Vídeo: Domingão do Faustão e o Caso Latininho que chocou público e mídia em 1996

Em 1996, Latino se apresentou no programa de Fausto Silva ao lado do Rafael Pereira dos Santos, de apenas 15 anos, um jovem portador da Síndrome de Seckel, que surgiu caracterizado como o cantor e foi chamado de Latininho. A apresentação foi chamada de apelativa pela mídia e público, o que gerou a famosa capa da Veja abaixo e motivou um processo judicial. 
Capa da Revista Veja "Mundo Cão Na TV: Até Onde Vai a Apelação?"
Sempre tive curiosidade em assistir esse episódio mas quase não encontrava na internet, no Youtube só tinha um trecho com imagem em péssima qualidade. Então, por esses dias, me deparo com um vídeo de 47 segundos, com qualidade um pouco melhor, publicado em setembro de 2017 na página O Brasil Que Deu Certo do Facebook. Porém, há duas semanas, vazou no Youtube um clipe de 17 minutos do caso tão famoso que manchou a reputação do Domingão do Faustão na época. Assista abaixo:

Domingão do Faustão -Latininho e Café com Bobagem 08/09/1996

A ideia da produção foi uma tentativa desesperada por Ibope e naquele momento deu certo: chegou a alcançar 30 pontos de audiência. Mas veio a amarga consequência. 

O programa causou muita polêmica e protestos por parte da mídia e do Juizado de Menores do Rio de Janeiro, a ponto do então vice-presidente de operações da TV Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, emitir um memorando interno (escrito a mão momentos após ter assistido em sua casa a exibição do programa) proibindo exibições de quadros ou programas que apresentassem atos de baixaria, sensacionalismo ou que ferissem o chamado Padrão Globo de Qualidade.

Em 2001, a emissora foi condenada pela justiça a indenizar Rafael em R$ 1 milhão.

Fontes: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/caso-latininho-humilhacao-de-jovem-escancarou-o-vale-tudo-televisivo-nos-anos-1990.phtml
https://m.facebook.com/obrasilquedeucerto/videos/faust%C3%A3o-e-latininho-quem-lembra/727695280762837/?locale2=ms_MY 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Doming%C3%A3o_do_Faust%C3%A3o
https://recordtv.r7.com/a-noite-e-nossa/videos/caso-latininho-cantor-fala-pela-primeira-vez-sobre-polemica-em-programa-do-faustao-15042021
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url