Gimp Resynthesizer VS Photoshop CS5 Content-Aware Fill


O Content-Aware Fill, foi o tão alardeado recurso do Adobe Photoshop CS5, que permite selecionar e remover elementos de imagens, identificando os pixels ao redor da seleção e fazendo o preenchimento automático. Porém, existe um plugin semelhante, no sofware GIMP que faz a mesma técnica: Resynthesizer.

Essa ferramenta foi fruto de uma tese de doutorado de um pesquisador chamado Paul Francis Harrison. O título da tese é “Image Texture Tools” e que acarretou na aplicação prática da pesquisa com o algoritmo do Resynthesizer, que pode ser visto no site do autor. Veja abaixo, o vídeo de demonstração do Content-Aware Fill:

Adobe Photoshop CS5: Content-Aware Fill Sneak Peek

Para efeito de comparação, gravaram o efeito do plugin do GIMP com a mesma imagem usada no vídeo de demonstração do Content-Aware Fill:

GIMP plugin "Resynthesizer" and "Single Window" mode

Como fica evidente pelos vídeos apresentados, o plugin do GIMP faz exatamente a mesma coisa que o Content-Aware Fill do Photoshop CS5, o melhor de tudo é que a ferramenta é totalmente gratuita.

Download do plugin Resynthesizer do GIMP

O mais interessante é que essa não é a única ferramenta do GIMP que oferece recursos listados como novidade do Photoshop. Existe outra ferramenta chamada de Liquid Rescale que também é oferecida como um plugin e é equivalente ao Content-Aware Scale do Photoshop CS4 em que as imagens podem ser redimensionadas, mantendo as proporções do conteúdo. O vídeo abaixo mostra a aplicação da ferramenta em fotografias no GIMP:

GIMP - liquid rescale (aka seam carving)

Há boatos de que os autores dessas ferramentas foram contratados pela Adobe para implementá-los no Photoshop. O website do Liquid Rescale não é atualizada faz quase um ano. Essa é mais uma grande demonstração do poder dos sofwares de código aberto. Para obter ajuda na instalação consulte este tutorial.

Crédito: http://www.allanbrito.com/2010/04/05/photoshop-cs5-gratuito-com-o-gimp/
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url