9 jingles políticos engraçados das Eleições de 2012


Vale (quase) tudo para entrar e permanecer na mente dos eleitores. Em 2012, os candidatos recorreram a personagens familiares (desenhos animados voltados às crianças nas décadas de 1990 ou 2000 não foram poupados), produções com versões digitais do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e da atual presidente Dilma Rousseff, além de vídeos curtos e caseiros para que o eleitor não se esqueça do número de urna do político. Não raro, as propostas e outras informações mais específicas são deixadas de lado.

Nelson Pelegrino (PT) – Salvador (BA)

O vídeo do candidato petista à prefeitura de Salvador é o que teve maior produção dentre os da lista. E não é à toa: o vídeo conta com o próprio Pelegrino, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em versão desenho animado dançando e rebolando no maior ritmo axé. Com a coreografia na ponta dos pés, os políticos cantam sobre o “time do povão” e as diferentes leis e projetos aprovados pelo PT no país.

Thalison (PSL) – Rio Claro (SP)

Essa é para as crianças da década passada: um candidato de vinte anos fez um cover da música principal do desenho animado Pokémon e a usou como seu jingle. O refrão? “Thalison / temos que votar isso eu sei / é nele que eu votarei”, claro. O jovem candidato quer ser vereador da cidade de Rio Claro, em São Paulo, e, segundo o jingle, ter “a juventude no poder”.

Tia Nei (DEM) – vereadora Guararapes (SP)

Outra candidata que caprichou na produção do vídeo foi a Tia Nei, que quer ser vereadora da cidade paulista de Guararapes. Com cenas do clássico infantil “O Rei Leão”, Tia Nei transformou “hakuna matata” em “Na Urna é Batata”. Com direito a legendas, o jovem leão Simba canta que “os seus problemas ela vai resolver”. O número da candidata do DEM também é repetido à exaustão pelos personagens.


Tiago Dionísio (PSOL) – vereador Parnamirim (RN)
Mais um candidato que recorreu à cultura dos desenhos animados dos anos 2000, Tiago Dionísio é um dos mais jovens a tentar se eleger: ele tem apenas 18 anos e já quer ser vereador da cidade de Parnamirim. O desenho de escolha foi DragonBall Z, do qual o candidato e aluno de Matemática é fã. Candidato pelo PSOL, Tiago conta que vai defender os interesses dos alunos da sua cidade.

Lindolfo Pires (DEM) – prefeito Sousa (PB)
Lindolfo Pires hoje é candidato à prefeitura da cidade de Sousa, na Paraíba. Mas seu passado não se esconde: ele é “leal e tá ligado em você”. Em 2010, o então candidato a deputado federal lançou um jingle cover de ninguém menos que Michael Jackson. Ao som de “Beat it” era possível conhecer mais sobre o caráter do candidato do DEM – além do seu nome de urna e número.

Sesóstris (PT) – Curitiba (PR)

Lembra do hit “U can’t touch this” do MC Hammer que fez um sucesso assombroso na década de 1990? O candidato Sesóstris resolveu ressuscitá-lo e se aproveitar do ritmo extremamente chiclete da música hip hop. No refrão, o (diferente) nome do Sesóstris é repetido diversas vezes, enquanto um rapper fala sobre suas propostas e sua história política.

Geraldo Wolverine (PPS) – Piracicaba (SP)


Geraldo Antonio Custodio, mais conhecido pelo nome de urna Wolverine, é candidato do PPS a vereador em Piracicaba (SP). Não bastou assumir um personagem como Wolverine, dos quadrinhos X-men, o candidato a vereador de Piracicaba ainda publicou um vídeo curto e alegre com o seu jingle. O vídeo, bastante caseiro, termina com o lema da campanha: “Não vote os mesmos, vote Wolverine”.

Reka (PSC) – Salvador (BA)

Os candidatos usam e abusam dos estilos musicais mais populares nas suas zonas eleitorais e na Bahia, mais especificamente em Salvador, o estilo musical escolhido não poderia deixar de ser o axé. Reka, que é candidato a vereador e antes atuava como cabeleireiro e barbeiro, não foi o único que criou jingles em formato axé, mas o uso do refrão chiclete (e com referência ao ritmo musical) chama atenção: “Deu um axé Reka” repetido em loop quase eterno.

Thonga (PMDB) – vereador Conceição do Coité (BA)
Para completar a tríade de paródias de desenhos orientais que fizeram sucesso entre as crianças brasileiras, não poderia faltar a música tema de Cavaleiros do Zodíaco. E para a alegria dos fãs do desenho, o candidato a vereador da cidade de Conceição do Coité (BA), Gabriel Lopes de Oliveira (mais conhecido pelo seu nome de urna: Thonga) publicou em seu canal do YouTube um vídeo com a paródia cantada por ele mesmo.

Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/politica/noticias/9-jingles-inusitados-das-campanhas-politicas-de-2012?p=7#6
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url