CASO RARO! Galinha se transformou em galo no Rio Grande do Sul
Em 2025, em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, uma galinha chamada Liebling deixou sua família boquiaberta ao passar por uma transformação inusitada. Há mais de 10 anos na mesma casa, o animal começou a mudar de aparência no ano passado: desenvolveu penas maiores, crista vermelha e até esporões — traços típicos de um galo.
Apesar da nova aparência, Liebling não se tornou um macho de fato. O que aconteceu foi um fenômeno raro chamado reversão sexual, explicado pelo médico-veterinário e professor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Segundo ele, as galinhas têm apenas o ovário esquerdo funcional. Se esse órgão for danificado por alguma doença, o ovário direito, normalmente inativo, pode começar a se desenvolver como um “ovo-testículo”, misturando tecidos femininos e masculinos.
Com isso, o corpo da ave passa a produzir mais testosterona e outros hormônios masculinos, o que altera sua morfologia e faz parar de botar ovos. É exatamente o que ocorreu com Liebling, que agora tem cara e comportamento de galo, mas geneticamente continua sendo uma fêmea.
Esse tipo de caso é extremamente raro, acontece em cerca de 1 a cada 10 mil galinhas, e já foi registrado em outros países, como na Inglaterra. Apesar da curiosidade, especialistas reforçam que não se trata de uma mudança de sexo completa, mas sim de uma resposta hormonal incomum a um problema no sistema reprodutivo da ave.
Fontes: https://www.itatiaia.com.br/brasil/galinha-vira-galo-apos-mudanca-de-aparencia-e-hormonios-em-caso-raro-de-reversao-sexual-entenda
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2025/07/13/galinha-passa-por-caso-raro-de-reversao-sexual-e-vira-galo-no-rs-entenda.ghtml
.webp)
.webp)
.webp)























