregos por algo tão pequeno é assustador. Por que alguém iria querer entrar na nossa profissão? Se os nossos professores continuam a sentir-se ameaçados e com medo, você vai roubar nossas escolas dos nossos melhores e dificultar os nossos esforços para recrutar educadores excelentes amanhã.

Finalmente, lide com situações negativas de uma maneira profissional.

 

Se o seu filho disse que alguma coisa aconteceu na sala de aula e isto preocupa você, peça para se encontrar com o professor e aborde a situação dizendo: “Eu queria que você soubesse algo que meu filho disse que aconteceu em sua sala, porque eu sei que as crianças podem exagerar e que há sempre dois lados para cada história. Eu queria que você clareasse isto um pouco para mim. ” Se você não ficar feliz com o resultado, leve, em seguida, as suas preocupações ao diretor, mas acima de tudo, nunca fale mal de um professor na frente de seu filho. Se ele sabe que você não o respeita, ele não o fará também, o que levará a uma série de novos problemas.
Nós sabemos que você ama seus filhos. Nós os amamos também. Nós só pedimos- e imploramos – para confiar em nós, nos apoiar e trabalhar com o sistema escolar, e não contra ele. Precisamos de vocês às nossas costas e precisamos que vocês nos dêem o respeito que merecemos. Levantem-nos, façam-nos sentir apreciados, e vamos trabalhar ainda mais para dar ao seu filho a melhor educação possível.

Esta é a promessa de um professor, de mim para você.
   
Fontes: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/pais-e-professores
http://www.ffdigital.com.br/?p=247
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url