quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O que é Foursquare? Rede virtual de localização geográfica


O que é o Fourquare?
O novo serviço literalmente coloca no mapa as redes virtuais de amigos. É uma rede social e microblogging baseada na localização física de seus usuários, com elementos que lembram games. Esse aspecto lúdico vem do fato de ser possível acumular distintivos relativos a lugares específicos, um pouco como os autocolantes dos anos 70. Foi criado em Nova York em 11 de março de 2009.

O básico do básico

O que é o foursquare? como faço para usá-lo?
O foursquare é uma mistura de rede social com guia da cidade. Com ele você pode descobrir lugares interessantes da região onde você está ou que seus amigos visitaram. Para usar o serviço é necessário se cadastrar no site e instalar o aplicativo no celular atualmente disponível para iPhone, Android, Palm e Blackberry.

Primeiros passos
Você já se cadastrou e instalou o aplicativo. E agora?
Usar o Fourquare é bem simples. O cadastro leva menos de dois minutos e o site pode importar automaticamente seus amigos do Facebook, Twitter e gmail. Quando você abre o aplicativo no celular ele reconhece sua localização e traz uma lista de lugares próximos de onde você estiver.

Agora é só fazer o check-in, que é simplesmente avisar o serviço sobre onde você está

Encontre seus amigos
Descobrir lugares novos quando se está sozinho não tem graça. Quando fizer o check-in em algum lugar o foursquare permite que você escolha se vai tornar a informação pública ou se vai compartilhar no Facebook ou twitter.

Também é possível ver uma lista com os locais onde seus amigos fizeram check-in recentemente.

De olho na sua quebrada
Gravar dicas dos usuários é a grande sacada do foursquare.

Além da lista de locais próximos, você também pode ver dicas que outros usuários escreveram sobre determinado estabelecimento. Também é fácil compartilhar mensagens com outros serviços como Facebook e twitter.

Quase um game
Características de jogo torna o foursquare mais atraente. Para estimular você a usar ainda mais o serviço, os idealizadores do foursquare criaram um sistema de ranking.

Cada visita a uma lugar rende pontos, a primeira visita a um lugar novo rende pontos extras, e assim por diante

Prêmios e prefeitos
Os usários mais dedicados são recompensados. Quando você é o visistante mais frequente de um lucal ganha uma coroa e o título de mayor (que significa prefeito em inglês).

O foursquare também premia os usuários que visitam lugares especialmente interessantes com "badges". Você pode ganhar o título de "rato de academia" ou de "pizzaiolo" de acordo com os seus hábitos.

Dicas e sugestões
Seja esperto, não dê mole e evite problemas
Use o foursquare para explorar partes que você não conhece da cidade.
  • A lista de locais de cada região pode trazer muitas surpresas.
  • Tenha cuidado com os dados que você torna públicos.
  • O endereço da casa de um amigo ou parente não dever ser compartilhado.
  • Deixe dicas relevantes. Se estiver num bar ou balada não adiante muito escrever. "Festa imperdível nesta quinta". Melhor dizer "Todas as terças bebidas pela metade do preço até as 20:00".
Para maiores detalhes o Edney Souza do blog Interney, trouxe mais detalhes do aplicativo, com explicação de cada prêmio do Foursquare.

Fonte: revistaepoca Interney

2 comentários:

  1. não conhecia...achei interessante...muito bom...

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia também ! Bem maneiro, ótimo blog parabéns ;D

    Depois, se puder, dê uma visita o meu blog ! Ta ai o link:
    www.gabrieltododia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...